DE PASSAGEM...

sábado, 14 de abril de 2012

Dias 4 a 5 - Pelos Fiordes, até ao Sol da meia-noite...

Dia 4 – 10/04/2012 – St. Genis de Saintonge (FR) / Pirinquiau (FR) – 350/1.786 km
Ao contrário de ontem, a manhã foi muito chuvosa.
Oportunidade de fazer a Passage du Gois, um verdadeiro suplicio para os ciclistas, nomeadamente se a maré está a começar a baixar, deixando um rasto de lama, que não poucas vezes tem feito estragos no Tour...





Foi também dia de fazer um teste de internet, o qual não correu nada bem...num McDonalds, consegui publicar texto no Blog, mas quanto a fotos, não consegui carregar nem uma...Fica para depois.
Mais á frente, destaque também para a espectacular Ponte de Saint Nazaire, que em tempo ventoso, se torna realmente perigosa.
E aqui estamos na ASP de Prinquiau (N 47º22’00’’ W 02º00’44’’), juntamente com mais 3 AC’s e depois de termos dado um pequeno passeio através das ruas bem limpas e floridas, o que já começa a ser habitual onde paramos.



Dia 5 – 11/04/2012 –Pirinquiau (FR) / Cap Sizun (FR)– 320/2.106 km
Em termos climatéricos, dia muito semelhante ao de ontem, mas com menos chuva.
Para começar, Locmariaquer e as suas construções Neoliticas, Le Grand Menhir

La Table des Marchands


e Le Tumulus Er Grah
De seguida, Carnac e os seus Alinhamentos,

Depois...uma tortura...sim, uma verdadeira tortura.
Vejam bem estas “coisas”, que se podem encontrar quase porta sim, porta não, em Pont Aven


Isto é criminoso...Mas eu consegui resistir ás tentações ;)
Mas Pont Aven...é mesmo uma vila linda...






Passagem por Concarneau

Onde, á saída, aproveitámos um Leclerc com o gasoleo a 1,400, para atestar o deposito da Tuguinha...81,91 lt para os 983 kms entretanto percorridos, e uma média de 8,333 lt/100, a rolar em passeio e a passar os 3.500 kgs...Fiquei satisfeito.
E ainda a tempo de visitar uma das mais belas Vilas de França...Locranan, com destaque para a Igreja de San Ronan









Depois, e porque ainda dava tempo, alteração da rota, e activação de um Plano B, em direção á Ponta du Raz, para ver o pôr do sol, a partir de um dos locais mais a ocidente do território Francês.

Havia muitas nuvens, pelo que a qualidade do espectaculo, ficou aquem do desejado
E após uma pequena deslocação de 5 kms, eis-nos no nosso local de pernoita, um parque no Cap Sizun (N 48º03´35’’ W 04º42’26’’), onde já se encontravam mais de duas dezenas de AC’s quando chegámos.
Silêncio absoluto, apenas interrompido pelo rebentar das ondas bem lá ao fundo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Dias 1 a 3 - Pelos Fiordes, até ao Sol da meia-noite...

Dia 1 – 07 de Abril de 2012 – Camarate / Valladolid (SP) – 653/653 kms
E chegou o dia...
Passavam 30 minutos do meio dia, quando a “Tuguinha” saiu do seu local habitual de pernoita, afim de se dirigir a Moscavide,
onde, tal como previsto, ás 13 horas e 15 minutos, a minha co-piloto tomou o seu lugar a bordo, dando assim inicio á nossa tão esperada viagem...
Pela frente tinhamos a Ponte Vasco da Gama,
e para traz deixávamos Lisboa, cenário a rever em Julho.
Ontem, tinhamos tomado a opção de que o nosso almoço de hoje seria “rolante”...que é como quem diz, toca a comer sem estacionar, pois havia que percorrer mais de 600 kms e com previsões climatéricas nada favoraveis, e como tal, não havia tempo a perder.
Felizmente, e como já é frequente, a metereologia mais uma vez falhou, já que apanhámos um tempo espectacular, e apenas nos 15 kms que antecederam a nossa passagem por Salamanca, é que a chuva apareceu...e diga-se que em força. Mas ficou por ali.
A seguir a Pegões, á passagem por Afonsos, e tal como havia pensado, lá fui até á báscula...
Sem piloto nem co-piloto, 3.440kgs, menos 25 do que me davam as minhas contas. De qualquer modo, e em circulação, iremos a rondar os 3.600, portanto, dentro da percentagem de tolerância admitida...a ver vamos.
Com 218 kms percorridos, estávamos a entrar em Espanha, para de imediato irmos directos a um dos hipermercados de Badajoz, onde tinhamos asuntos inadiaveis para tratar.
Apesar de tudo ter sido rápido, a verdade é que foi uma hora que “perdemos” ali, incluindo os desvios de rota.
Seguimos a Autovia Ruta de La Plata, ainda nossa desconhecida, embora não diga o mesmo das paisagens e vias adjacentes, pois muitas foram as vezes que passámos na EN que em muitos e muitos kms, segue em paralelo.
Autovia com piso excelente e um traçado a condizer.
e na qual, a 93 kms de Salamanca, começámos a avistar neve no Puerto de Bejar, aproveitando a co-piloto para dar ao dedo....Ui, vai ter muito que “trabalhar” nesta viagem...ó se vai.
Logo a seguir a Salamanca, e porque o corpinho já pedia abastecimento...toca de parar para o repasto...Estamos a dieta, e então apenas uma bela sopinha ;) São servidos?
Adivinhem o que era...?
A seguir, mais 107 kms, com o nosso Tomtom a trazer-nos direitinhos á ASP de Valladolid (N 41º39’20’’ W 04º44’14’’), onde já se encontravam 12 AC’s e uma AV, para uma lotação de 15 viaturas.
Ainda deu para todos 3...esticarmos os membros inferiores J
Trata-se de uma zona residencial, mesmo junto ao Recinto Ferial da cidade e Centro de Congressos, e esperemos conseguir descansar bem, pois amanhã há mais, e oxalá que o tempo se aguente como hoje.

