DE PASSAGEM...

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dias 9 a 11 - Pelos Fiordes, até ao Sol da meia-noite...

Dia 9 – 15/04/2012 – Boulogne sur Mer (FR) / Bruxelas (B) – 310/3.365 km
Ao acordarmos, algo nos dizia que íamos rapar um bocado de frio no dia de hoje.
Com uns chuviscos á mistura, fomos até Calais, para fazermos uma manutenção total na respectiva area de serviço, dado que se seguem 3 noites em parques de pernoita, e muito embora apanhemos pelo caminho algumas AS’s, nada como nos prevenirmos já.
Enquanto nos dirigiamos á AS de Calais, passagem mesmo junto á entrada para o Tunel da Mancha
Em Calais, junto ao respectivo porto, estava de...morrer.
Vento gélido, entrava até aos ossos, mas tinha de ser, e o que tem de ser, tem muita força.
Manutenção feita, dirigimo-nos para a Belgica, onde entrámos com 3.167 kms percorridos.
Passagem  por Bruges (limpa e agradavel)




e Antuerpia (um pouco suja e menos agradavel)


Seguiu-se a rápida ligação até Bruxelas, onde os Estrelas já nos aguardavam junto ao local previsto para pernoitar, mas que teve de ser alterado, em virtude de ali terem deixado de permitir o estacionamento de AC’s.
Esse local era bem junto ao Atomiun, mas entretanto o David já tinha ido descobrir outro, também ele referenciado no Campingcar-infos, como alternativa ao primeiro quando se encontrava cheio, e que era o parque de estacionamento do Heysel...o tal estádio da tragédia da final da Taça dos Campeões Europeus, em 29 de Maio de 1985, e da qual resultaram 38 mortos.
Lá se arranjou espaço para as nossas AC’s, entre umas largas dezenas de camiões Tir que ali costumam ficar ao fim de semana, e de imediato fomos de metro até ao centro de Bruxelas, afim de degustar as celebres Moules et Frites.
Quatro escolhas diferentes, mas sem duvida que as melhores foram as da Marilia, com natas e champignons...eram de babar.
Estomago bem aconchegado, e apesar do muito frio e vento que fazia, ainda houve tempo para ir até á belissima Praça Central,

local onde se encontra a Camara Municipal

e o Museu de Bruxelas.
A caminho do Metro, para o regresso ás nossas casinhas...a perdição das sucessivas montras, repeletas de tudo o que há de chocolates belgas...
O David não conseguiu resistir aos Waffles...
Calma, esta foto não é do David, mas sim do Manekken Waffles, irmão do Manekken Pis
Que aparece em tudo o que é montras...
Á chegada, não resisti a ir fotografar o Atomiun de noite...

um espectaculo, a juntar á Praça Central.
Já sei, ámanhã lá teremos de ali voltar...para a desgraça J
E agora, toca a dormir, que amanhã temos muito que caminhar, enquanto a Tuguinha vai ter o seu primeiro dia de descanço.

Dia 10 – 16/04/2012 – Bruxelas (B) – 000/3.365 km
Pela manhã, visita ao Atomiun,
Com subida no elevador de tecto panorâmico...
até ao nivel 7 situado a 82 m de altura, podemos observar toda a cidade.


Quem diria que lá do alto até conseguiamos ver a Torre de Belém e o Oceanário?
Depois, partimos á descoberta do Parlamento Europeu, viajando de Metro, com bilhetes validos por 24 horas, ao preço de 6 €/pessoa.
Enquanto passeávamos, tivémos a oportunidade de confirmar a enorme quantidade de edificios identificados com o simbolo da CE, isto é...para cuja conservação nos vão levando o nosso dinheirinho ;)


Junto ao European Council, o inicio de uma manifestação relacionada com a libertação dum preso qualquer árabe e defesa dos direitos humanos, onde 11 pessoas se acorrentavam aos gradeamentos ali existentes.
A policia ainda nem sequer tinha chegado, as palavras de ordem começavam a ser entoadas, e nada como bazar dali para fora...antes que fosse tarde.
Seguimos até ás Arcadas do Cinquentenário,

