DE PASSAGEM...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Tour-2009 (Esta é de ciclismo...)

Foi com natural satisfação que soube, da decisão tomada, já hoje, pelo Director da equipa Caisse d'Epargne do jovem Rui Costa fazer parte da equipa que no próximo sábado, no Mónaco, iniciará o Tour 2009.
Apesar de ser ainda um jovem, e no seu primeiro ano a correr no estrangeiro, já deu o suficiente nas vistas, quer na Volta á Suiça, quer, e muito principalmente na vitória nos 4 dias de Dunquerque, já mereçe a confiança do seu DD Euzébio Unzúe.
Torna-se assim realidade, o sonho que ainda ontem, após sagrar-se vice-campeão nacional em Santa Maria da Feira, confessava ir-lhe na alma, mas que só hoje seria, ou não, tornado realidade.
O Rui, junta-se assim ao Sérgio Paulinho, que muita dor de cabeça vai ter a ajudar os dois galos (Contador e Armstrong) para um só poleiro na equipa da Astana.
E assim sendo, Portugal tem este ano 2 representantes na prova máxima do ciclismo mundial...
Desde 1984, ano em que o Sporting esteve presente, e tinha nas suas fileiras 7 portugueses, que, falando de lusos, apenas um ou mesmo nenhum, como aconteceu ainda no ano passado.
E logo este ano, em que as minhas férias não calharam em Julho.
Como sonhar não é proibido (ainda....), e apesar dos problemas que nos têm rodeado nestes ultimos tempos, ainda quero ver se consigo fazer um fim de semana prolongado de 9 a 12 de Julho, e ir até aos Pirinéus ver as 3 primeiras etapas de alta montanha.
Não vai ser fácil, mas vamos sonhando...
E para eles, muito boa sorte, e que saibam dignificar os simbolos nacionais que transportarão nos respectivos dorsais.

terça-feira, 23 de junho de 2009

De regresso...

Anteontem, ao inicio da noite, fomos informados do agravamento do quadro clinico, já referido em anteriores mensagens, e de imediato foi decidido o regresso a casa.
Assim, ontem, ás 4 da manhã, toca a levantar e deixar aquele belo paraíso que se chama Mouley Bousselham, onde estávamos no Camping Internacional, rumando a Tânger para apanhar o primeiro ferry da Acciona que houvesse para Algeciras, e daí para casa.
Prego a fundo, e com velocidades, e respectivos consumos, para mim não muito aconselháveis a AC's, mas ainda a tempo de chegar ás 19,45h á porta do Santa Maria, para ela ir fazer uma curta visitinha.
As férias continuam até final do mês, mas agora ainda muito mais condicionadas.
No momento da decisão do imediato regresso, ficou a promessa conjunta de ali voltar e ali iniciar uma nova incurssão por Marrocos.
Viémos mais ricos, pelas amizades feitas, pelos conhecimentos adquiridos, pelos locais visitados, pelo conhecimento in-loco daquele povo e da sua vivência, a qual, em alguns casos, poderíamos chamar de "sobrevivência".
Toca bem cá no fundo, retribuirmos um adeus a uma criança que está á beira da estrada, e com esse simples gesto, provocarmos um sorriso no seu rosto...ou, e para alem do sorriso, enviarem um beijo com uma mão e baterem com a outra no coração...
Estou a falar de crianças...crianças mesmo, de 3, 4..até 6 ou 7 anos.
Repito:
VOLTÁMOS MAIS RICOS
Fizémos amizades, e entre outras estou a lembrar-me do Mohamed Bouadane, gerente do camping do Col du Zad, (quando soube que íamos jantar dentro da AC, perguntou-me se lhe arranjava um copo de vinho...no final de jantar, fui ter com ele e o filho, com uma garrafinha de verdinho bem fresca..., e eis que, de repente, ele foi buscar um prato de cerâmica pintada e nos ofereceu. Tentei recusar, mas não houve hipótese), ou do nosso "pintor" em Sidi-Ifni, Cherif Mustapha, uma enciclopédia com 70 anos de vida, ex-bombeiro, e que fala fluentemente o Espanhol, Francês e ainda "arranha" bem o Inglês, ou ainda do nosso guia em Merzouga, o Hassan, que nunca foi á escola, pois era nómada, e é outra "enciclopédia", ou ainda as "velhotas" da Cooperativa feminina de Argan, onde produzem Azeite e produtos de beleza, dum modo totalmente artesanal, a partir do frutos das Argânias, árvores em cima das quais até as cabras pastam...E tantos mais...
Entretanto vou tentar ir preparando a descrição destes 17 dias, e montagem das fotos e slides.

domingo, 14 de junho de 2009

Pelas pistas do ultimo Lisboa-Dakar...