Dia 2 – 08 de Abril de 2012 – Valladolid (SP) / Anglet (FR) – 420/1.073 kms
Noite sossegada e bem dormida, ideal depois dos 653 kms de ontem e antecedendo a parte final da travessia do“deserto” chamado Espanha.
Ao acordar, temperatura de 14º na célula, mais concretamente no quarto, e de 8º na cabine...
Tal como ontem, o tempo esteve agradavel, durante uma grande parte do dia, apenas piorando com a aproximação á fronteira em Irun, aos 1.041kms de viagem, e que veio impossibilitar a viagem prevista no Train de La Rhune e o regalar a vista com as belissimas paisagens, lá bem do alto, no limiar da fronteira Espanha-França.
Fica para uma proxima oportunidade.
Logo após a passagem por Burgos, tempo para um primeiro reabastecimento de combustivel, com 80,2 lts, correspondentes á media de 9,926 lt/100 para os 807 kms já percorridos, e já agora a 1,399 €/lt....diria que uns bons centimos abaixo do preço em Portugal.
Esta média, apesar de ser bem alta para a minha condução, não é de estranhar, pois as autovias foram feitas a velocidades entre os 90 e os 110 km/h...
Almoço no miradouro da Estátua do Pastor, por sinal, e talvez por ser domingo de Páscoa, estavam cerca de 30 viaturas, entre elas mais 5 AC’s.

Com a aproximação á fronteira, o deposito foi de novo atestado, já que aqui em França, os preços piam mais finos.
Por curiosidade, entre os 2 reabastecimentos, fiz 230 kms, com uma média de 77km/h com chave de ignição ligada...e um consumo de 7,635 lt/100.
Muito bom, e apesar de ser a média mais baixa que fiz até hoje, nem a irei considerar como tal, pois para mim, só me interessam os valores obtidos em 800 ou mais kms...
Quem sabe se, lá mais para“cima”, conseguirei chegar a numeros parecidos.
E com gasoleo a cerca de 1,9 €/lt na Noruega...até que daria muito geito.
Passada a fronteira e respectiva portagem, com 1.41 kms percorridos, e devido ao mau tempo, viémos directos á ASP de Anglet (N 43º30’25’’W 01º32’03’’), gratuita tal como a de ontem, e onde chegámos cerca das 18 horas, estando já bem “recheada”, mas que, a seguir ao jantar, e bem contadinhas, eram 72 AC’s e 7 AV’s...com lugar apenas para mais 3 ou 4...
Após a chegada, e aproveitando uma aberta no tempo, fomos logo fazer uma passeata pela praia dos Corsários, aqui bem juntinho ao parqueamento, e a norte do Farol de Biarritz, já por nós visitado em Julho de 2008.
Cuidado com a foto...para além de mal se conseguir ver o farol, atenção que não foi o Luck que cresceu...esse era outro que por ali andava, enquanto o nosso “porta chaves” ia correndo feito doido pelo areal.
E falando do tempo, parece que a chuva parou...o que também não é nada mau, pois assim vamos conseguir adormecer com um belissimo som de fundo....o rebentar das ondas aqui bem perto.
Para amanhã...Duna de Plat, a mais da alta da Europa com os seus 103m e Bordeaux, com pernoita prevista para a ASP de St. Paul de Blaye.
Bem, e uma internetezita também vinha a calhar...não só para actualizar o blog, mas igualmente para ver um“certo” jogo...é que a minha Zon, não contempla Sportv’s... ;)


Dia 3 – 09 de Abril de 2012 – Anglet (FR) / St. Genis de Saintonge (FR) – 363/1.436 kms
Dia bem solarengo, principalmente a partir do meio da manhã.
Assim, e após mais uma noite bem dormida, saímos direitos á Duna du Pyla, a mais alta da Europa, com 117 metros de altura e 3 kms de comprimento.
Tendo chegado ali ás 12,30h, aproveitámos para almoçar...e assim arranjar energias para a subida da duna.
Subida pela escada, se bem que o Luck ainda teimou em subir pela areia...
E descida por um trilho existente na duna.

Lá do alto...o Golfo de Biscaia
E o cordão dunar...
De seguida, em direção Bordéus, onde aproveitando o facto de quase todo o comércio se encontrar encerrado, muito possivelmente por ser feriado nesta 2ª feira de Pascoa, lá fomos com a nossa Tuguinha por ruas e ruelas da cidade, algo que seria impensavel, num dia normal de semana.




