DE PASSAGEM...

segunda-feira, 30 de março de 2009

IV Gesto Eco solidário

Obrigado a todos os envolvidos na Organização do IV Gesto Eco solidário.
Desde a Câmara de S.Pedro do Sul até ao Grupo Criar Raízes, e passando obrigatóriamente pelo nosso companheiro Vitor Andrade.
Obrigado por mais uma Área de Serviço ao dispôr de todos os Auto-caravanistas.
E de agradecimento em agradecimento, há que não esquecer das cozinheiras da bela sopa de São Macário.
Foram 55 AC's que se juntaram nos terrenos da antiga estação ferroviária de S. Pedro do Sul.
Chegámos sexta ao final da tarde, ainda a tempo de jantar e ouvir a animação oferecida pelos 4 acordeonistas, oriundos de grupos diferentes, mas que ali se juntaram, para ajudar a aquecer a noite, bem junto á, bela fogueira, que ia fazendo as delicias de muito boa gente...(que o diga a minha cara-metade...)
No sábado, de manhã, visita a pé pelas ruas e ruelas de S. Pedro do Sul, e de tarde, a inauguração da AS, visita aos 2 complexos termais, mais umas voltitas e fotos, até chegar a hora do jantar no Hotel Rural Sollar do Banho.
Domingo, saída ordeira para S. Macário, local que eu desconhecia por completo, mas de onde se pode apreciar uma paisagem deslumbrante.
Momento para o Gesto Eco Solidário, o qual sempre pensei que fosse mais "abrangente", e não se limitasse á simples plantação simbólica de 3 carvalhos.
Porque não, numa 5ª edição, fazer a plantação de uma árvore por cada auto caravana, com recurso á mão-de-obra "itinerante"?
Hora do repasto...e que repasto.
Sopa de S.Macário, divinal e bem regada.
Era tempo dos regressos, mas....e há sempre um "mas"...
A 5 ou 6 Kms de Covas do Monte, e não ir lá? Isso era imperdoável.
E assim foi, um grupo de 5 AC's lá foi visitar aquele recanto onde apenas vivem 56 pessoas.

Dos 10 "turistas", 4 eram repetentes, mas para os outros 6, era o batismo.

Afinal, a descida não é assim tão má, nem tão dificil, quanto a "pintam".
Como já disse o Vitor Andrade, e com toda a razão, nos Pirinéus, há bem pior.
Tempo para visitar o já celébre restaurante, aquecer o estomâgo, com um café ou cházinho de limão e mel, consoante os gostos e necessidades, passeio pelos empedrados da aldeia, cruzando-nos a cada esquina com pequenos cabritos, alguns parecendo acabados de nascer.
E depois... regresso a casa.
Porque tempo é coisa que não abunda, apenas deixo aqui estas fotos.
Mais tarde, tentarei pôr a escrita em dia...não esquecendo que ainda tenho Cáceres e Mérida em atrazo.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Injustiças da vida

Nem sempre os dias são de alegrias, e hoje, para nós, é um deles.
Porque este espaço é para partilhar com os amigos, esta mensagem vai direitinha para AMIGOS nossos que hoje estão a passar por momentos de grande dôr e sofrimento após mais uma tentativa não conseguida em realizar o seu sonho.
Nós, aqui em casa, acompanhámos á distância, e "torcemos" para que tudo desse certo.
Ainda não foi desta.
E vocês não mereciam isto.
A vida é muito injusta, enquanto uns não os querem e os abandonam, ou inclusivé os matam, vocês tanto lutam, tanto têm feito, e não os conseguem ter.
Não baixem os braços, continuem a vossa luta, ultrapassem mais este momento dificil, e saibam que nós estaremos sempre aqui, para uma palavra amiga, para um abraço amigo, na esperança que um dia alcancem aquilo que mais anseiam.
Nós SENTIMOS a vossa dôr...
Nós COMPREENDEMOS a vossa caminhada...

Os vossos AMIGOS, Manuel, Bia, Xana e Carla

domingo, 22 de março de 2009

Por terras de Espanha

Acabadinhos de chegar de terras de Espanha, após um fim de semana sensacional em Mérida e Cáceres (que a seu tempo aqui será documentado), não quero ir dormir sem deixar aqui dois momentos muito especiais...
Em primeiro lugar, um momento de azar meu...
A minha mulher apanhou-me com a "boca na botija"...
Estava eu tão entretido num momento especial de ternura com aquela musa arabe....e logo tinha de aparecer ela e apanhar-me em flagrante....foi mesmo azar.
Consta-se que ela nunca se tinha dado a tais intimidades.
Conclusão: Já não se pode ser simpático e permitir umas caricias arabes.
Quanto á segunda foto, diria que representa o futuro do auto-caravanismo. Ele está assegurado.
Reparem nestas duas lindissimas meninas, quais mascotes da nossa viagem.
A Inês, de Ferreira do Zêzere, com 2 anos e 4 meses, e a Beatriz, de Loures, com 1 ano e 2 meses.
Fizeram parte dum grupo de 16 Auto-caravanas (a bem da verdade, 15, porque uma era auto-vivenda), num total de 39 pessoas, incluindo os promotores da iniciativa, a quem, e mesmo sem estar mandatado, certamente que falo em nome de todos, ficamos muito e muito agradecidos pelo excelente fim de semana, e pela partilha dos vossos conhecimentos connosco.

