DE PASSAGEM...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Marrocos 2010 - Parte-1


Com a ajuda do nosso Companheiro Haddock, e desde o Camping Municipal de Ouarzazate,aqui vai a publicação do texto que tenho feito ao longo destes dias.

06-05-2010 - EL KSIBA / LAC TISLIF / GORGES DU TODRA / TINERHIR / TIZMOUTINE - (253 (1.508) kms
E aqui estamos no Camping de Tizmoutine (N 31º27,30’- W 05º21,60’).
Um dia dificil de qualificar...IMPRESSIONANTE a travessia do Alto Atlas, paisagens DESLUMBRANTES, povoações saídas do meio do nada, com as crianças a correrem como loucas em direcção á estrada e em busca de alguma coisa, passar ao lado de um souk em Naour, que só de ver dava vontade de fugir, estradas com os estragos invernais bem visiveis,e até por uma ponte improvisada nós tivémos de passarmas como bons tugas que somos, o caminho era em frente.
No inicio do dia de hoje, ainda apanhámos algumas zonas bem verdes e que proporcionavam bonitas imagensDepois, bem, depois...passámos em locais, onde nem as fotos demonstram a aventura que fizémos...
Lá pelo meio do Alto Atlas, a paisagem começou a ficar bem diferente, e resolvi parar para tirar umas fotosE não é que ali mesmo, cheguei á brilhante conclusão, de que há quem seja bem mais doido que nós?
Não sei para onde ele ia...Não sei donde é que ele vinha...Já só o apanhei de costas...Junto ao albergue do Lago Tislif,onde fizémos a paragem para o almoço, com 3h 30m de viagem e 107 kms percorridos (façam lá a média e já vêm as estradas que apanhámos...), ainda hesitámos entre ficar por ali a tarde e pernoitar ou seguir, tal como previsto, direito a Tizmouline.
Ainda por cima tive a “preciosa” ajuda de um holandês, que a todo o custo me quiz fazer crer que entre Ait-Hani e as Gargantas do Todra, não havia estrada...Bem que lhe tentei explicar que tinha trocado mensagens no forum lemarocencampingcar, com quem tinha feito a ligação entre essas duas povoações por estrada agora alcatroada e já em Abril deste ano, mas ele continuava na dele, porque em 2009, ainda não existia...Para ele, o mundo deve ter parado neste ultimo ano
Mas que não, blá, blá, blá, e lá ficou com a dele.
Por acaso, ele optou por ficar lá junto ao lago, e, PELO MENOS, andou a fazer uma duzia de manobras em busca de local de estacionamento, enquanto nós, a almoçar na nossa casinha, nos deliciávamos a ver aquelas cenas...E graças a essa “preciosa” ajuda do sabichão holandês, resolvi mesmo arrancar dali.
Para a digestão da almoçarada, nada como o seguir viagem, sendo que o melhor troço de estrada que encontrámos, foi precisamente o que o dito holandês dizia que não existia.
Ainda não rolávamos há mais de 15 minutos, e eis que nova e maravilhosa imagem nos surgiu pela frenteAinda deu para ver a matricula desta moto-caravana...Era dum nuestro hermano espanhol.
Aqui, um parentesis e um agradecimento, á FAMILIA do forum lemarocencampingcar, para além de impagavel e nosso grande amigo bracarense ANTÓNIO RESENDE, pois aí foi bebida muita informação, quer em 2009 quer este ano, para as nossas viagens.
Na passagem nas Gargantas do Todraeram bem visiveis os estragos provocados pela água. No ano passado, tudo estava em muito melhores condições, aliás, tal como a estrada até Tinerhir.
Tal como tinha lido e relido, o inverno aqui por estas bandas, fez mesmo mossa.
Da travessia do Alto Atlas, apenas publico uma amostra das fotos que temosSe só de verem estas já nos devem chamar doidos e outros que tais, imaginem se vissem todas...
Talvez mais tarde faça um power point da travessia.
Visitar Marrocos não é, nem poderá ser, visitar Marraqueche, Casablanca e mais 1 ou 2 cidades...visitar Marrocos, é e será sempre, também entrar pelo interior, e visitar os recantos escondidos dos roteiros turisticos.
Muitas foram as crianças que hoje foram bafejadas pela sorte de receberem um brinquedo, um boneco, algo de material didático, etc. etc...
Nada de especial fizémos, apenas partilhámos com estas pobres crianças, “coisas” que pessoas amigas disponibilizaram e nos entregaram (verdade seja dita, muito mais á minha co-piloto que a mim) para que nós distribuissemos.
