DE PASSAGEM...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dias 43 a 45 - Pelos Fiordes, até ao Sol da meia-noite...

Dia 43 – 19/05/2012 – Sortland (N) – 000/10.204 km
O dia foi tão bom...que só eu é que saí da Tuguinha...para ir pôr o lixo no contentor J
Chuva, frio, granizo e até uns floquinhos de neve.
Até a máquina fotográfica esteve de folga.

Dia 44 – 20/05/2012 – Sortland (N) / Skogvoll (N) – 293/10.497 km
Dia quase igual ao de ontem, mas com uma diferença...metemo-nos á estrada e fomos á descoberta das Vesteralen.
Se com chuva e frio, conseguimos ver a beleza destas ilhas, imagino o que será com tempo ameno.
Para não variar, a presença da neve, em maior ou menor quantidade, foi sendo uma constante, e a tonalidade das aguas cristalinas, mesmo sem o sol a brilhar, de novo nos fez lembrar os mares das Caraibas... J
Pela manhã, ida até Myre pela 821
e regresso por uma secundária, com passagem por Alsvag.
Porquê essa estrada secundária? Nas minhas buscas por blogs e relatos de viagens ao Cabo Norte, tinha anotado a informação sobre o quanto de belo tem este lado da ilha, e ainda bem que o fiz, pois nem a chuva consegue ofuscar as belissimas paisagens, lagos ilhotas, etc etc.
Ao almoço, dia da "pescaria caseira"...que é como quem diz...filetes de bacalhau, com arroz de ervilhas
Trabalho de equipa...eu pesquei...a co-piloto cozinhou, e estava divinal J
De tarde, estrada 820 e ida até ao sul da Langoya, por Straume, onde encontrei gasoleo a 13,21Kr/lt J e obviamente atestei o depósito, Vinjesjoen e regresso por Straumesnes, igualmente por uma secundária, bastante agradavel, embora não tanto quanto a da manhã.
Regressámos ao local em que dormimos nas ultimas duas noites, em Sortland, mas como não havia por ali mais companhias, jantámos e resolvemos começar a subir a Andoya em direção a Andenes, pela costa poente.
Em boa hora o fizémos, pois devido á ausência de noite, e depois do dia chuvoso que apanhámos a luminosidade que havia, era praticamente idêntica á do dia propriamente dito, e beneficiando ainda da tregua que a chuva resolveu dar-nos, precisamente até ao momento em que estacionámos aqui á entrada de Skogvoll (N 69º09’17’’ E 15º47’49’’).
Trata-se de um pequeno parque de estacionamento, onde já se encontravam 3 caravanas, aparentemente de pescadores, pois um com quem falei, tinha mesmo a cana junto á porta.
De um lado a estrada sobreelvada em relação ao parque e do outro, a escassa meia duzia de metros....o mar.
Como disse, começou a desabar chuva e fortes ventos...isto abana por todo o lado J....espero que não levantemos vôo, pois a água está demasiado perto...
Esta zona tem imensos edificios militares, nomedamente na area das transmissões, e aqui bem perto, pudémos verificar que devem andar em missões nocturnas...se é que se pode chamar nocturna a esta claridade toda.
Amanhã, se ainda não tivermos voado (nem me atrevo a ir lá fora meter os estabilizadores J) seguiremos a caminho de Tromso, onde tentaremos saber das condições actuais de acesso ao Cabo Norte e de eventuais previsões metereologicas.
E já agora, uma foto da nossa tulipa mais nova....supostamente era tulipa preta...mas pelos vistos mudou de côr

