DE PASSAGEM...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dias 69 a 74 - Pelos Fiordes, até ao Sol da meia-noite...

Dia 69 – 14/06/2012 – Auschwitz (PL) / Bratislava (SK) / Viena (A) – 432/15.913 km
Depois de uma noite de chuva incessante, a manhã foi nebulosa e com aguaceiros, que nos fizeram companhia até á Eslovaquia.
Passada a fronteira com 15.574 kms de viagem
Durante a tarde, reapareceu o sol para agora, já noite, voltar a dar lugar a chuviscos.
Pouco a dizer sobre a Eslovaquia, já que até a sua capital, Bratislava, poucos motivos de interesse oferece a quem a visita
Numa paragem feita neste país, propositadamente fomos a um Lidl, para ver preços e comparar com os de Portugal, chegando á conclusão que, em geral, são ligeiramente abaixo dos nossos.
Meia duzia de quilometros mais á frente, entrada na Austria, com 15.848 kms acumulados, e....tudo muda, felizmente para melhor.
Estradas melhores, aldeias e vilas muito mais cuidadas, enfim, um novo país e muito mais agradavel que o anterior
Depois do jantar, aproveitámos o facto de estarmos num parque de estacionamento pago, perto do canal do Danubio (N48º13’03’’ E 16º22’25’’) e aqui irmos pernoitar, para dar uma pequena volta

Dia 70 – 15/06/2012 – Viena (A) /  Ebersdorf (A) – 126/16.039 km
Calor abrazador e cruzeiro no Danubio,
Seguido de uma volta pela cidade
Após o almoço, havia que ir trocar a garrafa do campingaz, pois a que veio de casa, e que tinha entrado ao serviço no 35º dia de viagem, durou até ao almoço do 68º dia em Auschwitz, isto é, 1,8kg de gaz, deu para cozinhar durante 34 dias...poupadinhos....no gaz, que não na comida J J
Como não encontrámos da mesma capacidade, acabámos por adquirir uma de 2,8kg...quase ao preço do ouro L, mas teve de ser.
O calor era tanto, que nem dava para passear a pé, pelo que resolvemos seguir viagem.
Acabámos por, já depois de termos parado para jantar, vir pernoitar num parque de estacionamento junto ao Danubio (N 48º13’43’’ E 15º15’24’’)
Havia intenção de galgar mais alguns quilometros, mas, mesmo de noite, as paisagens que conseguiamos ver, seriam um autentico desperdicio, se não fossem vistas de dia.

Dia 71 – 16/06/2012 – Ebersdorf (A) / Bad Reichenhall (D) – 277/16.316 km
A caminho de Linz...
Depois de Linz, aproveitámos a existência de mais um posto de venda de morangos, para desfazermos uma duvida que já vem desde a Lituania, país onde começámos a ver este tipo de barraquinhas...e acreditem que já são umas largas dezenas, ao longo da Polonia, Eslovaquia e agora Austria.
Fazia-nos confusão, ver tantos carros estacionados junto a esses locais, e os respectivos ocupantes a apanhar morangos J
Observámos a chegada de mais dois carros e o que faziam, e lá vamos nós...
Munidos do respectivo recipiente...foi pesado e tinhamos direito a 1 Kg por pessoa, ao preço de 2,5 €/kg.
Era escolher e apanhar J...e com direito a prová-los enquanto se ia enchendo o vazilhame.
Salzburgo
Seguia-se a ligação até Insbruck,
cujo caminho mais curto incluia uma pequena travessia de território alemão e durante a qual acabámos por ficar aqui, na ASP de Bad Reichenhall  (N 47º44’03’’ E 12º52’29’’), vila muito agradavel, e pelo pudémos observar, com uma qualidade de vida bem acima da média.
Como companhia, esta noite temos cerca de duas dezenas de autocaravanas, devidamente estacionadas, e na esmagadora maioria alemãs.