É isso que, á passagem junto a crianças, mas tendo sempre o cuidado de não deixar juntar muitas (torna-se demasiado perigoso para elas, e quem sabe, até para nós próprios), vamos fazendo, e dando apenas e só uma unidade, seja do que fôr, a cada uma
É que, seguindo esse principio, mais de 700 crianças receberão alguma coisa, por muito pouco que seja...
Não é muito, mas para quem está limitado a pesos e volumes, para quem optou por trazer coisas apenas para crianças, e apenas recebeu a colaboração de amigos que, por mera coincidência, até nada têm a ver com o auto-caravanismo, já não é mau.
Ámanhã, o itinerário sofrerá alterações, pois iremos até Ouarzazate, a cidade do cinema onde em 2009 estavam a produzir o BenHur-2, que entretanto já soube que se chama BenHur-2010, para um encontro com o nosso Capitão Haddock.
Inicialment, era directo a Mhamid, portas do deserto a sul de Zagora, mas porque vamos com avanço em relação ao previsto, fazemos um desvio...e será por uma BOA CAUSA...
Almoço, bem português, marcado no Camping Municipal, promessa de ser bem regado e um belo passeio de tarde pela cidade.
Antes disso, passagem obrigatória por El Kelaá M’Gouna, cidade das rosas, para, á semelhança do ano passado, comprar produtos regionais, todos eles á base de rosas.
Quem sabe se, amanhã, e graças ao nosso amigo Vitor Silva, poderei já inserir o texto relativo a estes primeiros dias...já nem falo em fotos, pois isso dependerá em muito da internet.
05-05-2010 - MEKNÉS / EL HAJEB / AZROU / AJABO / KHENITRA / EL KSIBA - 288 (1.255) kms
Fomos mesmo a unica AC a dormir naquele parque de estacionamento, mas áparte uns cães que resolveram botar faladura lá pelas 5 da manhã (sinal que estávamos mesmo bem guardados, e por apenas 30Dh), a noite foi de calma absoluta.
De manhã, visita ao mausuléu. Para o qualificar, apenas uma palavra: ESPECTACULAR.
As fotos falam por siA seguir, visita a uma exposição de artesanatoA foto tradicional de MeknésRegresso á nossa casinha e rumo a Azrou.
Pelo caminho a deslumbrante paisagem d’Ito, miradouro sobre o lado direito da via, com vales a perder de vista.
Passagem em Azrou, que tal como 90% das povoações, e á semelhança de 2009, estão com obras, sejam de águas, saneamentos ou pavimentações..., e direcção Al-Rachidia, não para ir até lá, mas subir á Floresta dos cedros.
Chegados ao alto, não foi preciso 2 minutos para logo vermos um macaco a atravessar a estrada e juntar-se á numerosa familia que por ali havia.
Ponto alto dessa visita ”zoológica”, terá sido ver recem nascidos ainda a cambalear e a terem de ser ajudados pelos progenitores de modo a aguentarem-se em pé. Uma das fêmeas estava mesmo bastante ensanguentada, pelo que não sabemos se essa cria não teria mesmo acabado de nascer.Fotos tiradas, tempo de almoço e toca a começar uma pequena aventura...cerca de 70 kms de estradas florestais, atarvessando a Floresta dos Cedros, e vendo mais macacos de onde em onde, Ajabo, Sources de l’Oum et Rbia, até chegar a Khénifra.Paisagens lindas e contrastantes, rebanhos e mais rebanhos,danos do inverno bem visiveis, e como que o entrar nas profundezas da pobreza de Marrocos.Não resisitimos a, de onde em onde, ir distribuindo brinquedos, lápis e canetas a crianças que nos acenavam á beira da estrada.Alguns deles, faziam o sinal de “escrever” na mão, dizendo “”stilo”, e quando parávamos pediam bombons....é evidente que apenas recebiam os lápis ou canetas, nada de guloseimas, como nos ensinam os nossos amigos e companheiros, já veteranos nestas andanças por Marrocos.
Viémos ficar a El Ksiba, embora não no local previsto, e que era o camping....realmente está mesmo fechado, mas logo nos encaminharam para um parque de estacionamento mesmo em frente a um aquartelamento do exercito.
Ámanhã, subir ao lago Tislit, em altitude de cerca de 3.000m, o que passará a ser nosso recorde, e seguir, em principio, até ao Campig de Tizmoutine, com passagem pelas já nossas conhecidas Gargantas do Todra.
E quem diria? 21,10h, desligar o computador e ir dormir.....Estamos a habituar-nos mal...E mais uma vez sem qualquer outra AC por companhia.

