DE PASSAGEM...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pelos Fiordes, até ao Sol da meia noite...

Faltam 40 dias...
Pois é, o tempo vai passando e a data de partida vai-se aproximando.
Percursos já definidos, inclusivé os inevitaveis “Planos B” para algumas eventualidades, escolhidos os locais de pernoita, GPS’s preparados...só falta mesmo chegar ás 13 horas de 7 de Abril e rumar por essa Europa fora, até ao Sol da meia noite.
Inicio obrigatório com a travessia de um deserto chamado Espanha, para, já em França, começar a rolar por estradas e paisagens de todo desconhecidas para nós, com atenção especial á Bretanha e á Normandia, com o inevitavel Monte S.Michel pelo meio.
Depois, Bélgica, onde dia 18/4 assistiremos ao vivo a uma das maiores clássicas do ciclismo mundial...a Fleche Wallone, para no dia seguinte chegarmos a Venlo (Holanda), afim de visitarmos a Floriade 2012.
Seguiremos depois pela Alemanha e Dinamarca, para dia 2 de Maio, entrarmos na Suécia.
E depois...bem, depois serão 24 dias pelas estradas norueguesas, com um total de 4.650 kms para apreciar toda a beleza de fiordes, rotas turisticas, o Pulpit Rock, o glaciar em Briksdal, o Trollstigen13 travessias em ferry, o comboio de Flam, viagem de barco no Sognefjorde, os paraisos das ilhas Lofoten e Vesteralen, e tantos e tantos locais, até chegarmos ao Cabo Norte, onde esperamos ter a sorte de assitir, nas noites de 29 e 30 de Maio, ao Sol da meia noite.
E será que ainda assiteremos a alguma Aurora Boreal, quem sabe se em Tromso?
Com o inicio de Junho, será tempo de começar a viagem de regresso, descendo a Finlandia, onde, em Rovaniemi, aproveitaremos para fazer umas encomendas ao Pai Natal, esperando que as suas renas estejam operacionais.
Chegados a Oulu, atravessaremos a Savónia e a tão conhecida região dos mil lagos, para visitarmos Helsinquia dos dias 7 e 8 desse mês.
Seguem-se a Estonia, Letonia e Lituania, onde daremos especial atenção ás suas capitais, para depois entrarmos na Polónia, onde, no dia 22, teremos um  dos momentos mais marcantes da nossa viagem, com a visita aos campos de concentração e museu de Auschwitz.
Certamente, será um dia de emoções fortes, em contraste com a visita da vespera ao belissimo museu do sal em Wieliczka.
O destino seguinte será a Republica Checa e a sua bela capital Praga.
Para esta altura da viagem, e se por acaso já tivermos adiantado 3 ou 4 dias, o que não acredito, poderá ser acionado um dos “Planos B”, através da passagem pela Eslovaquia e Austria, para visitar Bratislava e Viena, a caminho de Praga.
Berlim espera-nos a 26 de Junho, para chegarmos a Liege, obrigatoriamente dia 29, vespera do arranque do Tour de France 2012, onde asssitiremos ao prologo.
Dia 1 de Julho...ficarei sem a minha co-piloto, pois terá de regressar em vôo Bruxelas-Lisboa.
Depois...é o vicio do ciclismo e do Tour, onde, apenas com a companhia do Luck, ainda quero visitar o Luxemburgo e Suiça.
Dia 19 de Julho, ultima etapa do Tour nos Pirinéus, e consequente inicio de nova travessia do “deserto”, com passagem por Andorra, e chegada a casa prevista para dia 21.
Serão 106 dias de viagem, aventura, novos conhecimentos e na esperança que tudo nos corra bem, embora haja a consciencia que ainda iremos apanhar muito frio e chuvinha, nomeadamente lá pelos nórdicos.
E já só faltam 40 dias...

3 comentários:

luis coutinho disse...

Meus amigos com esta descrição quase no meu imaginario estou a percorrer esses percursos, lindo. Manuel e Bia que chegue rapido o dia e comecem,pois merecem-no.Um grande abraço do luis,linda e cª

Vitor Silva disse...

Boa!
A minha era para ser este ano mas, por motivos vários, vai ter que ser adiada para o próximo.
Entretanto, para não estar parado, já está programada:
Saída de Casa a 9 de Abril para
"Pueblos Blancos" Andaluzia, daí
Madrid para visita detalhada de pelo menos uma semana, daí
Lourdes e Pirinéus, daí
Carcassonne e rotas do Pays Cathare.
Regresso em aberto.
Domingo temos porco!

ANTÓNIO RESENDE disse...

Ganda Malandro.
Um super e espetacular ingresso na nova profissão.
Já ia outra vez, não fora a crise...
Havemos de nos encontrar lá para Junho/Julho...
Agora não tens tempo para nada... 3 meses de preparativos para 3 de viagem!... é assim mesmo!
Domingo tenho pena não poder ''ir ao porco'' para conhecer alguns dos comuns amigos.
Ficará para outra oportunidade.
O meu abraço para a Bia e para ti.
A R