DE PASSAGEM...

terça-feira, 23 de junho de 2009

De regresso...

Anteontem, ao inicio da noite, fomos informados do agravamento do quadro clinico, já referido em anteriores mensagens, e de imediato foi decidido o regresso a casa.
Assim, ontem, ás 4 da manhã, toca a levantar e deixar aquele belo paraíso que se chama Mouley Bousselham, onde estávamos no Camping Internacional, rumando a Tânger para apanhar o primeiro ferry da Acciona que houvesse para Algeciras, e daí para casa.
Prego a fundo, e com velocidades, e respectivos consumos, para mim não muito aconselháveis a AC's, mas ainda a tempo de chegar ás 19,45h á porta do Santa Maria, para ela ir fazer uma curta visitinha.
As férias continuam até final do mês, mas agora ainda muito mais condicionadas.
No momento da decisão do imediato regresso, ficou a promessa conjunta de ali voltar e ali iniciar uma nova incurssão por Marrocos.
Viémos mais ricos, pelas amizades feitas, pelos conhecimentos adquiridos, pelos locais visitados, pelo conhecimento in-loco daquele povo e da sua vivência, a qual, em alguns casos, poderíamos chamar de "sobrevivência".
Toca bem cá no fundo, retribuirmos um adeus a uma criança que está á beira da estrada, e com esse simples gesto, provocarmos um sorriso no seu rosto...ou, e para alem do sorriso, enviarem um beijo com uma mão e baterem com a outra no coração...
Estou a falar de crianças...crianças mesmo, de 3, 4..até 6 ou 7 anos.
Repito:
VOLTÁMOS MAIS RICOS
Fizémos amizades, e entre outras estou a lembrar-me do Mohamed Bouadane, gerente do camping do Col du Zad, (quando soube que íamos jantar dentro da AC, perguntou-me se lhe arranjava um copo de vinho...no final de jantar, fui ter com ele e o filho, com uma garrafinha de verdinho bem fresca..., e eis que, de repente, ele foi buscar um prato de cerâmica pintada e nos ofereceu. Tentei recusar, mas não houve hipótese), ou do nosso "pintor" em Sidi-Ifni, Cherif Mustapha, uma enciclopédia com 70 anos de vida, ex-bombeiro, e que fala fluentemente o Espanhol, Francês e ainda "arranha" bem o Inglês, ou ainda do nosso guia em Merzouga, o Hassan, que nunca foi á escola, pois era nómada, e é outra "enciclopédia", ou ainda as "velhotas" da Cooperativa feminina de Argan, onde produzem Azeite e produtos de beleza, dum modo totalmente artesanal, a partir do frutos das Argânias, árvores em cima das quais até as cabras pastam...E tantos mais...
Entretanto vou tentar ir preparando a descrição destes 17 dias, e montagem das fotos e slides.

1 comentário:

Errante disse...

Bonito relato este !
Um voto de saúde para a familia.