Dia 72 – 17/06/2012 – Bad Reichenhall (D) / Mathon (A) – 260/16.576 km
Após alguma hesitação entre ficar mais um dia ou seguir até á ASP Mathon, já na região alpina, optámos mesmo por seguir viagem, reentrando em solo austriaco após 22 kms de travessia germanica.
Á passagem por Insbruck, necessidade de fazer uma paragem para tentar arranjar internet...motivo? Disputava-se hoje a ultima da Volta á Suiça e o nosso grande amigo Rui Costa era lider....portanto, á falta de outros meios, havia que tentar ver a parte final da etapa através da internet...
O McDonalds, foi o local escolhido...arranjei net...mas não consegui abrir nenhum dos links que amigos nossos nos enviando através do facebook...
Se a ver na televisão, ou no computador, já daria para sofrer, imagine-se a acompanhar a etapa através das noticias no site do Cyclingnews e com informações atarvés de amigos no facebook.
Mas o Rui ganhou...já no ano passado tinha sido o primeiro ciclista português a ganhar uma classica do World Tour, e este ano acaba de ser o primeiro a ganhar uma prova por etapas do mesmo calendário.
Para nós, amigos pessoais dele e da sua familia, foi mais um momento de felicidade e alegria que ele nos deu.
Obrigado Rui Costa, continua a ser como és...muitas e maiores vitórias, ainda estarão para vir.
Já és um motivo de orgulho para Portugal, e ainda tens muitos anos pela frente, para pedalares ao mais alto nivel do ciclismo mundial.
Retomada a estrada, e algumas dezenas de quilometros mais á frente, em Stams, a proximidade de uma pista de saltos de esqui era tão grande,
que a nossa curiosidade levou-nos até lá.
E o Luck ainda foi experimentar uma telecadeira J
Apesar de se avistar neve lá nos altos,
A estrada que nos conduzia aqui a Mathon, estava aberta...
Aqui chegados, e de acordo com a informação do Campingcar-infos, instalei-me e de seguida dirigi-me ao outro lado da rua, onde vive o proprietario do terreno...
Quer dizer, viver... vive...mas ninguém se encontra em casa.
Por aqui vamos ficar dois ou três dias (N 46º59’22’’ E 10º14’46’’), recarregando baterias...e sem saber se alguém nos vem bater á porta durante a noite J
Pena não ter conseguido ligar á electricidade...ou por azelhice, ou porque estará desligada.

Dia 73 – 18/06/2012 – Mathon (A) – 000/16.576 km
Dia de descanso absoluto, quer para a tripulação da Tuguinha, quer para a maquina fotografica...coitada, também tem direito.
No silêncio da noite, apenas se ouvia muito ao longe o ruido da agua galgando as pedras do leito do riacho.
Pela manhã, lá consegui ligar á electricidade, mas sem que ainda tivesse aparecido o proprietário do terreno, denomiado camping.
Pela tarde, finalmente, apareceu o filho do dono...para vir buscar um tractor que estava aqui estacionado e nem sequer veio ter connosco, pelo que tive de ir eu atras dele...
Afinal, os pais tinham ido ontem para Salzburgo e só vêm 4ª feira....e para estarmos á vontade que não há problemas, etc etc... J J
Ao final da tarde, uma pequena volta de bike para desenferrujar as pernas...mas estas estradas alpinas não ajudam nada...têm de vir bulldozers para aqui afim de “alisar” isto ;)
Na direção da Suiça, e a 2 kms daqui rampas de 8%....e no outro sentido, embora sempre inclinado, do mal o menos, pois, nos primeiros 10 a 15 kms, são tipo falsos planos, com algumas pequenas rampas de 5 ou 6% pelo meio J
Dia aproveitado também para ir preparando fotos para o blog, que já tem uns quantos dias de atrazo, mas há que aguardar por melhores ligações J

Dia 74 – 19/06/2012 – Mathon (A) – 000/16.576 km
Mais um dia de descanso, com uma pequena caminhada ao final da manhã por alguns dos muitos trilhos aqui existentes
e trabalho no blog durante a tarde, embora, infelizmente, as internet’s que por aqui já apanhei, são todas muito lentas e apenas me permitiram publicar uma parte do que já está pronto.