DE PASSAGEM...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Dias 1 a 3 - Pelos Fiordes, até ao Sol da meia-noite...

Dia 1 – 07 de Abril de 2012 – Camarate / Valladolid (SP) – 653/653 kms
E chegou o dia...
Passavam 30 minutos do meio dia, quando a “Tuguinha” saiu do seu local habitual de pernoita, afim de se dirigir a Moscavide,
onde, tal como previsto, ás 13 horas e 15 minutos, a minha co-piloto tomou o seu lugar a bordo, dando assim inicio á nossa tão esperada viagem...
Pela frente tinhamos a Ponte Vasco da Gama,
e para traz deixávamos Lisboa, cenário a rever em Julho.
Ontem, tinhamos tomado a opção de que o nosso almoço de hoje seria “rolante”...que é como quem diz, toca a comer sem estacionar, pois havia que percorrer mais de 600 kms e com previsões climatéricas nada favoraveis, e como tal, não havia tempo a perder.
Felizmente, e como já é frequente, a metereologia mais uma vez falhou, já que apanhámos um tempo espectacular, e apenas nos 15 kms que antecederam a nossa passagem por Salamanca, é que a chuva apareceu...e diga-se que em força. Mas ficou por ali.
A seguir a Pegões, á passagem por Afonsos, e tal como havia pensado, lá fui até á báscula...
Sem piloto nem co-piloto, 3.440kgs, menos 25 do que me davam as minhas contas. De qualquer modo, e em circulação, iremos a rondar os 3.600, portanto, dentro da percentagem de tolerância admitida...a ver vamos.
Com 218 kms percorridos, estávamos a entrar em Espanha, para de imediato irmos directos a um dos hipermercados de Badajoz, onde tinhamos asuntos inadiaveis para tratar.
Apesar de tudo ter sido rápido, a verdade é que foi uma hora que “perdemos” ali, incluindo os desvios de rota.
Seguimos a Autovia Ruta de La Plata, ainda nossa desconhecida, embora não diga o mesmo das paisagens e vias adjacentes, pois muitas foram as vezes que passámos na EN que em muitos e muitos kms, segue em paralelo.
Autovia com piso excelente e um traçado a condizer.
e na qual, a 93 kms de Salamanca, começámos a avistar neve no Puerto de Bejar, aproveitando a co-piloto para dar ao dedo....Ui, vai ter muito que “trabalhar” nesta viagem...ó se vai.
Logo a seguir a Salamanca, e porque o corpinho já pedia abastecimento...toca de parar para o repasto...Estamos a dieta, e então apenas uma bela sopinha ;) São servidos?
Adivinhem o que era...?
A seguir, mais 107 kms, com o nosso Tomtom a trazer-nos direitinhos á ASP de Valladolid (N 41º39’20’’ W 04º44’14’’), onde já se encontravam 12 AC’s e uma AV, para uma lotação de 15 viaturas.
Ainda deu para todos 3...esticarmos os membros inferiores J
Trata-se de uma zona residencial, mesmo junto ao Recinto Ferial da cidade e Centro de Congressos, e esperemos conseguir descansar bem, pois amanhã há mais, e oxalá que o tempo se aguente como hoje.

Dia 2 – 08 de Abril de 2012 – Valladolid (SP) / Anglet (FR) – 420/1.073 kms
Noite sossegada e bem dormida, ideal depois dos 653 kms de ontem e antecedendo a parte final da travessia do“deserto” chamado Espanha.
Ao acordar, temperatura de 14º na célula, mais concretamente no quarto, e de 8º na cabine...
Tal como ontem, o tempo esteve agradavel, durante uma grande parte do dia, apenas piorando com a aproximação á fronteira em Irun, aos 1.041kms de viagem, e que veio impossibilitar a viagem prevista no Train de La Rhune e o regalar a vista com as belissimas paisagens, lá bem do alto, no limiar da fronteira Espanha-França.
Fica para uma proxima oportunidade.
Logo após a passagem por Burgos, tempo para um primeiro reabastecimento de combustivel, com 80,2 lts, correspondentes á media de 9,926 lt/100 para os 807 kms já percorridos, e já agora a 1,399 €/lt....diria que uns bons centimos abaixo do preço em Portugal.
Esta média, apesar de ser bem alta para a minha condução, não é de estranhar, pois as autovias foram feitas a velocidades entre os 90 e os 110 km/h...
Almoço no miradouro da Estátua do Pastor, por sinal, e talvez por ser domingo de Páscoa, estavam cerca de 30 viaturas, entre elas mais 5 AC’s.