04-05-2010 - MOULEY BOUSSELHAM / SOUK A. RHARB / S. KACEM / VOLUBILIS / MEKNÉS - 190 ( 967) kms
Noite dormida na paz dos anjos, pequeno almoço tomado a bordo, pagar os 140 Dh pelas duas noites e a caminho de Meknés.
Tal como previsto, passagem em Souk-el-Arba-Rhab, Sidi-Kacem, Col du Zeggota, Volubilis, Moulay-Idriss e Meknés.
De referir que, a cerca de 25 kms de Sidi-Kacem, apanhámos 2 kms de estrada onde eram bem visiveis os estragos do rigor invernal.
Emboa não fizesse parte dos nossos planos, também a estrada directa de Sidi-Kacem a Meknés, se encontra cortada devido aos ravinamentos provocados pelas fortes chuvas.
Pelo caminho, aqui e acolá, fomo-nos cruzando com varias AC’s, com a curiosidade de que, até Sidi Kacem, apenas vimos belgas....a partir daí, as nacionalidades já iam variando.
Volubilis era ponto obrigatório de paragem e visita, fundada na época pré-romana, e que no século I se tornou numa das principais cidades da Mauritânia.
Antes da visita, aconchego do estômago com o almoço, que já eram horas.
Quem diria que, entre outras coisas, ali iriamos encontrar um Arco do Triunfo? e mosaicos com 2000 anos de existência...
Chegados a Meknés, não havia AC’s no parque de estacionamento que tinhamos referenciado (N 33º 53’ 22’’-W 05º 34’ 02’’). Ainda perguntámos a um policia, onde pernoitar, fomos encaminhados para junto da Esquadra central, mas ali chegados, um outro policia disse-nos que o parque estava em obras e o local aconselhado era precisamente o parque que já tinhamos em mente.
Não há que pensar mais, a caminho do dito, um lugarzito bem plano, e toca a sair para uma visita de charete á cidade imperialapós a qual ainda houve tempo para entrarmos pelos labirinto das ruelas da medina... ESPECTACULAR.
De seguida, regresso á nossa casinha, jantar, e, é claro escrever mais estas linhas para serem publicadas no blog, logo que haja oportunidade.
Para amanhã, há que ir visitar o impredivel mausuléu de Moulay Ismail, e seguir viagem até Azrou e a sua Floresta dos Cedros, onde certamente não iremos ver os macacos na neve, mas pelo menos, há que ver o seu habitat, isto é, a floresta dos cedros, e já agora...pode ser que esteja por lá algum.
A seguir...dependerá das horas, ou ficar num dos campings de Azrou, ou rumar mais a sul.