OBRIGADO ANA PAULA E ZECA


Uma pequena nota ainda:
espero receber algumas das inumeras fotografias que a Inês tirou, e que fazem inveja a muita boa gente.
Sim, é mesmo verdade, é essa lindinha de caracóis, que não largava a sua Nikon e tantas e tão lindas fotos foi tirando.
Devem pensar que é mentira, mas esperem até ver.
O pai dela que se cuide, qualquer dia, ainda lhe passa a perna.
Temos aí uma Grande Paparazzi.

terça-feira, 10 de março de 2009

Fim de semana na Serra da Estrela - 08/03/2009

Domingo começou bem soalheiro e logo com as habituais compras de pão, queijos, compotas, etc…tudo light, como convém.
Momentos de amena cavaqueira com os companheiros de pernoita, enquanto não chegava o “resto” da nossa família. Também foi hora de tomar uns aperitivos para o almoço…moscatel de Favaios e de Setúbal, Monte Crasto (um doce típico de Gondomar, altamente calórico….ooops, isto não era para se dizer…).
Chegava a hora de ir subindo a Serra, em busca de um lugar para aparcar, e fazer o pic-nic desde há muito programado para esse dia. Trata-se de uma tradição da família da aniversariante, em que nós, participámos pela primeira vez, e com muito gosto o fizemos.
Tivemos a boa companhia da Ana e do Rui, e com muita pena nossa, já nos tínhamos despedido do companheiro Seco e da esposa, pois eles seguiam outra rota.

Três membros do CampingCar Portugal

Almoço terminado, eram horas de despedida e de rumar a casa.
Uns para o norte, outros para o sul, cada um á sua vidinha, mas as 2 AC’s ainda tiveram tempo para uma paragem lá no alto e admirar um pouco mais o manto branco e o sol radioso.

Fim de semana na Serra da Estrela - 07/03/2009

Foi um fim de semana na Serra da Estrela. Tempo primaveril, e no domingo, pouco terá faltado para se poder dizer que era verão.
Já lá estive muitas vezes no verão e em condições bem piores.
Na sexta-feira, o plano B para ir ter á Serra, com o resto da família, já estava preparado. O maciço central estava com as estradas cortadas, e a alternativa já estava traçada, por Tortozendo e Unhais da Serra, de modo a ir sair acima da Lagoa Comprida.
No sábado, uma visita ao site do Serviço Nacional de Trânsito, e a descoberta que todas as estradas já tinham o trânsito aberto.
Assim sendo, rumo á Covilhã, subida ás Penhas da Saúde, e a cerca de 500m do cruzamento para a Torre, ali estava o nosso pessoal.
Ficámos a saber que a ligação á Torre estava super lotada, pelo que, após um retemperador lanche, fomos descendo até ao Museu do Pão, enquanto, lá longe, o sol ia desaparecendo.
Ao passar no Sabugueiro, rápida espreitadela ao largo junto á capela, onde já lá estava uma Integral Rápido.
E os donos não estavam longe…pois mal retomámos o caminho, logo alguém ao meu lado reconheceu um “senhor” que estava a olhar para a nossa AC, e como sendo dos que estiveram em Aljubarrota….
Ganda olho….era mesmo o companheiro Seco e a sua esposa, a São. Uns dedos de conversa, e já havia mais uma AC para pernoitar ali mesmo.
Chegados ao Museu do pão, entrámos pelos estacionamentos superiores, e fomos descendo até perto do arco que antecede o museu.
Passados uns minutos, novo encontro, este já mais ou menos apalavrado, com mais companheiros, a Ana e o Rui, com os seus animaizinhos de estimação. De seguida, enquanto eles iam direitos ao Sabugueiro, aproveitámos o tempo que nos separava da hora do jantar e fomos visitar o Museu do Pão.
Diria que á terceira foi de vez…pois já lá tinha estado duas vezes e não o tinha visitado...RECOMENDA-SE e A NÃO PERDER.
Quatro módulos, dos quais destaco o primeiro, onde o fabrico do pão é definido num ciclo de 14 quadros, muito bem documentadas quer a nível de imagens, quer de utensílios e alfaias utilizadas em tempos que já lá vão, mas que recordei dos meus tempos de criança e das férias que sempre passava em Roalde, uma pacata aldeia de Trás-os-Montes.

Após o jantar, enquanto o resto da familia rumava até Vila Chã (Seia), nós fomos directos ao local préviamente estabelecido para pernoita, e onde, já lá estavam as duas AC's dos nossos companheiros.
Já passava das 23 horas, e sendo assim....toca a dormir.
Noite calma e bem dormida.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Reunião do MIDAP

Pelo interesse da actividade deste Movimento Independente, em prol do Autocaravanismo, e de cujo empenho todos nós podemos beneficiar, poderão ler AQUI, o balanço feito em mais uma reunião.
Um bem haja a todos eles que, disponibilizam o seu tempo, tentando arranjar mais e melhores condições para a familia auto-caranavista.
Porque será que os velhos ditados populares, têm sempre algo de verdade?
Senão vejamos:
- A verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima...
- Os cães ladram e a caravana passa...
- Vozes de burro, não chegam aos céus...

Obrigado COMPANHEIROS.