Terminada a breve visita a Bordéus, seguimos por estradas interiores, ladeadas por vinhas e vinhas a perder de vista.
Era intenção nossa pernoitar em St. Paul de Blaye (N 45º08’52’’ W 00º36’18’’), e para lá nos dirigimos.
Ficámos com a sensação de ser um local muito sossegado, mas porque ainda era cedo, e o sol convidava a fazer mais alguns kilometros, seguimos até St. Genis de Saintonge (N 45º28’47’’ W 00º34’06’’), onde nos encontramos, e que nada fica a dever ao sossego da anterior.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dia 0 – 06 de Abril de 2012 – Camarate

E a contagem decrescente, está a chegar ao fim...
Poucas horas já nos separam do inicio desta nossa viagem, a que alguns insistem em chamar-lhe aventura.
Não sou muito aventureiro, e como tal, considero ter preparado o nosso roteiro de modo a não ir própriamente “á aventura”.
Esperam-nos 106 dias (86 á minha co-piloto), durante os quais, serão percorridos cerca de 19.500 kilometros, oxalá que sem grandes precalços, pois para os pequenos, estamos nós preparados.
Muitos dias através de locais, culturas e paisagens para nós desconhecidas, onde procuraremos ficar a conhecer um pouco mais desses paises e das suas gentes, e já agora, porque não, também da sua gastronomia...certamente que os nossos estomâgos, irão agradecer.
Alguns milhares de fotos, bem como muitas horas de videos, irão sendo descarregadas e guardadas no portatil, de modo a conseguirmos ficar com registos para, mais tarde, fazer uma compilação final de toda a viagem.
Pelo meio, e na medida do possivel, irei alimentando este meu espaço, de modo a podermos partilhar a viagem com os nossos amigos.
A nossa AC está prontinha a dar á chave e arrancar, totalmente carregada, faltando apenas os passageiros.
Ao passar em Afonsos, logo a seguir a Pegões, vou fazer-lhe uma pesagem na báscula ali existente, de modo a aferir se o valor a que cheguei, estará mais ou menos correcto.
De momento, tendo tido o cuidado de registar o peso que ela tinha aquando da inspeção no passado dia 19, anotando os valores de tudo o que entretanto entrou e saiu, e, até ver, apenas com meio deposito de agua, obtive um total de 3.380 kgs, fora os ocupantes...portanto, certamente que, em circulação, vou sair ligeiramente acima dos 3.500, mas a confiar na tolerância dos 5%...
Pelos sites da metereologia, já sei que vamos começar com muita chuvinha, nada que seja de estranhar, pois se, normalmente nesta altura, ainda estamos no tempo dela, então num ano como este ano, ainda muito mais estaremos.
A primeira noite, desde há muito tempo que está prevista para Valladolid... Entretanto, e devido á presença do Bruno Pires, Sergio Paulinho, Hernani Broco e Andre Cardoso, na Classica da Primavera, em Amorebieta, ainda pensei em “esticar” mais um pouco os kilometros e ir ficar mais perto do local, de forma a poder estar no Col de Zugastieta a ver as 3 passagens que farão por lá, e “obrigá-los” a ver a bandeira do seu país.
Com muita pena minha, não creio que tal vá ser possivel, pois com as condições climatericas previstas, tudo se torna ainda muito mais dificil.
Portanto, e com tudo preparado para o arranque, é esperar que a co-piloto saia amanha do trabalho ás 13 horas, de modo a, 15 minutos depois, iniciarmos a longa caminhada que nos levará até ao Sol da meia-noite...pelo menos assim esperamos.
Certos de que partimos com muita apreensão em relação ao actual estado deste país “desgovernado” desde há um quarto de século...e que agora, os “coelhos troikianos” parecem querer acabar de o destruir. E quanto ao regresso...será que os meus GPS’s ainda conseguem dar com o nosso país? Será que isto não vai passar a ser Merkegal? Sarkozal? Merkozigal? Bem, é melhor pensar positivo e...esperar que as coisas melhorem.
Para todos os nossos familiares e amigos, que, na medida do possivel, fiquem bem por cá...divirtam-se se puderem, porque nós tencionamos fazer o mesmo.
Ao David e á Marilia, que, na próxima 2ª feira, também vão sair para uma viagem até ao Cabo Norte e ao Euro 2012, um até já...pois dia 15 lá nos encontraremos em Bruxelas para as “Moules et frites”, e mais tarde, a 20 de Junho, novo reencontro em Varsóvia...ficamos a aguardar a sugestão de ementa...
Para o Resende...lá te esperamos, aí já só eu e o Luck, para ainda vermos algumas etapas do Tour, e se possivel as regarmos com uns verdinhos que leves de cá...porque nessa altura, de certeza que já não terei stock disponivel.
Até breve...algures por aí