e dali até ao Parlamento Europeu.
Dado que a visita da manhã já tinha terminado, e a da tarde era ás 15 h, fomos até ao Parlamentariun, também ele visitavel.
Curiosa uma descoberta que fiz...o manual “Os meus direitos fundamentais na União Europeia”...pelo tamanho, vê-se logo...nem chegam para tapar a palma da mão...
Concluida essa visita, e porque já passava das 14h, lá regressámos então ao edificio do Parlamento, para fazer a reserva e aguardar.
Para além do hall interior com uma enorme escultura,
o ponto alto da visita era, como não podia deixar de ser, o hemiciclo,
local onde são tomadas as decisões que tanto nos têm ajudado...a ir mais para o fundo.
Em ambas as visitas é utilizado o sistema do Audio-guia
Aproveitei o facto de ali estar, e ter necessidade de fazer algo que ninguem podia fazer por mim...para...nesse momento, me tornar no “representante”, da larguissima maioria dos portugueses ;) ;) ...e acreditem que vos representei bem J J J
Finda essa visita, toca a regressar a nossa Tuguinha, com a barriga a dar mais que horas, e fazer um “almoço alancharado” ás 17h, findo o qual, nova partida para uma visita falhada ao Jardim Botânico e dali até á Praça Central, á procura dumas “certas montras” que tinhamos visto ontem á noite.
E a Bia ainda aproveitou para lavar a cabeça...
A oferta era tanta, que não foi preciso escolher muito para comprar Truffes e mais umas doçarias belgas...tudo light, tudo light.
O cansaço acumulado durante o dia, encaminhou-nos de novo até á nossa casinha, para jantar e dormir, não sem que antes ainda tenha tido a sorte de apanhar net á borliu J

Dia 11 – 17/04/2012 –Bruxelas (B) / Huy (B) – 152/3.517 km
Primeiro precalço mecânico da viagem, e espero que seja o ultimo...
Pelos vistos o descanso fez mal á Tuguinha, e de manhã, recusou-se a trabalhar.
Após ter feito umas ultimas fotos do Heysel

das nossas AC’s
e da chegada da “padeira”
Despedidas feitas, com um “até Varsóvia a 20 de Junho”, e...a Tuguinha nem sinal deu.
Problema de bateria...seria impossivel, e toca a chamar a Assitencia em Viagem, que após bem mais de 2 horas, lá chegou, para diagnosticar problema no motor de arranque.
Com um ligeiro empurrão de 10 ou 15 metros, pegou lindamente e assim teve de se manter até chegar ao 3º concessionário da Fiat, o qual, finalmente, tinha disponibilidade e meios de elevação para, de imediato, proceder á reparação.
Espero que o David não apareça com dores de costas, senão já sei que a culpa vai ser minha J
Obrigado pela tua ajuda...já eram horas de fazeres uma ginasticazinha ;)
Eu bem te disse para seguires viagem...quiseste ficar mais um bocado...sobrou também para ti J
Reparação feita...e afinal, foi mesmo da bateria...uma Tudor, com garantia de 3 anos, e que afinal durou 13 dias...
Quando chegar ao fim da viagem, há contas a acertar com o vendedor...ai não que não há...
Seguiu-se a vinda até Huy, onde ainda subi o celebre “muro”, bem mais durinho do que aparenta ser na TV, e eu já o tinha visto muitas vezes.
Para agravar ainda mais a sua dureza, está de chuva e muito vento, o que ainda fez a AC patinar a seguir ao bem conhecido gancho á esquerda.
Dado que não é autorizado o estacionamento na subida, zona de meta e mais cerca de 800 metros, que remedio tive senão vir para junto de mais algumas que já por aqui estavam, a 1 km depois da linha de chegada (N 50º30’36’’ E 05º15’43’’)
Como nem tudo pode ser mau, eis que apanhei uma net livre...
Lá vai ter de haver serão com o blog.

3 comentários:

João Morgado disse...

A ilusão de óptica devido à distância. Parece que a Torre de Belém está ao lado do Oceanário e um pouco ao lado, embora não se veja na foto, deve estar a cidade do Porto. Espero que nada mais siga o exemplo da bateria até ao final da viagem.
Abraços.

luis, linda e companhia disse...

Oi, emoção não falta, assim como actividade fisica....he he. Para a proxima levem a Tuguinha comer os Moules et Frites que a bateria não se avaria...Um abraço e boa continuação

david estrela disse...

tudo bem e bonito.......excepto a parte.....privada do parlamento europeu !!!eu dispensava !!!
as fotos estão melhores !
um abraço
david+marilia