DE PASSAGEM...

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dias 6 a 8 - Pelos Fiordes, até ao Sol da meia-noite...

Dia 6 – 12/04/2012 – Cap Sizun (FR) / Plerin (FR) – 299/2.405 km Após uma ligação até Morlaix, o dia foi dedicado a passear ao longo da costa, em direção a Plerin.
Lá fomos de baía em baía, com um tempo razoavel...já que, desde que nos pusémos em marcha, não chovia.

Algumas, mais pareciam florestas de mastros de pequenas embarcações

Curiosa a calmaria do Mar da Mancha...ausência de total de ondas, e com aquele azulinho a mais parecer autênticas piscinas.
Nota-se que o frio vai aumentando...porque será? ;)
E ainda estamos em França...acho que na Noruega, ainda vamos mesmo virar pinguins.
Almoço de frente para a baía de St.Michel en Grève...
Então não querem lá ver que até já os Santos fazem greve?
Em Plerin, pernoita na ASP (N 41º38'54'' W 02º43'29'')

Dia 7 – 13/04/2012 – Plerin (FR) / La Caserne (FR) – 180/2.585 km
O dia começou com a ida á Point du Roselier, a cerca de 4 kms da simpática ASP.
Lá do alto, a baía de Plerin
Vários monumentos a homenagear pescadores falecidos naquelas águas
Bem como vestigios da defesa da Côte d’Armor, através de fornos para aquecer as munições dos canhões
Depois, fomos serpenteando junto á costa, com cenários maravilhosos, inumeras baías de aguas calmissimas, milhentas pequenas embarcações de recreio espalhados pelos inumeros cais de abrigo.
Imaginamos que, no verão, andar por aqui deve ser uma aventura, pois estes locais paradisiacos devem estar apinhados de gente.
Almoço, como não podia deixar de ser, de frente para o mar, bem junto á baía de St Briac s/Mer.
Curiosa também a maneira como os franceses fazem as suas campanhas eleitorais...Em cada local onde é permitido afixar propagandas, existe um painel destinado a cada candidato...
Isso mesmo, apenas um, e não se vê nada colado nas paredes.
Certamente que as campanhas eleitorais saem bem mais baratas cá por estes lados, ao contrário dos balurdios gastos em Portugal
Passagem por Saint Malo e visita á Pointe du Grouin,
até chegarmos ao Mont Saint Michel, onde, á entrada dos parques de estacionamento, recebemos a informação de que as AC’s agora não podem ali estacionar, e que até havia painéis de informação em La Caserne e pelo caminho...Curiosamente nenhum de nós viu tal coisa, mas acredito que sim.
Penso que tal se deve a obras que ali estão a decorrer, e talvez estejam a inviabilizar muita da area até aqui disponivel para estacionar.
A visita á Abadia, aberta ao publico das 9 ás 17 horas, teve de ficar para amanhã de manhã, e, sendo assim, esta alteração vai condicionar-nos o dia, pois era previsto uma deslocação de quase 500 kms até á ASP de Oye Plage.
Assim, tivémos de voltar até La Caserne, onde tive a sorte de estacionar no parque do Hotel Aubert (N 48º36’48’’ W 01º30’34’’) , onde, após ter ligado o portatil, verifiquei apanhava a net deles.
Antes que surgissem problemas, e apesar de ja aqui estarem estacionadas umas 10 AC’s (curiosamente, agora já só estamos aqui nós), dirigi-me á recepção do Hotel, onde uma simpatica recepcionista me informou que, apesar de haver Campings perto, ok, não havia problemas e poderíamos pernoitar aqui.
Net já havia, autorização de pernoita também, agora era preciso resolver o problema da inserção de fotos...o que consegui fazer passado algum tempo. Pelo meio, liguei o amplificador de sinal, chegado de Singapura via “Transportes Stars”...e logo, o sinal que era de uma barra passou a 5...para além de que também apanhei uma outra net livre, com 4 traços, do Hotel Mercure, a cerca de 350m daqui J
Não há fome que não dê em fartura...
Estava encontrada a solução, mas eram horas do jantar e da caminhada até ao Mont, para fazer umas fotos nocturnas.
Pelo caminho, chinocas mais que muitos, quase todos já de regresso. Será que éramos nós que já iamos tarde?
Não foi nada facil de conseguir 2 ou 3 bonecos o minimo de qualidade...é o que faz ser um simples amador...Mesmo em automatico, tudo me saía desfocado...

Fotos feitas, ainda entrámos na calçada que conduz á Abadia,
mas logo voltámos para traz, pois já era noite escura e ainda havia que voltar aqui á nossa casinha.
E no regresso já não se avistavam chinocas, tendo apenas apanhado outro casal francês já aqui bem perto.
Valeu-nos um ou outro carro que ia passando, mas não escondo que pairou no ar um certo clima de insegurança.
Há que ter mais atenção ás horas e não voltar a cair noutra ;)
E agora, toca a ir carregar fotos para o blog, até que o João Pestana apareça.

Dia 8 – 14/04/2012 – La Caserne (FR) / Boulogne sur Mer (FR) – 470/3.055 km
Após um prolongado serão a colocar fotos no blog, até ás 3 e tal da manhã, eram 9 horas quando lá fomos de novo até ao Mont Saint Michel, voltando a percorrer a estrada já conhecida de ontem á noite.
Pelo caminho, a chuva ainda ameaçou com uns ligeiros pingos, mas felizmente não passou disso.
E afinal lá descobrimos um sinal a avisar da interdição ás AC’s, desde 1 de Abril.
Seguiu-se a subida até á Abadia, incluindo as escadarias que pareciam não mais terem fim.
Os preços das entradas, continuam a ser os de 2011, isto é, 9 € por pessoa.
E realmente, valem bem a visita aquele imponente monumento.

Por curiosidade, parece que hoje os Chinocas se tinham reproduzido...e muito. Eram centenas e centenas que por lá andavam, divididos em grupos com os respectivos guias.
Resta saber se eles só invadiram o Mont Saint Michel, ou se, tal como no nosso país, já andam a invadir tudo e mais alguma coisa ;)
Após a visita, havia que regressar á nossa Tuguinha, pois muitos kilometros havia ainda para fazer.
Como que por encanto, o sol abriu, e ainda deu para suar naqueles quase 2,5 kms...
Quando pensávamos que iamos ter um dia idêntico ao de ontem, e enquanto preparávamos uns postais para enviar, eis que...começa a chover a cântaros, situação que se manteve até meio da tarde, com excepção da hora do almoço, onde o S.Pedro parece ter dado umas tréguas.
Com a chuva e o forte vento que se fazia também sentir em certas zonas,
acabámos por ficar aqui na ASP de Boulogne sur Mer (N 50º44’36’’ E 01º35’47’’), onde já chegámos depois das 21,30.
Ainda deu para ver que, no minimo, estarão aqui umas 3 dezenas de AC’s.
Algumas curiosidades de hoje...
Vejam bem esta foto...
Que design mais esquisito...normalmente são em louça e com formas arredondadas. ;)
E...finalmente, a minha futura autocaravana
Negócio feito á hora do almoço, com direito á mota e ao atrelado com o Audi... ;)
E ainda a oferta especial do cartão de crédito do vendedor...para pagar o combustivel :)
Para amanhã, entrada na Belgica, a 100 kms daqui, com pernoita em Bruxelas, onde está combinado irmos jantar “Moules et frites”, com os nossos amigos Estrelas.