Com a aproximação á fronteira, o deposito foi de novo atestado, já que aqui em França, os preços piam mais finos.
Por curiosidade, entre os 2 reabastecimentos, fiz 230 kms, com uma média de 77km/h com chave de ignição ligada...e um consumo de 7,635 lt/100.
Muito bom, e apesar de ser a média mais baixa que fiz até hoje, nem a irei considerar como tal, pois para mim, só me interessam os valores obtidos em 800 ou mais kms...
Quem sabe se, lá mais para“cima”, conseguirei chegar a numeros parecidos.
E com gasoleo a cerca de 1,9 €/lt na Noruega...até que daria muito geito.
Passada a fronteira e respectiva portagem, com 1.41 kms percorridos, e devido ao mau tempo, viémos directos á ASP de Anglet (N 43º30’25’’W 01º32’03’’), gratuita tal como a de ontem, e onde chegámos cerca das 18 horas, estando já bem “recheada”, mas que, a seguir ao jantar, e bem contadinhas, eram 72 AC’s e 7 AV’s...com lugar apenas para mais 3 ou 4...
Após a chegada, e aproveitando uma aberta no tempo, fomos logo fazer uma passeata pela praia dos Corsários, aqui bem juntinho ao parqueamento, e a norte do Farol de Biarritz, já por nós visitado em Julho de 2008.
Cuidado com a foto...para além de mal se conseguir ver o farol, atenção que não foi o Luck que cresceu...esse era outro que por ali andava, enquanto o nosso “porta chaves” ia correndo feito doido pelo areal.
E falando do tempo, parece que a chuva parou...o que também não é nada mau, pois assim vamos conseguir adormecer com um belissimo som de fundo....o rebentar das ondas aqui bem perto.
Para amanhã...Duna de Plat, a mais da alta da Europa com os seus 103m e Bordeaux, com pernoita prevista para a ASP de St. Paul de Blaye.
Bem, e uma internetezita também vinha a calhar...não só para actualizar o blog, mas igualmente para ver um“certo” jogo...é que a minha Zon, não contempla Sportv’s... ;)


Dia 3 – 09 de Abril de 2012 – Anglet (FR) / St. Genis de Saintonge (FR) – 363/1.436 kms
Dia bem solarengo, principalmente a partir do meio da manhã.
Assim, e após mais uma noite bem dormida, saímos direitos á Duna du Pyla, a mais alta da Europa, com 117 metros de altura e 3 kms de comprimento.
Tendo chegado ali ás 12,30h, aproveitámos para almoçar...e assim arranjar energias para a subida da duna.
Subida pela escada, se bem que o Luck ainda teimou em subir pela areia...
E descida por um trilho existente na duna.

Lá do alto...o Golfo de Biscaia
E o cordão dunar...
De seguida, em direção Bordéus, onde aproveitando o facto de quase todo o comércio se encontrar encerrado, muito possivelmente por ser feriado nesta 2ª feira de Pascoa, lá fomos com a nossa Tuguinha por ruas e ruelas da cidade, algo que seria impensavel, num dia normal de semana.




Terminada a breve visita a Bordéus, seguimos por estradas interiores, ladeadas por vinhas e vinhas a perder de vista.
Era intenção nossa pernoitar em St. Paul de Blaye (N 45º08’52’’ W 00º36’18’’), e para lá nos dirigimos.
Ficámos com a sensação de ser um local muito sossegado, mas porque ainda era cedo, e o sol convidava a fazer mais alguns kilometros, seguimos até St. Genis de Saintonge (N 45º28’47’’ W 00º34’06’’), onde nos encontramos, e que nada fica a dever ao sossego da anterior.

5 comentários:

luis, linda & cª disse...

Boas, pela descrição foram 3 dias em grande, logo isso promete, portante toca a curtir. Ao preço que esta o petroil...esperava-se mais força na net... Um abraço

João Morgado disse...

Olá companheiros
Já estou a seguir os vossos passos e como costumo fazer nestes casos, com a ajuda do Google Earth. Foi pena não terem conseguido ir no Train de La Rhune, pois é um percurso extraordinário, mas a vida não acaba aqui.
Continuação de boa viagem.

Anónimo disse...

Boa viagem, companheiros autocaravanistas.
Pretendo seguir-vos nessa viagem de sonho e de muitos imprevistos.
Também eu alimento o sonho de percorrer esses caminhos até ao sol da meia noite. Mais cedo que tarde. E a vossa experiência será uma lição para mim.
Abraço e boa sorte nesse percurso.
Carlos da Gama

Alexandra Moucheira disse...

Estou a gostar da "viagem"...Vão devagar para não vos perder de vista ;) Mas aproveitem bem e mostrem tudo para não ficar com pena de não ir....Até um dia destes!!!

Flor da ilha disse...

Que bela reportagem e ainda agora começaram... isto vai ser giro,vai, vai!
Estás linda Bia! O Manel, nem comento... e o quatro patinhas anda, pelos vistos, no céu canino!
Abraços e beijinhos