DE PASSAGEM...

sábado, 26 de maio de 2012

Dias 46 e 47 - Pelos Fiordes, até ao Sol da meia-noite...

Dia 46 – 22/05/2012 – Moen (N) / Skaidi (N) – 519/11.414 km
Foi dia de despertar mais cedo do que o habitual, pois havia muita estrada pela frente, já que, amanhã, queremos mesmo estar no Cabo Norte.
Assim, após uma noite calmissima e feita a despedida do local da pernoita
Lá fomos retomando o contacto com as paisagens já mais ou menos habituais dos lagos gelados
até chegarmos a Tromso
onde após uma breve e necessária visita ao posto de turismo e informações, tivémos a agradavel surpresa, de alguém se nos dirigir a falar em português.
Tratava-se do condutor de um dos autocarros de Tromso, que ali tinha chegado ao fim da linha, e ao ver uma matricula lusa, logo nos abordou.
Angolano, que trabalhou 15 anos em Lisboa e agora já vai com 16 de Noruega, e pelas mangas curtas da camisa, bem se vê que já está bem enraizado naquilo a que chamou de “Verão da Noruega” ...e nós a tiritar de frio J
Seguiu-se a visita já programada ao Polaria, a qual, no final, nos deixou com a certeza que o Fluviário de Mora, é bem mais rico, para além de também mais barato.
E quem a mandou meter a mão onde não devia?
Agora, estou para ver quem vai tirar fotos J
Após almoçarmos em "grande" companhia
retomámos o caminho em direção a Skaidi, com mais 2 ferries pelo meio, e por sinal os ultimos em terras norueguesas.
Primeiro, entre Breivikeidet e Svensby
E depois entre Lingseidet e Olderdalen
A patir daí, e com um sol bem agradavel, seguiram-se 3 centenas de kilometros, de novo com belissimas paisagens, mas agora com a vantagem da visita do astro rei.
Á medida que nos aproximávamos de Alta, começámos a ver sucessivas manadas (penso que será este o termo) de renas de criação, com as suas marcas e uma delas com o chocalhinho habitual dos rebanhos.
 
sendo estas muito menos esquivas do que as selvagens, que, com ar desconfiado, também iam aparecendo, embora em menos quantidade
Mais uma curiosidade, e esta referente a parques de campismo e caravanas, é o facto de se ver milhentos “avançados” em madeira com as viaturas estacionadas ao lado.
Chegados a Alta, já passavam alguns minutos da 23 horas, era tempo de jantar, á luz de mais um belo pôr do sol, este com um sabor bem especial, pois conseguimos a estar a vê-lo até ás 23,55h, já que depois, ficou escondido atrás de uma montanha
Não seria por muito tempo, mas...já lá vamos.
Na baía, mesmo á nossa frente, via-se ao longe, o que pensamos serem golfinhos, embora não descartando a hipotese de serem focas, a darem os seus saltinhos habituais.
Sol escondido, e jantar já aviado, toca a rumar até Skaidi, para uma experiência inesquecivel.
Para quem vier até estas paragens, é de todo imperdivel fazer este troço a “horas improprias”, isto é, de madrugada, já que chegámos aqui ás 2,20h...
Aqui ficam alguns registos.
Á meia noite e meia...já estou a imaginar isto em Portugal J
Mas eis que, á uma da manhã, e por traz de outra montanha, algo começava a espeitar
E logo...
E do meio nada, eis que começam a surgir...
E ainda...mesmo ali ao nosso lado...
Chegados ao local de pernoita (N 70º25’44’’ E 24º30’19’’), onde viémos encontrar a companhia de duas AC’s (uma holandesa e outra suiça), foi tempo para um pequeno serão a alinhavar este texto, com as espectaculares imagens que acabámos de ver, bem vivas na nossa memória.
A natureza é realmente bela e ás vezes presenteia-nos com estes brindes.