03-05-2010 - MOULEY BOUSSELHAM - 0 (777) kms
Passeio matinal, e pedestre, pela vila, incluindo o areal da praia, seguido de um outro, de barco, pela lagoa.
Estamos numa semana em que a maré está baixa (aqui, e ao que me dizem, as marés são semanais) e por vezes o nosso “marinheiro” teve de sair do barco e empurra-lo, dada a pouquissima altura de agua.
Ao longo do passeio de mais de uma hora, deu para ver aquela que é actividade principal das mulheres aqui na lagoa, a apanha da ameijoa. Semana sim, semana não, é a maneira de conseguirem o seu ganha pão. Para além das navalheiras e caranguejos, outra actividade piscatória importante é as enguias, mas, curiosamente, essa mais dedicada aos homens.
Quanto aos flamingos, só ao longe e de binóculos, pois a maré baixa não dava para aproximar mais.
Para o almoço, toca a fazer uma dieta...carapaus assados na brasa, com salada bem requintada, e regados com um branquinho do nosso amigo Vitor Nascimento de Alijó. Fresquinho, estava de estalo.
Tarde aproveitada para uns banhos de sol, e descansar o corpo e a mente.
É para isso que servem as férias.
Amanhã, e porque fui hoje informado dos estragos que as chuvas provocaram na estrada entre Ksar-el-Kibir (Alcacer Quibir, onde eu pensava ir encontrar o D.Sebastião...) e Chefchaouen, e afim de evitar fazer mais de 100 kms de ida e volta pela mesma estrada, foi decidido que ámanhã o destino será Meknés.
Eis a grande vantagem do auto-caravanismo, liberdade de escolha e alterar as rotas previstas.
Sem stress, que esse ficou em casa.
De qualquer modo, a passagem em Chefchaouen continua a fazer parte dos nossos planos, alterando a visita para o final da viagem e já no regresso a Tanger.

02-05-2010 - ASILAH / LARACHE / MOULEY BOUSSELHAM - 97 (777) kms
Madrugámos...
Com as mudanças de horas, nem nos apercebemos que ainda eram 7 da manhã quando nos levantámos...
Já estávamos acordados, havia solinho lá fora, e no telemovel marcava 8 horas...
Pequeno almoço, e lá fomos passear pelas ruas de Azilah...quando nos apercebemos que era menos uma hora...
Logo á saída, a “marcação cerrada” do vigilante continuava...mas que raio, como é que ele adivinhava que eu ia bem “servido”? Mas ia ter azar, coitado...
Percorrer as ruas quase desertas da medina “portuguesa” de Azilah, até que nem foi má experiência.
Ver, a pouco e pouco, as lojas a abrirem e os mostruários a serem colocados, é como que ver nascer o dia.
Aproveitar para uma ida ao mercado local, e comprar algum peixe, neste caso, carapaus e petingas, que aqui não há ASAE....felizmente diria eu.
Regresso á nossa casinha, e lá estava a “melga”, logo a seguir-nos qual cão de guarda até á porta da AC. Levou uma cervejita e nada mau...p’rás melas é assim...vá lá que não foi Xeltox...
Motor em marcha, direcção Larache, também ela uma vila piscatória.
Achámos Azilah mais limpa e arrumada, mas, Larache é bem maior.
Ao passar junto ao parque de campismo, vimos por lá muitas AC’s, e a partir daí.....um calvário até Moulay Bousssselham, com 30 kms de estrada (P4214), ladeada de campos cultivados até perder de vista. Batatas, morangos, milho, trigo, e outras que nem identificámos
Bonito de ver o aproveitamento das terras, mas péssimo e INTERDITO a AC’s..., se bem que ainda nos cruzámos com uma francesa.
Buraco atrás de buraco, cratera atraz de cratera, fugir ora para uma berma ora para outra, mas, nas calmas e sem perder a paciência lá chegámos ao destino já nosso conhecido, o camping onde, em 2009, nos vimos obrigados a interromper as nossa férias (N 34º52,67’-W 06º17,17’).
Por sinal o funcionário ainda é o mesmo, e quando lhe disse a estrada por onde tinhamos vindo...deitou as mãos á cabeça e chamou-me doido...enfim, coisa que eu não soubesse já, mas é sempre bom ter a certeza..., ainda mais, dito por um marroquino.
Estacionados para 48 horas, por 6,4 €/dia, com electricidade incluida e em zona “relvada”, parque calminho á beira da lagoa Merja Zerga, mesmo junto ao Atlantico, toldo aberto...sim que aqui é PARQUE DE CAMPISMO e há que aproveitar, estreia do encerado comprado recentemente, cadeirinhas e um belo banho de sol pela tarde.
Muitas AC’s por aqui, certamente mais de 40, ao contrário de Junho 2009, onde havia 3 ou 4.
Aliás, nota-se bem que a invasão auto-caravanista, está de regresso ás suas origens...
Ontem, em Tanger, éramos a unica AC a sair do ferry, para o qual já estavam 8 alinhadinhas para entrar... E hoje, enquantos circulávamos na N1, cruzámo-nos com imensas em sentido contrário, fora as que viamos também a circular em direcção a Tanger, na auto-estrada, pois há troços em que as duas vias são práticamente lado a lado.
Para ámanhã, aproveitar para ir dar um passeio a pé até á povoação, compras, e ir á praia, com duas opções, ou no Atlantico, ou atravessando a lagoa de barco, e “aterrar” no areal da duna que separa a lagoa do oceano.
Á noite, tempo para ver o “Idolos” marroquino onde, tal como em Portugal, também aparecem uns cromos jeitosos, ir preparando texto e fotos para colocar no Bolg...não sei quando...e ainda falar com o Amigo e Companheiro Hadocck, que está lá para as bandas de Merzouga, e que apanhou hoje com 38º dentro da AC...Não está mau, atendendo a que estamos no inicio de Maio...
O nosso encontro, continua pensado para daqui a uma semana, em Zagora ou Mhamid.

