Pela primeira vez na minha vida,
acho que vou passar uma noite em “claro” J
Eu explico...são quase 2 da
manhã, acabei de publicar os ultimos três dias no blog, e agora que escrevo o
resumo de hoje...ainda é de dia.
Como na noite passada, antes das
3 da manhã, já havia claridade, ou muito me engano, ou esta vai ser mesmo uma
noite “em branco” J
Foi um dia de muito sol, bastante
neve e em que acabámos por andar bem mais do que o previsto.
E ás tantas, ainda dei com a Bia
á minha espera...(invejosa J )
Para além das renas...que,
finalmente, lá começam a aparecer
E uns aventureiros...quem sabe se
rumo ao Cabo Norte...Gandas malucos
E destes “simpaticos” a
atravessarem a estrada...seriam as perdizes cá do sitio?
Aliás, neste momento, e em
relação á planificação da viagem, já estamos adiantados 7 dias !!!!!
Antes de chegarmos a Steinkjer,
local previsto para proceer ao enchimento da garrafa de gaz, e aproveitando ter
visto uma instalação idêntica, lá fomos tentar o reabastecimento...
Saí de mãos a abanar...nunca
tinham visto este tipo de entrada de garrafa...
Steinkjer...idem idem, apesar da
troca de mails que tinha havido e de eu ter dito explicitamente que a garrafa
seria da Galp, marca portuguesa...ao que responderam que tinham adaptadores
para todo o tipo de garrafas.
Pois...para todas as que
conheciam, e para azar meu, não conheciam estas.
Indicaram-me uma nova e maior
estação em Mo i Rana, onde amanhã tentarei de novo a sorte.
Mas agora pergunto eu...para
quando a Galp começar a utilizar o modelo de encaixe europeu? Porquê que hão-de
continuar a ser diferentes? A quem serve esta situação? Por mim, e a não
conseguir resolver este problema, terei de, lá mais para a frente, comprar uma
botija e redutor, modelo europeu, e sendo assim, a minha decisão será...Galp já
eraº
E depois queixem-se de que não se
consome produtos nacionais...
Espanha é logo ao lado e o gaz
até sai a metade do preço J
E aqui em Mosjoen (N 65º50’28’’ E
13º11’19’’), o cenário é este...
Sem comentários J
Dia 40 – 16/05/2012 – Mosjoen (N) / Bodo (N) – 335/9.958 km
Tal como previsto, foi uma
noite...sem noite JÁs 2 da manhã, era este o cenário.
Pela manhã, visita á Sjogata,
zona de edificação protegida em Mosloen.
E que dizer disto?
A caminho de Mo i Rana, e ao fim
de 71.168 kms percorridos ao longo destes quase 4 anos, eis que a Tuguinha se
estreou a furar e me obrigou a trabalho suplementar.
Tinha estacionado nesse parque
para que o Luck corresse um bocado, e quando íamos para retomar a viagem, a
co-piloto deu pela roda já bastante baixa, mas felizmente sem ter danificado as
telas do pneu.
Tinhamos 39 kms percorridos no
dia de hoje e a estrada tinha sido boa, mas furos podem acontecer em qualquer
lugar.
Devido á dificuldade em conseguir
desapertar as porcas da roda, tratei de chamar a assistência em viagem...
Ok, e dentro de minutos entrariam
em contacto comigo.
Neste momento, e quase meia
noite...e ainda estou á espera que digam alguma coisa.
A sorte, foi que passado escassos
minutos, apareceu por lá uma viatura ligada a assistência a máquinas das obras
que estão a decorrer num tunel mesmo lá ao lado, e, após várias tentativas, lá
se conseguiu aliviar o aperto que os “amigos” da Fiat lhe tinham dado, aquando
do cruzamento dos pneus, já lá vai um ano J
Primeiro com uma chave tipo
cruzeta...nada. Depois com uma alvanca de 1 metro aplicada na minha
chave...nada. E depois, com outra alvanca, de quase 2 metros...eureca, lá se
conseguiu.
Passados cerca de 12 kms,
precisamente os que têm de ser feitos para “evitar” o tunel que está em obras
de beneficiação, chegámos a uma oficina onde de pronto foi reparado o pneu.
A arma do crime foi esta...
Não fosse o facto de já ter
acessórios desses, e diria que esse brinquedo me custou 120 Kr...
Com o aproximar do Circulo Polar
Ártico, o cenário ia ficando cada vez mais branquinho
E quando lá chegámos...
Fotogénico, o “puto” J
E já andamento, o registo da passagem
no CPA, no seu exacto alinhamento.
Sim, estávamos mesmo em cima do
Circulo Polar Ártico J
Depois, estrada fora até Bodo
onde nos entramos agora (N
67º18’04’’ E 14º26’33’’), num monte com vista sobre a cidade e...com uma vista
deslumbrante e direito a um pôr do sol, ás 23,15h, que nem vou comentar.
Acho que vale mais umas fotos J
(tiradas em modo pôr do sol)
já que a luminosidade real a esta
hora, é bem visivel nesta foto, em que um casalinho guardava o momento para a
posteridade
Pois é...noite, nem vê-la, e
agora ainda vamos pegar na Tuguinha e ir lá abaixo até ao porto, para saber de
horários de ferryes rumo ás Lofoten.
2 comentários:
Oh Bia e MVitorino
Então não levaram:
- spray para furos???
sempre resolvia o problema até ao local da reparação. Já fiz 300 km com um furo tapado a spray...
- Garrafas de gas espanhol. Em Espanha todas as marcas usam o mesmo redutor... não aprendes??? ahahah
O meu abraço e... agasalhem-se que lá no topo o frio é puxado a vento!!!
O meu abraço
A R
Olá Vitorino
Um furo? Todo o mal seja esse e como diz o Resende, o spray é capaz de não ser má ideia se bem que já ouvi que não faz lá muito bem aos pneus.
Continuação de boa viagem.
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