Dia 47 – 23/05/2012 – Skaidi (N) / Cabo Norte (N) – 154/11.568 km
Era quase meio dia quando acordámos, e com o pequeno almoço tomado, foi só atravessar a estrada e ir á area de serviço fazer mais uma manutenção para rumar até ao Cabo Norte, já apenas a cerca de centena e meia de quilometros de distância.
E nem imaginam como está a ser dificil de, ás 2 e tal da manhã, estar a fazer o resumo deste dia impar das nossas vidas.
Para tudo na vida é preciso ter sorte, e por muito bem que eu tivesse preparado esta viagem, e agendado a estadia aqui no Cabo Norte, para ser entre 20 e 27, pois nesta altura havia previsões de que poderiam acontecer 2 ou 3 dias bons, não seguidos, só anteontem me começei a convencer que havia possibilidades de termos sorte...e tivémos mesmo.
Estar aqui a falar do belissimo dia de sol que tivémos hoje,
ou das não menos belas paisagens que nos acompanharam durante a viagem,
ou das centenas renas que avistámos, maioritariamente de criação,
ou ainda do golpe de vista da minha co-piloto para um achado que ha-de ser bem limpo e envernizado e que vai simbolizar este dia, e por conseguinte esta viagem
ou ainda o começar a avistar o “destino” ali tão perto e que já começa a dar um pequeno “arrepio na espinha”...
E até mesmo as fotos da praxe...
nada, MAS MESMO NADA DISTO, se compara ao espectaculo que assistimos aqui, há cerca de 2 horas...
Para, já depois da meia noite, ainda abrirmos uma garrafa de champanhe, guardada desde que no dia 1 de Janeiro, a nossa amiga e companheira Fernanda Faria nos ofereceu em nome do CAI, e desde esse dia ficou com a sentença lida...vai morrer no Cabo Norte.
O liquido foi partilhado com um casal inglês e outro holandês, mas o significado, esse foi com todos os nossos amigos, principalmente os companheiros autocaravanistas que temos conhecido ao longo destes quase 5 anos, nomeadamente do CAS e do CAI...á saúde de todo nós J
Antes da meia noite, e obviamente, foi tempo de jantar, e o de hoje, tinha obrigatóriamente de ser especial...
Feijoada de chocos e gambas, bem regada com um branquinho de Favaios J
De seguida, ainda fui até á esfera armilar, para fazer um “boneco” destinado a todos os meus amigos ciclistas, ex-ciclistas, agentes ou simples amantes da modalidade
e de seguida ir partilhá-lo com eles no Facebook, tal como fui fazendo com outras fotos.
Igualmente, e via Skype, ainda houve tempo para familia e alguns amigos poderem disfrutar das imagens deste espectaculo...
E ás 2 da manhã...era assim...
Foi dia de um sonho tornado realidade J
Por curiosidade, também foi o primeiro dia oficial de férias da minha co-piloto, pois até agora, foram de licença sem vencimento, gentilmente concedidos pela sua entidade patronal...o nosso muito obrigado á Silvia e ao seu pai, Sr. Carlos.
Amanhã, que já hoje...vamos ficar por aqui, embora não acreditemos que haja dois seguidos iguais, pelo menos a crer nas previsões metereologicas.

3 comentários:

Duarte disse...

Simplesmente espectacular o que posso dizer mais, só pedir que se um dia conseguir chegar ao cabo norte ser bafejado por essa sorte que o companheiro vitorino teve.
Que tudo continue a correr como projectaram e continue a relatar a sua viagem de sonho pois certmente não tem falta de leitores.

Duarte

Pedro Ventura disse...

Meus parabéns pela viagem que têm estado a fazer e continuação idêntica até ao final. Tenho seguido a vossa viagem desde o inicio, maravilhado com as fotos e discrição que têm feito, com algum humor á misturta, absolutamente fantástico. Esperando um dia poder fazer uma viagem idêntica, mas isso só daqui a uns 20-25 anitos, desejos de continuação desse grande passeio cheio de cor.

João Morgado disse...

Olá Vitorino + Bia

Que posso dizer? Espectacular e claro que as fotos não mostram o que é ao vivo. Escusavam era de matar o pobre animal para ficarem com a recordação (estou a brincar, não vão alguns pensar que mataram mesmo e logo vocês que não matam uma mosca). Também não entendi aquela foto no Cabo Norte. Então só havia aquela norueguesa e logo com o filho?
Segue-se a Finlândia e cá fico à espera de mais.
Um abraço e boa viagem.