DE PASSAGEM...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Finalmente...O PIOR JÁ PASSOU !!!!!!!

Hoje, precisamente no dia em que se completa um ano após a data da segunda analise ao PSA, a qual apenas veio confirmar o “simpático” resultado de 35,5 da primeira, realizada 11 dias antes, eis que recebi uma BOA...EXCELENTE...ÓPTIMA NOTICIA...O PIOR JÁ PASSOU.
É verdade, posteriormente á cirurgia de 12 de Abril, já tinha feito uma analise em 3 de Junho, em que o valor que aparecia era o residual...<0,01,...mas. e há sempre um “mas”, o relatório do exame histopatológico, referente á prostata, ganglio linfatico e vesiculas seminais, retiradas na operação, dizia, entre outras coisas ”...há extensão focal da neoplasia á vesicula seminal esquerda...”, pelo que, havia necessidade de fazer radioterapia, como tratamento complementar, o qual decorreu entre 18 de Julho e 7 de Setembro, diáriamente ás 10h 30m, na Clinica de Santo Antonio (Amadora), e sendo assim essa analise ainda não era conclusiva.
Agora, e passada a “quarentena” obrigatoria após esse tipo de tratamentos, lá fiz nova analise e o resultado...foi idêntico, valor residual de <0,01.
A partir de agora, e controlado que está o malvado PSA, haverá analises de rotina, estando a proxima já agendada para 29 de Fevereiro de 2012.
O pior já passou, mas não significa que tudo já tenha passado.
Existem mazelas que ficaram, não só da cirurgia, mas também da radioterapia e da hormonoterapia, sendo que esta ultima, iniciada a 16 de Fevereiro, só hoje foi suspensa...reparo agora que, exactamente 9 meses depois.
Dessas “mazelas”, pelo menos uma, ficará para sempre, sendo que as outras continuam em fase de recuperação, umas mais adiantadas que outras, mas com data final, totalmente imprevisivel, e não antes de 2 ou 3 anos...
Apesar de tudo, apetece-me dizer “abençoado dia 3 de Novembro”, em que caí de baixa pelos problemas de depressão e da anca direita...para a qual até já havia estimativa orçamental da CUF, para protese, e que afinal era uma Troncanterite (acho que é este o palavrão), e que foi solucionada com uma infiltração, dada pelo Dr. Rui Delgado, no Hospital Curry Cabral, de resto, o local por onde tenho passado tantas e tantas vezes nestes ultimos meses.
E abençoado porquê? Pois é...não fosse isso, e não teria ido fazer um chek-up, o tal onde foi detectado esse valor do PSA, que me levou a inumeros exames, e a saber que, em 26 de Janeiro, data da Biopsia Prostatica, tinha Adenocarcinoma da prostata, score 6 na escala de Glason (de 0 a 10), o qual, a 12 de Abril, aquando da cirugia, já era de 9...
Portanto, tirem as vossas conclusões.
Direi apenas, que o bichinho era maligna e fulminante...só...
Uma palavra de enorme agradecimento, para o meu Urologista e Cirurgião, Dr. Rui Farinha, e toda a sua equipa médica e auxiliares, que foram sempre excepcionais, e outra para uma grande amiga de infância, de seu nome Goretti, que, aqui em Lisboa, e bem longe da aldeia transmontana dos nossos pais, me encaminhou em todo este processo no Curry Cabral.
Igualmente um muito obrigado, a todos aqueles que, seja por telefone, mail, facebook, skype, etc. etc, me deram apoio ao longo de todos estes meses.
E, por ultimo...á familia, nomeadamente ás minhas 3 “mulheres”, obrigado pelo apoio, mais presente ou mais contido, que sempre me foram dando. A estrada agora será menos sinuosa, o percurso menos acidentado, mas a “alta montanha” parece já ter terminado.
Quanto ao meu “futuro profissional”, não faço ideia, pois sendo certo que ainda estou bem longe de estar recuperado, começa parecer-me que, por muitos e diversos motivos, já estará encerrado...
Mas sobre isso, quando houver novidades, aqui estarei para as contar.
Que esta minha “desventura” possa servir para os meus amigos estarem alerta aos valores do vosso PSA, e já agora, para elas não ficarem chateadas nem dizerem que estou a ser discriminatorio...que sirvam para as minhas amigas alertarem todos os que possam estar sujeitos a este problema.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Faz hoje um ano...

É mesmo verdade, faz hoje um ano, que entrei de "baixa". Depressão e problemas na anca direita, atiraram-me para a situação de baixa médica.
Ao aproveitar para fazer um chek-up, uma analise ao PSA, veio trazer-me mais e maiores dores de cabeça...
Daí para cá, já houve de tudo, desde a cirurgia em Abril, até á radioterapia entre Julho e Setembro, com as mazelas que tardam em desaparecer, fora as que ficarão para sempre, tal como tarda em chegar a noticia de que tudo já passou.
Ámanhã, novas analises...mais 2 semanas e nova consulta...será desta?
Hospitais, juntas médicas, centro de saude, farmácias, tem sido um fartote que já enjoa.
Ano terrivel este de 2011, onde pelo meio, e com um processo de insolvência, também já fechou a empresa onde eu trabalhava....e milhares de "euros" ainda andam a voar...
Dizem que é a crise...mas não falam do "aproveitamento da crise".
Mas sobre isso, não posso, nem devo, falar agora, pois há processos a correr em tribunal...e cautelas e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém.
Com tudo isto, a vontade de escrever no blog, tem sido ZERO, tal como para a Filatelia.
Enfim, um dia de cada vez.