 
Dia 45 – 21/05/2012 – Skogvoll (N) / Moen (N) – 398/10.895 km
Abençoados tampões dos ouvidos...ao menos não ouvi a barulheira infernal do vento, já que os abanões na Tuguinha, esses senti-os bem...até começar a dormir J
De manhã, continuava a chover, pelos vistos pegou e não quer parar, e o mais que deu, foi para tirar foto...
ao lugar onde tinhamos ficado, no meio das três caravanas, pois sair da nossa casinha, não obrigado.
Ida até Andenes, onde ainda fomos confirmar a data do inicio das ligações de ferry para Gryllefjord, a qual efectivamente continua a ser 25 de Maio, tal havia lido no site da Senjafergene, e “descida” até Strand pela 82.
Nas Vesteralen, tal como nas Lofoten, existem inumeras pontes...
Muitas delas, com traçado em curva, bastante altas a meio, para permitirem a passagem de ferries, frota pesqueira e até alguns navios de longo curso.
Em betão, arquitectura muito simples, apenas uma faixa de rodagem em cada sentido, e por vezes, até só uma faixa, com comando através de semáforos...
E é aqui que me apetece parar e fazer uma perguntinha aos senhores que (des)governam o meu país...Porque é que, (des)governos que andam de calças na mão a pedir esmolas a todos e mais alguns, a roubar a trabalhadores e reformados... gastam fortunas com obras megalomanas e catastróficas para o país, e a Noruega, salvo erro, o 2º mais rico da Europa, se limita a fazer obras simples e que satisfazem perfeitamente as necessidades das populações?
E as estradas? Apenas digo que a qualidade das secundárias por onde andei ontem e hoje, põem a um canto a de muitas das nossas nacionais.
Até agora, até em alta montanha, excepto num tunel devidamente assinalado á entrada, o piso tem sido francamente bom.
E não há auto-estradas...ok, há essas malditas portagens, que, embora na maioria são de 15 ou 20 Kr, o que é certo é que vão somando.
Já desde Bodo que não apanhamos nenhuma, e pelos meus apontamentos, não creio que haja mais “Automatic Tolls” até sairmos da Noruega, mas que chateiam...lá isso chateiam.
Mas, retomando a viagem...pela 85, depois a E10 e a E6, sempre com as paisagens habituais e que tanto nos encantam.
De referir algo que já temos visto mais vezes, mas que hoje foi demais....bandos e mais bandos de patos bravos, gordissimos...
Cheguei a pensar se não seriam "uns tais 230"...de fim de semana por terras da Noruega J
Já depois do almoço, a chuva lá fez uma tregua, e logo o sol apareceu, ainda que meio envergonhado, para de imediato se fazer notar o seu calor através dos vidros ajudando a derreter o muito gelo que ainda existe nos lagos e com sucessivas mudanças de paisagens
Por estas paragens, e em percentagem bem superior ao resto da Noruega, são inumeras as casas com caravanas ou autocaravanas á porta, sendo que muitas delas, com as parabolicas levantadas e ligadas á corrente...serão como que a “continuidade” das habitações?
Mais uma novidade...hoje foram os alces a aparecerem á beira da estrada, obrigando-nos a uma paragem e ás inevitaveis fotos.
Na paragem para o jantar...hora de sorte...internet de excelente qualidade, que permitiu uma longa conversa via Skype, com o nosso amigo Resende, preparando o nosso encontro, quem sabe se em Berlim, ou então já no Tour.
E graças ao site em que ele se baseia para planear as suas caminhadas pelos trilhos do Gerês, e não só, acabámos por descobrir que, para a noite de 23 para 24, o céu parece estar limpinho no Cabo Norte.
Será? Uma coisa é certa...eu lá estarei, se nada houver em contrário J
Éramos para ir até Tromso, mas em Moen, ao avistarmos um parque com uma pequena ASP, e 4 AC’s já aqui estacionadas (N 69º08'26'' E 18º36'00''), não resistimos e por cá ficamos, e mais uma vez á beira de água...o que, convenhamos, não é dificil neste belo país J

4 comentários:

João Morgado disse...

Olá Vitorino
Então a ver passar os patos e não apanhou nenhum para intercalar com o bacalhau?
Um abraço

Flor da ilha disse...

Fiquei extasiada a ver as fotos, imagino como será ao vivo e a cores... de perder o fôlego! Que bela passeata! E se os textos fazem jus ao seu autor, as fotos acrescentam créditos de profissional à co-piloto, aliados ao de boa cozinheira de bacalhau... hummm... está-me cá a parecer que estás com o futuro garantido na categoria da co-pilotagem! Beijinhos, Bia e Manel!

luis, linda e companhia disse...

Pegando na observação do amigo Morgado vou mais em frente e sugiro apanhar uma rena...........Pura brincadeira deixemos as renas em paz.
Continuem a percorrer esse paraíso e aproveitem a 100%. Um grande abraço

david estrela disse...

deves ter andado por trilhos marados para descobrires um alce......coitada da AC !!! sorte , nós não vimos nenhum...
a bia está a ficar muito jeitosa em fotografia , já agora ensina-lhe a conduzir a AC e aproveitavas para descansar um bocado , sem dúvida que o teu esforço é de enaltecer !!! continuação de boa viagem e um abraço
david+marilia