01-05-2010 - ALGECIRAS / TÂNGER / ASILAH - 66 (680) kms
Ainda antes das 9h já tinhamos em nosso poder os bilhetes para a travessia, vendidos pelo próprio Gutierrez, e acompanhados da já habitual garrafa de cidra e do “cake”.
Foi-me dito que teríamos o ferry rápido ás 11h...mas aí começou a parte menos boa do dia.
Não só não houve ferry a essa hora, como o seguinte, das 13h, saíu, já passava das 14...e após a habitual hora e meia de viagem, eis que, por falta de cais disponivel no porto de Tanger, ficámos mais hora e meia parados no Milenium Tres, para atracar.
Enfim, precalços...
Já tinha o AT preenchido, mas mesmo assim os “habitués” lá do sitio ainda vieram pendurar-se numa “propina”...Depois de 2 ou 3 insistências, lá desistiram.
Saída da alfândega e logo trocar euros por dirhans, com o câmbio a 1€=10,929Dh.
Passo seguinte, primeiro teste ao nosso novo mapa de Marrocos (Tom Tom).
O destino era o Hiper Marjane, já na estrada para Larache, cujas coordenadas foram inseridas na altura.
Digamos que a Tótó nos quis meter por uns caminhos de cabras, e....tanto tentou que lá conseguiu, com a agravente de ter sido num local onde havia personagens que nao inspiravam lá muita confiança.
Mas lá chegámos ao Marjane, para comprar um numero de telemovel marroquino, por 20Dh e com 10 de chamadas, que, ao que me informaram dará para cerca de 2 minutos e meio de conversação. A ver vamos se é assim, mas o melhor será recarregar rápidamente, não vá acontecer algum imprevisto e ficar a meio duma chamada.
O Marjane estava a abarrotar e, juntamente com o já ter passado por 2 ou 3 grupitos de miudos que se colocavam quase a meio da estrada, sabe-se lá com que intenções, criou-me uma sensação de insegurança dificil de explicar, e da qual só me livrei quando arrancámos em direção a sul.
Decididamente, não gosto mesmo de Tanger.
Seguiram-se compras no hiper, pois este ano, e face á experiência de 2009, resolvemos vir mais leves até cá, e abastecermo-nos aqui.
E por falar em abastecer, logo de seguida e mesmo ali ao lado, eram horas de abastecer a AC.
Gasoleo a 7,34Dh/Lt, o que equivale a....mordam-se lá de inveja...0,672€/Lt...que tal? Falando de escudos...105$00 a menos em cada litro.
Dava jeito um atrelado para levar uma meia duzia de bidonzecos de 200Lt no regresso a casa.
Depois, inico da viagem para Moulay Bousssselham, destino inicialmente previsto para o dia em terras marroquinas, mas que, face aos atrazos verificados com a travessia do Estreito de Gibraltar, logo fez prever um plano B, que passava por ficar em Azilah ou em Larache.
Nos primeiros kilómetros para sul de Tanger, policias com as maquinas de filmar (radares) pareciam cogumelos...não havia rotunda onde eles não estivessem.
Com calma e com o stress deixado em casa, lá fomos indo, e mal chegámos á entrada de Azilah, nem hesitámos e toca a juntar a nossa AC ás mais de 2 dezenas que se encontravam no parque de estacionamento indicado no Guia Gandini (N 35º29,70’-W 06º02,25’). Com vigilante, 35Dh e, ao contrário do que indicava o Guia, nada de ruidos, isto é, o indicado para uma noite de paz e sossego, agora sim, caso para dizer...JÁ EM FÉRIAS.
Tempo para jantar, preparar umas coisas no portatil e toca a dormir, não sem que tivesse de aturar o guarda do parque a “colar-se” a “um pouco de vinho”...até á porta veio bater.
E logo eu, que detesto “melgas”...
Há quanto tempo não me deitava ás 21,30? Já nem me lembro.