E que tal 2 pequenos videos de pistas do ultimo Lisboa Dakar, vistas de dentro do 4x4 em que fomos dar uma volta em torno das dunas de Merzoug? Garanto-vos que deu muita "pica"...

Juro que as vozes que ouvem, sejam a falar ou a cantar....não éramos nós... Depois de um com 54 segundos, vamos lá a outro com 1m 10s.

Pena, demorarem um bocado a carregar, ou então sou eu que não estou a colocá-los de forma correcta.

Cascatas d'Ouzoud

Tal como disse ontem, aqui fica uma amostra, num pequeno video de 25 segundos, das Cascatas d'Ouzoud, ao final da tarde e com direito a arco-iris...

sábado, 13 de junho de 2009

Allo Companheiros....aqui Sidi-Ifni

E cá estamos em Sidi-Ifni... Hoje dia 13 de Junho de 2009, o qual, para além de ser o dia da minha "cidade", também me faz sempre lembrar o 13/06/1981, em que, no hospital de Santa Maria, ás 14 horas da tarde, já tinha o lençol branco por cima de mim, e estava dado como morto.... E afinal....ainda por cá ando, 28 anos volvidos. Passando á nossa aventura, ela há-de ser escrita mais adiante, porque o turbilhão de ideias e sensações é de tal ordem, que ainda nem sei por onde começar. Não posso deixar de agradecer uma vez mais a todos os que me facultaram elementos de auxilio para esta viagem, e (já sei que sou chato...) acima de todos, ao nosso Companheiro António Resende. Vou deixar por agora algumas das imagens que mais nos marcaram: (o problema é selecionar entre mais de 2.000 que já aqui estão guardadas, só numa semana....) Dia 08-06-2009, ao final da tarde, subindo as Dunas de Merzouga, para ver o pôr-do-sol (Vim para aqui com uma tuga e levo que de cá uma berbére...). E o pôr do sol: No dia seguinte, ás 5 da manhã lá fomos ver o nascer do sol Enquanto, olhando para traz, ainda se via a lua... No regresso, as nossas sombras projectadas no imenso areal... Ou as gargantas do Todra... Ou as de Dadés Na cidade do cinema, enquanto vai sendo rodado o Ben-Hur II Fui dar com a minha Cleópatra em pleno quarto... E as Cascatas de Ouzoud? As tais que são só as maiores de África... De que deixo uma foto, e vou tentar ámanhã deixar também um pequeno video...
Entretanto, como espero manter-me neste camping de Sidi-Ifni, pelos menos uns 3 dias (carissimo....2,72€:AC + 2 pessoas + electricidade + net + chuveiros de água quente + despejos para cassetes e águas cinzentas........quanto custa aí?), amanhã espero escrever mais qualquer coisa. Mas não sem que antes, enviemos uma palavra de agradecimento aos que nos têm contactado para saber como as "coisas" por aí.... Estão estáveis...vamos ver até quando, e seguir vivendo um dia após outro.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Enquanto há vida, há esperança...

Com quase uma semana de atrazo, aí vamos nós á nossa aventura....
São 18,30h, e ainda vamos sair hoje, e ver se ámanhã á tarde já conseguimos pisar solo Marroquino.
A todos os nossos amigos que fiquem bem, aos que entretanto entrarem de férias, que as disfrutem o melhor possivel.
Pela nossa parte, e se não houver azares que nos obriguem a regressar mais cedo, dia 30 cá estaremos para ir contando algumas aventuras....
Até lá, e porque isto da net é um ganda bichinho, quem sabe se aproveitarei algum local de lá, para dar um ALLO.....
Fiquem bem.
Manuel e Bia

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Coincidências?...ou Mazoquismos?

Pois é, faz hoje um anito que a matricula da minha "casinha" foi emitida...
Éramos para estar bem longe destas paragens, mas por motivos já explicados, "ainda" estamos por cá (ámanhã veremos se é "ainda" ou "definitivamente"...)
Depois de 3 noites em Belém, rumámos até á Praia da Consolação.
Viémos ontem, mas hoje não resisti a fazer uns bonecos da traseira da AC francesa, ao lado da qual nós parámos...Pois é...Tiznit em 2007, com as cabras a pastarem nas árvores de Argânia...Local onde estaríamos dentro de dias...
E já agora, se tudo tivesse corrido como planeado, ámanhã havia que acordar ás 5 da matina, para ir, de camelo, ver o nascer do sol nas dunas do deserto....

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nem sempre é como desejamos...

A 24 horas da saída prevista, eis que um agravamento subito dum familiar (neste caso, a minha sogra) nos fez, para já adiar até 4ª feira, a partida para Marrocos.
Pelo andar da carruagem, começo a duvidar que a viagem se realize.
Até, lá vim até Belém, para desanuviar do ambiente que devem imaginar....
A vida, nem sempre é como desejamos.