sábado, 10 de março de 2012

Medalha de Mérito

Para quem me conhece minimamente, sabe que não sou nada destas “coisas”, mas por respeito a quem decidiu atribuir-me tal distinção, lá fui hoje até Peniche, local escolhido pelo SNEET (Sindicato Nacional dos Engenheiros, Engenheiros Técnicos e Arquitectos) para fazer a entrega das primeiras Medalhas de Mérito (Bronze Dourado) e respectivos Diplomas, bem como os Titulos de “PROTECTOR do Conselho dos Notaveis”, a 70 Sócios que ao longo das ultimas décadas, no seu entender, e "através dos seus esforços, contribuiram para dignificação da Engenharia, Arquitectura e/ou engrandecimento do Sindicato".
Dado que não sou Arquitecto, nem nunca fiz mais do que pagar anualmente as quotas do Sindicato...sinto-me muito honrado em fazer parte daqueles que dignificaram a Engenharia.
Num momento destes, sinto-me obrigado a parar para pensar e fazer uma retrospectiva do que foram os meus 31 anos de actividade profissional, infelizmente interrompida/terminada durante o ano de 2011.
Como em tudo na minha vida, sempre segui os principios que desde muito novo me foram sendo ensinados, com principal destaque para a Honestidade, a Disciplina e o Rigor.
Obviamente que, ao exercer a minha profissão seguindo esses principios, e como não podia deixar de ser, muitos foram os obstaculos que se me depararam, os quais, inevitavelmente, implicaram muitas noites mal dormidas e desencontros com alguns colegas e superiores hierarquicos.
Porque sou de ideias fixas, hoje, voltaria a seguir os mesmos critérios de rigor, quer na Direção das obras, quer na gestão dos recursos humanos e materiais das mesmas.
Foi com esse rigor que consegui obter resultados positivos em cerca de 95% das obras que tive a meu cargo...e se mais não consegui...foi por não ser “santo milagreiro”.
Certamente que fui prejudicado ao longo da minha carreira pelo simples facto de não ser “lambe-botas”...mas não me arrependo, e prefiro deixar esses atributos para outros que queiram subir na vida pelo caminho mais facil.
Ao SNEET, o meu MUITO OBRIGADO pela distinção de que fui alvo, mas acreditem que mais não fiz durante a minha carreira profissional, do que guiá-la com os principios acima indicados.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pelos Fiordes, até ao Sol da meia noite...

Faltam 40 dias...
Pois é, o tempo vai passando e a data de partida vai-se aproximando.
Percursos já definidos, inclusivé os inevitaveis “Planos B” para algumas eventualidades, escolhidos os locais de pernoita, GPS’s preparados...só falta mesmo chegar ás 13 horas de 7 de Abril e rumar por essa Europa fora, até ao Sol da meia noite.
Inicio obrigatório com a travessia de um deserto chamado Espanha, para, já em França, começar a rolar por estradas e paisagens de todo desconhecidas para nós, com atenção especial á Bretanha e á Normandia, com o inevitavel Monte S.Michel pelo meio.
Depois, Bélgica, onde dia 18/4 assistiremos ao vivo a uma das maiores clássicas do ciclismo mundial...a Fleche Wallone, para no dia seguinte chegarmos a Venlo (Holanda), afim de visitarmos a Floriade 2012.
Seguiremos depois pela Alemanha e Dinamarca, para dia 2 de Maio, entrarmos na Suécia.
E depois...bem, depois serão 24 dias pelas estradas norueguesas, com um total de 4.650 kms para apreciar toda a beleza de fiordes, rotas turisticas, o Pulpit Rock, o glaciar em Briksdal, o Trollstigen13 travessias em ferry, o comboio de Flam, viagem de barco no Sognefjorde, os paraisos das ilhas Lofoten e Vesteralen, e tantos e tantos locais, até chegarmos ao Cabo Norte, onde esperamos ter a sorte de assitir, nas noites de 29 e 30 de Maio, ao Sol da meia noite.
E será que ainda assiteremos a alguma Aurora Boreal, quem sabe se em Tromso?
Com o inicio de Junho, será tempo de começar a viagem de regresso, descendo a Finlandia, onde, em Rovaniemi, aproveitaremos para fazer umas encomendas ao Pai Natal, esperando que as suas renas estejam operacionais.
Chegados a Oulu, atravessaremos a Savónia e a tão conhecida região dos mil lagos, para visitarmos Helsinquia dos dias 7 e 8 desse mês.
Seguem-se a Estonia, Letonia e Lituania, onde daremos especial atenção ás suas capitais, para depois entrarmos na Polónia, onde, no dia 22, teremos um  dos momentos mais marcantes da nossa viagem, com a visita aos campos de concentração e museu de Auschwitz.
Certamente, será um dia de emoções fortes, em contraste com a visita da vespera ao belissimo museu do sal em Wieliczka.
O destino seguinte será a Republica Checa e a sua bela capital Praga.
Para esta altura da viagem, e se por acaso já tivermos adiantado 3 ou 4 dias, o que não acredito, poderá ser acionado um dos “Planos B”, através da passagem pela Eslovaquia e Austria, para visitar Bratislava e Viena, a caminho de Praga.
Berlim espera-nos a 26 de Junho, para chegarmos a Liege, obrigatoriamente dia 29, vespera do arranque do Tour de France 2012, onde asssitiremos ao prologo.
Dia 1 de Julho...ficarei sem a minha co-piloto, pois terá de regressar em vôo Bruxelas-Lisboa.
Depois...é o vicio do ciclismo e do Tour, onde, apenas com a companhia do Luck, ainda quero visitar o Luxemburgo e Suiça.
Dia 19 de Julho, ultima etapa do Tour nos Pirinéus, e consequente inicio de nova travessia do “deserto”, com passagem por Andorra, e chegada a casa prevista para dia 21.
Serão 106 dias de viagem, aventura, novos conhecimentos e na esperança que tudo nos corra bem, embora haja a consciencia que ainda iremos apanhar muito frio e chuvinha, nomeadamente lá pelos nórdicos.
E já só faltam 40 dias...