30-04-2010 - CAMARATE / ALGECIRAS - 614 kms
Eram 16 horas quando saímos de casa rumo a Algeciras, onde viriamos a chegar á 1 da manhã (PT).
Na preparação da viagem, e dada a experiência de 2009, nada de muito especial, áparte o termos adquirido uma 2ª cassete quimica, por sinal rigorosamente a metade do preço que nos tinha sido pedido pelo representante da marca da nossa AC, e onde a mesma tinha sido adquirida...
Viagem feita a dois, já que optámos por deixar ficar em casa o 3º elemento, o Lance.
Tudo estava tratado, inclusivé a analise da anti-raiva, mas ainda não está “pronto” para uma estadia tão prolongada fora do seu quintal, e, para nós, acaba por ser muito menos preocupante.
Esperemos que em Julho já esteja em condições de ir aos Pirinéus ver o seu homólogo LANCE Armstrong.
Pelo meio, 614 km, já incluindo pequenos desvios que fizémos após Jerez de la Frontera, em busca de uma bomba de gasolina, pois, apesar de ter a noção de que o gasóleo daria até terras marroquinas, nunca é bom deixar chegar o depósito até perto do final da reserva.
Uma paragem de 50 minutos para um jantar na AC e nas calmas, aconteceu em Jabugo, pacata terra muito ligada aos presuntos e afins, já em solo de nuestros hermanos.
Chegados ao parque de estacionamento do Lidl, destino já nosso conhecido, tempo de contar mais 19 AC’s já ali estacionadas, fora duas a três dezenas mais, que se encontravam nas cercanias da agência Gutierrez.

2 comentários:

CATRINETA disse...

Amigo Majv,
Boa viagem e que tudo corra bem.
Um abraço extensivo á Bia.

João Morgado disse...

Caro Manuel,
Folgo em saber que tudo está a correr da melhor maneira e que as paisagens vos vão deslumbrando.
Entretanto já lá vai uma semana, não é? Aproveitem bem.
Um abraço.