DE PASSAGEM...

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Acontece cada uma...

O que eu vou contar passou-se hoje (neste caso, já será ontem) domingo, dia 12/04/2009, junto ás aguas do Alqueva, na aldeia da Estrela.
Pela manhã, e de pequeno almoço já tomado, nós e os amigos companheiros de mais 2 AC's, que connosco ali tinham pernoitado, fomos ao café da aldeia beber um cafézinho.
Alegria, boa disposição, bom humor, sinais evidentes do espirito do jantar de sábado.
De regresso ás nossas casinhas, a minha mulher e os nossos 2 companheiros, ficaram entretidos a brincar com o cão de um deles, enquanto as esposas deles foram dentro das respectivas AC's e eu me desloquei para o lado oposto da minha, afim a ir buscar uma coisa á bagageira.
Aberto um trinco de segurança, e quando me preparo para abrir o segundo, chega a minha mulher ao pé de mim e diz:
-O Senhor partiu a perna...
Não entendi á primeira, ela repetiu, pensei que fosse uma qualquer outra pessoa, das muitas que por ali aparecem, e só á terceira é que entendi....o nosso companheiro Américo, de 52 anos, que 15 ou 20 segundos antes estava a falar comigo, acabava de partir uma perna.
Coisa mais estupida e absurda, e contada por ela e pelo Zeca, que assistiram a metros dele.
E como foi?
Ia a rodar o corpo sobre o pé direito, pé fica preso vá-se lá saber onde, pois era terra e vegetação muitissimo rasteira, e queda imediata no chão, com fractura exposta da tibia e peróneo.
O estalo ouvido por quem estava junto dele, foi como que o partir dum tronco duma árvore.
Ninguém queria acreditar no acabara de acontecer, nem a própria esposa dele, que até terá pensado que ele estava na brincadeira.
A partir daí, foi chamar o 112, nada de tocar na perna dele, apenas tapá-lo com edredão e mantas, pois tal como caiu de barriga para baixo, assim se manteve até chegar a ambulância vinda de Moura.
Dali, Moura, Beja e agora Setubal, onde deverá ser operado amanhã, seguindo depois para o Outão para uma recuperação, que não prevemos nada rápida.
Como é natural, a cabeça fica a pensar nos porquês.
Algum problema de descalcificação? Osteoporose?
Hoje aconteceu ao Américo, amanhã poderá ser a mim ou a qualquer outro companheiro.
E que tal arranjarmos maneira de sabermos como vão os nossos ossos?
Para o Américo, votos sinceros de uma boa recuperação (porque rápida, não me pareçe que vá ser), e para a Arminda e a Vanessa um beijinho de conforto, pois o susto foi bem grande.
Que o nosso reencontro seja para breve, mesmo que com muletas.

2 comentários:

helo flores disse...

Credo!
Coitado do senhor Américo.
Estivemos com eles até o sábado de manhã ali na Estrela.
Vamos torcer prá que se recupere logo.
Um abraço.
Heloísa e Arsénio.

Vanessa disse...

Olá! Obrigado pelo apoio que nos deram nesse dia. O meu pai neste momento está a ser operado e vai ter pela frente 3 meses de recuperação. O que uma pequena brincadeira pode fazer a uma pessoa, mas como o meu pai diz: "Isto já tinha que acontecer!"
Em breve darei noticias do estado de saude do meu pai!

Beijinhos para a vossa familia e o nosso obrigado!

Familia Gonçalves