Hoje, sou (mais) pequenino...

Nasci faz hoje um ano, e os meus donos até me fizeram um miminho.
Desde que vim para a casa deles, que tenho sido uma companhia inseparavel, e até me levam a passear numa casinha com rodas...
E já me disseram que, não tarda muito, vamos fazer uma viagem muito grande e vou ter de usar muitas camisolinhas, porque vou apanhar muito frio.
Continuo a ser muito meiguinho para eles, para as minhas manas e para todos os nossos amigos.
E espero que me arranjem uma namorada...porque ando muito...carente.
Afinal, já sou crescidinho.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Faltam 88 dias...

Para quê?
Ora bem, com as noticias boas que chegaram ultimamente, incluindo a minha passagem a "Técnico Superior de Lazer"...e na esperança que os 2 meses e meio de fisioterapia, que ontem iniciei, consigam trazer melhoras a uma das mazelas que ainda por cá anda... e depois do maldito ano de 2011, principalmente a nivel da saude, começei a preparar uma viagem na autocaravana, de 106 dias, por diversos paises da Europa, incluindo....o Cabo Norte.
Era um sonho...agora está perto de ser uma realidade.
Tenho de me desforrar dos maus momentos por que passei e dar mais uso á minha "casinha" que tem estado muito parada.
E antes que os “coelhos troikianos” e as “merkozis” nos tirem ainda mais, aquilo que com um pouco de sangue, muito suor e algumas lagrimas, tanto nos custou a ganhar ao longo da vida, o melhor é aproveitar já.
Obviamente, tal como sempre foi nosso lema e agora ainda muito mais...há que ter contenção financeira, mas sem que isso signifique o deixar de disfrutar da viagem e ddas belezas (paisagisticas, arquitectonicas, gastronómicas e históricas) dos paises a visitar.
Embora em fase de preparação, e a dar-me muito trabalhinho, com mapas e mais mapas, leitura de muitos relatos de viagens por essas paragen, documentações recolhidas em embaixadas, etc. etc., já é certa a saída ás 13 horas do dia 7 de Abril, rumo a Espanha-França-Belgica-Holanda-Alemanha-Dinamarca-Suécia-Noruega-Finlandia-Estónia-Letónia-Lituânia-Polónia-Republica Checa...e depois o Tour de France, durante o qual ainda saltarei ao Luxemburgo-Suiça-Itália e Andorra, e com repetição obrigatória de Belgica-França e Espanha.
Portanto, e até ver, passaremos em estradas de 19 paises, com especial atenção aos Nórdicos e Bálticos, pois, como costumo dizer...aí, e dado a distância a que ficam, “só se vai uma vez”.
Para além do Cabo Norte, onde esperamos assistir ao “Sol da meia noite”, muitos serão os dias passados na Noruega, pois a beleza dos Fiordes, e não só..., justificam os 5.250 kms que iremos fazer nesse país.
Nos ultimos 20 dias da viagem, apenas terei a companhia do Luck, pois a minha co-piloto já tem vôo marcado (Bruxelas-Lisboa) para 1 de Julho, já que no dia seguinte, o trabalho espera por ela.
Mesmo assim, ainda terá tempo para, na véspera do seu regresso, assitir ao Prólogo do Tour, em Liége.
Depois...lá vem o vicio do ciclismo...mas porque não tendo a pretensão de andar a assistir a todas as etapas, e até que eles cheguem aos Alpes, aproveitarei para conhecer o Luxemburgo, a região da Alsacia e ainda a Suiça.
E quanto a ciclismo, até pode haver mais...mas ainda é cedo...
Como disse antes, a viagem está em preparação, e quando tudo estiver delineado, aqui deixarei uma descrição mais detalhada, independentemente das inumeras alterações que, certamente, acontecerão durante a nossa aventura.
Fica também prometido, que durante a viagem, e na medida da disponibilidade de tempo e existência de internet, irei publicando informações e fotos, de modo a partilhar aquela que será a nossa primeira grande aventura autocaravanistica ao longo de cerca de 18.000 kms, distância que quase quadruplica a maior que fizémos até hoje.
Certamente que, como filatelista, não deixarei de me lembrar dos meus colegas, e algumas surpresas irão aparecer...
E agora, toca a voltar aos papeis, porque ainda há muito trabalhinho pela frente.

