DE PASSAGEM...

sábado, 17 de janeiro de 2009

Em fase de aprendizagem

Apesar de ter criado este espaço já há algum tempo, apenas agora, e motivado pelos tantos e tão bons exemplos de blogs que tenho visitado, principalmente relacionados com o Auto-caravanismo, arranjei motivação para tentar construir algo de útil, e que possa partilhar com quem o visitar.

Nada como começar pelo início deste ano.

SERRA DA ESTRELA - 1 e 2/01/2009
Após fazermos a nossa entrada no ano de 2009, em casa duns amigos em Arruda dos Vinhos, pernoitámos ali mesmo e, na manhã de dia 1, lá fomos até á Serra da Estrela, em busca do habitual manto branco desta época.
A visita ia ser rápida, pois, apesar de muita gente ter feito "ponte" nesse fim de semana, estávamos condicionados ao facto da minha esposa ter de vir trabalhar sábado....na parte da manhã.
Estas manhãs dos sábados, são a grande pedra no sapato, para as nossas saídas na auto-caravana. Mas a vida é assim mesmo, e os empregos a isso obrigam.
Pouco passava das 13 horas e já nos encontrávamos no Alto da Torre, em busca dum lugar para estacionar. Três voltas á rotunda, e toca de começar a descer de novo, estacionando cerca de 400 metros mais abaixo.
Ainda antes de almoçar, e para abrir o apetite, uma caminhada até lá acima, visita obrigatória ao Centro Comercial, pequenas compras, e regresso á nossa semovente, que, de resto, não era a unica que por ali estava, já que havia mais oito, ao longo daqueles 400 metros.
Após o almoço, um SMS avisou-me que, uma companheira também ia a caminho da Serra, e tal como haviamos antes combinado via MP no forum do CPA, iriamos finalmente, quer um quer outro, conhecer, pessoalmente, o primeiro companheiro virtual do autocaravanismo.
E assim foi, o encontro acabou por acontecer em Seia, onde nos dirigimos ao Parque mais alto do Museu do Pão para pernoitar.
Lá chegados, havia bastantes carros estacionados, mas porque era muito escuro e não havia qualquer iluminação, optou-se por deslocar as 3 AC's (havia uma terceira, de familiares da nossa companheira do CPA) até ao Sabugueiro.
Ali, já havia companhia...Junto á Capela de Nossa de Fátima (N-40-24-13: W-07-38-44), entre a que lá estava, as nossas 3, e mais quatro que foram chegando, foram oito que ali pernoitaram.
Sitio muito sossegado e com uma vantagem: até tem uma torneira com água potavel, que serviu para alguns companheiros reabastecerem os depósitos.
Após uma noite bem dormida, e de pequeno almoço já tomado, rumou-se de novo até ao Alto da Torre, com algumas paragens pelo meio, nomeadamente na Lagoa Comprida, onde, estranhamente, achei o nivel da água muito em baixo. Já cheguei a estar lá e quase tocarmos na água com o braço esticado por cima do muro do paredão...
O sol radioso do Sabugueiro, começou a dar lugar á chuva gelada e ao nevoeiro, piorando á medida que nos aproximávamos do tecto de Portugal.
O trânsito era muito, as condições climatéricas péssimas, e, lá no alto, nem era permitido dar mais que uma volta em busca de lugar, pelo que, desta vez, fomos todos obrigados a vir estacionar já no inicio da descida para Seia, isto é, fora daquela estrada final de acesso á Torre.
Aí, os nossos companheiros ficaram por lá, pois tinham crianças, e por muita chuva ou frio que haja, elas querem sempre disfrutar da neve. Nós, e porque havia necessidade urgente de ir a uma repartição de finanças, afim de regularizar o "selo" da AC, situação que detectei na véspera, feriado, e já perto de Castelo Branco, iniciámos a descida para a Covilhã, tendo parado para almoçar no Miradouro dos Carqueijais, local onde se pode disfrutar uma paisagem lindissima...mas não naquele dia, em que não se via um palmo á frente do nariz.
Barriguinha cheia, situação regularizada nas finanças da Covilhã (com multa que é para aprender a não ser distraído), eram horas de ir regressando a casa, via Abrantes, onde fui ver o local da Área de serviço, pois ainda não a conhecia, Chamusca, com a agradavel surpresa de encontrar sitio para atestar o depósito a 0,878/litro, Porto Alto, etc, etc, até casa.
E prontos para outra...


Depois, e com base nos meus apontamentos e fotos, irei, á medida do pouco tempo livre que tenha, construir arquivos sobre férias, visitas, locais de interesse, ou outros acontecimentos que se tenham passado até final de 2008.




4 comentários:

Papa Léguas disse...

Parabéns pelo lançamento deste novo espaço na Internet vocacionado essencialmente para o autocaravanismo e também por se juntar ao CAB.

O Papa Léguas

mzmadeira disse...

Já agora, se mo permitem, um abraço de boas vindas a um Homem do Ciclismo...

Decarvalho disse...

meu caro amigo!
que dizer? Vivam as insonias, viva o empenho e viva o companheirismo autocaravanista.
Muitos parabens mesmo, pelo BLOG, pela adesão ao CAB e pela promessa implicita de mais informaçao.
Mais uma dica...espreite o site www.slide.com para arquivo e organizaçao de fotos.
Um abraço
Decarvalho

Flor da ilha disse...

Parabéns!
É sempre a pedalar...!
Um abraço da axoreanita