sábado, 17 de dezembro de 2011

E ao terminar 2011...mais uma BOA NOTICIA


Pois é, a 15 dias de terminar este maldito ano 2011, eis que ontem recebo em casa uma carta da Caixa Nacional de Pensões, confirmando que o meu pedido de Pensão pelo Regime especial de proteção na invalidez, foi deferido.
Face ás perpectivas sombrias de um largo periodo de recuperação das mazelas que por cá ficaram, causadas por todo este processo, tratamentos incluidos, e tal como previsto na Lei 90/2009, de 31-08-2009, solicitei a referida pensão, no passado dia 5 de Agosto.
Para quem não souber do que trata essa lei, e porque a mesma pode ser uma tábua de salvação para as doenças nela previstas, sugiro aos interessados a leitura atenta da mesma através deste guia prático: http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=29074&m=PDF
Nos dias que correm, com um periodo de incapacidade, totalmente indefinido, pela frente, esta é a garantia de receber uma pensão...pelo menos enquanto os “coelhos troikianos” e as “merkozis” deixarem que haja dinheiro para tal.
Para além da documentação pessoal necessária, e do preenchimento do respectivo requerimento, apenas apresentei:
1 - Atestado médico de incapacidade multiuso, que já o tinha desde Junho, e onde me foi atribuida 80% de incapacidade, a reavaliar em 2018.
2 – Relatório do meu Urologista, e que simultâneamente também foi o meu Cirurgião, com o estado clinico.
3 – Declaração da actividade exercida, a qual, devido á insolvência de que foi alvo a minha ultima entidade empregadora, se limitou á fotocopia da declaração que me foi enviada pelo Administrador de Insolvência, para efeitos de requerer o subsidio de desemprego, e que acaba por não vir a ser necessária....diria, felizmente.
Nem sequer apresentei qualquer declaração da médica de familia....rigorosamente mais nada.
Houve pessoas amigas quem me disseram ser necessário mais pareceres, mas para mim, estava ali o necessário e fundamental.
Em Setembro, fui chamado ao Médico Relator, para a referida junta, por sinal uma médica, a qual ainda fotocopiou mais 2 documentos que achou de interesse, entre eles o relatório da analise patológica ao “material” retirado na cirurgia, o qual tinha servido de base ao relatório do meu médico.
Quando no dia 15 do mês passado fui á Junta Médica, saí de lá com ideia de que a minha pretensão iria ser aprovada, mas nunca fiando...
Na semana seguinte, dia 23, tive nova Junta Médica, essa para contrôle da baixa, e por coincidência, um dos médicos também feito parte da Junta da semana anterior. Aí, tendo-me reconhecido, e sem que eu lhe perguntasse nada, adiantou-me que tudo tinha sido despachado favoravelmente e para eu estar descansado que a carta da CNP haveria de chegar a casa com a confirmação...
Mas, como a vida me ensinou a ser cauteloso, e porque não...,também desconfiado, preferi mais esperar por ver o “preto no branco”, e agora sim, com a cartinha recebida, já posso respirar de alivio.
Se para muita gente, a passagem a uma situação de “reforma”, até é motivo de festa, para mim, e porque tal se fica a dever aos graves problemas de saude que me atormentaram neste ano, limito-me a receber a noticia com um “sorriso amarelo”.
Certamente que, a partir de agora, um peso enorme saiu de cima dos meus ombros.
Daqui para a frente, agora e sempre, prioridade á recuperação, a qual, se será total ou não, só o tempo e os anos o dirão.
Depois arejar...arejar...arejar, que bem preciso.
E nunca descurando a possibilidade prevista neste regime especial, de um dia voltar a exercer actividade profissional.
Mas isso, a acontecer..,muita água ainda vai ter de passar por baixo das pontes.
No inicio de Janeiro, começarei mais um ciclo na recuperação...trata-se de fisioterapia á bexiga, através de estimulação electrica com recurso a uma sonda, feita no Curry Cabral, e com uma duração prevista de 3 meses...Ao menos que resulte, é o que eu espero.
A todos os que lerem esta mensagem, aconselho a guardarem o link que vos deixei, pois nunca se sabe quando poderá ser util, a vocês ou a alguém que conheçam.
Enfim, no meio de tanta tempestade, eis que veio um pouco de bonança.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Finalmente...O PIOR JÁ PASSOU !!!!!!!

Hoje, precisamente no dia em que se completa um ano após a data da segunda analise ao PSA, a qual apenas veio confirmar o “simpático” resultado de 35,5 da primeira, realizada 11 dias antes, eis que recebi uma BOA...EXCELENTE...ÓPTIMA NOTICIA...O PIOR JÁ PASSOU.
É verdade, posteriormente á cirurgia de 12 de Abril, já tinha feito uma analise em 3 de Junho, em que o valor que aparecia era o residual...<0,01,...mas. e há sempre um “mas”, o relatório do exame histopatológico, referente á prostata, ganglio linfatico e vesiculas seminais, retiradas na operação, dizia, entre outras coisas ”...há extensão focal da neoplasia á vesicula seminal esquerda...”, pelo que, havia necessidade de fazer radioterapia, como tratamento complementar, o qual decorreu entre 18 de Julho e 7 de Setembro, diáriamente ás 10h 30m, na Clinica de Santo Antonio (Amadora), e sendo assim essa analise ainda não era conclusiva.
Agora, e passada a “quarentena” obrigatoria após esse tipo de tratamentos, lá fiz nova analise e o resultado...foi idêntico, valor residual de <0,01.
A partir de agora, e controlado que está o malvado PSA, haverá analises de rotina, estando a proxima já agendada para 29 de Fevereiro de 2012.
O pior já passou, mas não significa que tudo já tenha passado.
Existem mazelas que ficaram, não só da cirurgia, mas também da radioterapia e da hormonoterapia, sendo que esta ultima, iniciada a 16 de Fevereiro, só hoje foi suspensa...reparo agora que, exactamente 9 meses depois.
Dessas “mazelas”, pelo menos uma, ficará para sempre, sendo que as outras continuam em fase de recuperação, umas mais adiantadas que outras, mas com data final, totalmente imprevisivel, e não antes de 2 ou 3 anos...
Apesar de tudo, apetece-me dizer “abençoado dia 3 de Novembro”, em que caí de baixa pelos problemas de depressão e da anca direita...para a qual até já havia estimativa orçamental da CUF, para protese, e que afinal era uma Troncanterite (acho que é este o palavrão), e que foi solucionada com uma infiltração, dada pelo Dr. Rui Delgado, no Hospital Curry Cabral, de resto, o local por onde tenho passado tantas e tantas vezes nestes ultimos meses.
E abençoado porquê? Pois é...não fosse isso, e não teria ido fazer um chek-up, o tal onde foi detectado esse valor do PSA, que me levou a inumeros exames, e a saber que, em 26 de Janeiro, data da Biopsia Prostatica, tinha Adenocarcinoma da prostata, score 6 na escala de Glason (de 0 a 10), o qual, a 12 de Abril, aquando da cirugia, já era de 9...
Portanto, tirem as vossas conclusões.
Direi apenas, que o bichinho era maligna e fulminante...só...
Uma palavra de enorme agradecimento, para o meu Urologista e Cirurgião, Dr. Rui Farinha, e toda a sua equipa médica e auxiliares, que foram sempre excepcionais, e outra para uma grande amiga de infância, de seu nome Goretti, que, aqui em Lisboa, e bem longe da aldeia transmontana dos nossos pais, me encaminhou em todo este processo no Curry Cabral.
Igualmente um muito obrigado, a todos aqueles que, seja por telefone, mail, facebook, skype, etc. etc, me deram apoio ao longo de todos estes meses.
E, por ultimo...á familia, nomeadamente ás minhas 3 “mulheres”, obrigado pelo apoio, mais presente ou mais contido, que sempre me foram dando. A estrada agora será menos sinuosa, o percurso menos acidentado, mas a “alta montanha” parece já ter terminado.
Quanto ao meu “futuro profissional”, não faço ideia, pois sendo certo que ainda estou bem longe de estar recuperado, começa parecer-me que, por muitos e diversos motivos, já estará encerrado...
Mas sobre isso, quando houver novidades, aqui estarei para as contar.
Que esta minha “desventura” possa servir para os meus amigos estarem alerta aos valores do vosso PSA, e já agora, para elas não ficarem chateadas nem dizerem que estou a ser discriminatorio...que sirvam para as minhas amigas alertarem todos os que possam estar sujeitos a este problema.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Faz hoje um ano...

É mesmo verdade, faz hoje um ano, que entrei de "baixa". Depressão e problemas na anca direita, atiraram-me para a situação de baixa médica.
Ao aproveitar para fazer um chek-up, uma analise ao PSA, veio trazer-me mais e maiores dores de cabeça...
Daí para cá, já houve de tudo, desde a cirurgia em Abril, até á radioterapia entre Julho e Setembro, com as mazelas que tardam em desaparecer, fora as que ficarão para sempre, tal como tarda em chegar a noticia de que tudo já passou.
Ámanhã, novas analises...mais 2 semanas e nova consulta...será desta?
Hospitais, juntas médicas, centro de saude, farmácias, tem sido um fartote que já enjoa.
Ano terrivel este de 2011, onde pelo meio, e com um processo de insolvência, também já fechou a empresa onde eu trabalhava....e milhares de "euros" ainda andam a voar...
Dizem que é a crise...mas não falam do "aproveitamento da crise".
Mas sobre isso, não posso, nem devo, falar agora, pois há processos a correr em tribunal...e cautelas e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém.
Com tudo isto, a vontade de escrever no blog, tem sido ZERO, tal como para a Filatelia.
Enfim, um dia de cada vez.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Morri há 30 anos...

Faz hoje 30 anos que morri...
E ainda cá estou.
Será que alguém ainda se lembra do dia 13 de Junho de 1981, o mais quente dos ultimos 100 anos?
Pois eu lembro-me, não do dia por completo, mas quase, e senti bem na pele.
Dia da cidade de Lisboa, prova de ciclismo, de que já não me recordo do local da partida, mas sei que a chegada era á Av. da Liberdade.
Perto da Ota, juntei-me a mais 2 que saltaram do pelotão para perseguir um colega meu que vinha em fuga.
Eu tinha acabado de ir ao carro buscar água e distribuir pelos meus colegas, e nem reparei que me estava a meter numa aventura, quase sem água.
O calor era mais que muito, a equipa tinha um carro lá na frente com o meu colega e o outro no pelotão. Óbvio que naquela altura não havia os meios de comunicação que há hoje.
Como não colaborava na fuga, nem coragem tive para pedir ou aceitar agua dos carros dos outros dois, nomeadamente do meu grande amigo Bessa Gomes.
Os kilometros foram passando, a sede cada vez era maior, e lebro-me muito bem que, por conhecer bem o local, ia parar logo á saida da ponte de Trancão, pois havia ali um fontanário do qual eu já era cliente habitual nos treinos. Azar o meu...nem cheguei a parar, pois tal era o calor, que nem gota de água de lá saía. Passagem em Moscavide, inicio de tonturas, entrada da Infante D.Henrique e...”desliguei”.
Diz quem viu, que deixei de pedalar, tendo mantido o equilibrio até chegar em frente á antiga Galp, onde acabei por tombar, ja praticamente parado, e sem qualquer ferimento no corpo.
De ambulância até Santa Maria, onde dei entrada ás 13h...bela hora.
Nessa altura, o meu pai, que vinha num carro de apoio de uma outra equipa, e tinha ficado no local onde me tentaram reanimar e me acompanhou ao hospital, telefonou ao meu grande amigo de infância, e na altura finalista de medicina lá em Santa Maria, a alertá-lo do que se tinha passado.
Sorte que ele foi até lá...
Macabro ou não, bizarro ou nem por isso, eram 14h e eu já tinha o lençol por cima.
Tinha sido dado como morto.
Acho que só me faltava a etiqueta no dedo do pé.
Ele falou com os médicos de serviço, já seus conhecidos do estágio, e lá me deram mais umas doses cavalares...
Rezam as crónicas que, quando despertei até preguei uma estalada a uma enfermeira...que me meteram algalia e estava numa marquesa, e por alta recreação levantei-me para ir á casa de banho e fui direitinho ao chão...
Também dizem as “más-linguas” (mas falam verdade), que fui amarrado á marquesa para não fazer mais asneiras.
Em concreto, apenas me lembro que, ao começar a “voltar” ao reino dos vivos, começei a ver as arestas do tecto todas desfocadas.
Entre a Praça José Queiroz e aquele momento...tinha ido de férias.
Também me lembro que estreava uns calções de licra, e sem que tivesse qual ferida, alguém meteu a tesoura e abriu-os ao meio...malandros...ou malandras.
E por fim, lembro-me de me terem dado qualquer coisa de comer, salvo erro, uma sopa.
Seguiu-se a alta e ás 21h estava em casa a jantar....
Resumindo: entrada em Santa Maria ás 13h, dado como morto ás 14h e ás 21h em casa a jantar.
Sá ao sair a porta do hospital é que soube o que me tinha acontecido e onde estava, quando perguntei ao meu pai e a resposta foi “insolação” e “Santa Maria”.
Depois fui sabendo dos promenores, incluindo na tentativa de reanimação, onde me terão despejado água pela cabeça abaixo, mas nem assim eu “acordava”.
Trinta anos passados, ainda por cá ando...mas quantos não estarão já debaixo de terra, porque os médicos não tentaram tudo para lhes salvar as vidas?
OBRIGADO João, tu sabes bem que é a ti que devo o facto de ainda por cá andar...e nessa altura, ainda tu não eras médico.
Ou talvez...Ganda malandro, que me fizeste andar a aturar estes politicos e passar estas crises todas...e o pior ainda está para vir.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Olá...sou o Luck

Olá...Sou o Luck, e faço hoje 2 mesinhos.
Nasci em Silves, junto com mais 2 maninhas, e no dia 17 deste mês, vim para esta nova familia.
Foram eles que escolheram o meu nome, o qual, pela sequência das ninhadas, teria de começar por “L”.
Luck = Sorte, e é isso que a minha familia quer para mim e para eles, pois nos ultimos tempos nesta casa, sorte, é coisa que tem andado desaparecida.
Com 5 dias, eu era assimCom um mês, já era fotogénico...E agora, aqui estou eu, sempre pronto para brincar, nos intervalos das minhas sonecasAté já açambarquei o puff da sala só ...para mimEspero ser o talismã da minha nova familia, poder viajar muito com eles e conhecer muitos amiguinhos.

2011 - O que nos reserva? - parte 2

Na sequência do que escrevi logo no 2º dia deste ano, chego á triste conclusão que as minhas previsões pecaram EM TUDO, por defeito.
E quando digo TUDO, é mesmo TUDO.
Quanto ao país, que até ver ainda se chama Portugal, vai de mal a pior, e há-de de pior a.....PUUUUUMMMMMMMMMMMMMM (entendam o estouro com quiserem)
E quanto a saúde...os piores cenários confirmaram-se, e para não me ficar atraz da Histerectomia Total feita pela minha Maria, toca de levar com uma Prostatectomia Radical + Linfadenectomia (grandes palavrões).
Mas disto, darei conta numa outra mensagen, quando o mau tempo tiver acabado.Por todos estes motivos, e muitos mais, não tem havido motivação para escrever seja o que seja aqui no blog.
Pelo meio, uma coisa positiva...a chegada de um novo "membro" á nossa familia...