DE PASSAGEM...

domingo, 16 de maio de 2010

Marrocos 2010 - Parte-4

15-05-2010 – SIDI IFNI / TIZNIT / GORGES D’AIT MANSOUR / TAFRAOUTE – 248 (3.145) kms
Camping Tazka em Tafraoute (N 29º42,921' - W 08º59,166'), após a visita ás Gargantas de Ait Mansour, sitio paradisiaco, mas que infelizmente foi vitima do rigoroso inverno que por aqui houve
Cerca de 2 kilometros cavados entre escarpas, recheados de palmeiras, mas entre as quais há muitos detritos arrastados pelas chuvas, entre os quais centenas e centenas de troncos de palmeirasExcelente o sinal de internet que aqui há neste wi-fi, e que até já me permitiu voltar a utilizar o Skype em perfeitas condições.
Á saída de Sidi-Ifni, ainda compras no souk e uma nova visita á nossa amiga e muito simpática Fátima, para saber se tinha recebido o mail com as fotos que tirei lá ontem, e que ela me pediu para lhe enviar, tendo-me dado o seu mail, sem que eu tivesse pedido...Parece que há mentalidades que vão mudando por estas bandas.
Ainda bem, digo eu...
Ámanhã...Agadir espera-nos.

14-05-2010 – SIDI IFNI – 0 (2.897) kms
De manhã, e após pequeno almoço tomado, subir até á vila, para pequenas compras e algumas fotos
Antes de ir, tempo para fotografar a tajine que começava a ser preparada para nósDe regresso, já estava preparada, nova fotoE toca a devorá-laEstava divinal, e muito superior ás que comemos em 2009.
Acompnhada de uma salada bérbere
O que sobrou foi istoNão haja duvidas que a cozinheira do camping, de seu nome Salka, tem mãos de fada para a culinária.
Ainda nos presenteou com uma pratalhada de cuscus, que ficaram para o jantar, e também estavam apaladissimos, embora não possamos fazer comparações, pois são os primeiros que comemos.
Á tarde, e tal como combinado, fomos até á casa do nosso amigo Mustapha, para beber um chá com a sua esposa.
Há momentos e episódios nas nossas vidas, que são dificeis de transmitir, e hoje passámos por isso.
Afinal o nosso amigo não está a trabalhar em Tan-tan, pois por motivos de saúde, foi para Rabat, para casa dum filho. Falámos com ele ao telemovel, mas vai ser dificil encontrá-lo por lá, pois andaremos desencontrados.
Em casa dele, mesmo pegada ao quartel dos bombeiros...esposa super simpatica e desenrascada no francês, o que nem estávamos á espera.
Uma casa marroquina, simples, limpissima, asseadissima, odor a limpo, chá feito meticulosamente ali á nossa frente e óptimo.
Também ela com problemas de saude, e com bastante dificuldade em falar, mas lá fomos conversando, naquela sala, onde havia colchões amontoados, e soubémos que eram para a familia, quando se reuniam.
Ás tantas quiz fazer da Bia, uma marroquina, e o resultado foi este
Juntaram-se duas marroquinasDepois...bem, depois foram momentos bem dificeis, com a nossa anfitriã a obrigar a Bia a receber aquele enorme “tecido”,como prova de amizade e gratidão pela visita...A vontade de não aceitar, e o não querer causar uma desfeita a quem queria dar algo de uma forma 100% desinteressada, foram dois sentimentos que durante algum tempo baralharam as nossas cabeças.
Tanta insistência, só podia dar em aceitar a oferta.
Claro que a “vingança” tinha de ser servida....e mais tarde, voltaríamos lá a casa, com um saco com utensilios do lar e outras coisas, consideradas repetidas aqui na AC.
Vi lágrimas nos olhos, sentimentos sentidos e que deixam marcas, não sabendo se alguma vez mais nos chegaremos a reencontrar.
Entre as duas idas a casa do Mustapha, a compra do tapete tipico marroquino, utilizado em todas as casas, e adoptado por inumeros auto-caravanistas para colocar no exterior da AC, quando em parques de campismo.
Com a medida de 4,0 x 1,80 m, teve de levar franjas nos topos, tarefa prontamente executada pela simpática Fátima, e com a ajuda duma amiguinha que por lá estava com ela
Á noite, tempo para ir até á sala de internet do camping, pois ali sempre dá para carregar fotos no blog, e para surpresa, excelente ligação pelo Skype com o António Resende, meu grande mestre das aventuras marroquinas, com quem estive bem mais de meia hora na palheta.
Para amanhã, o destino será Tafraoute, com passagem por Tiznit e pelas Gargantas de Ait Mansour.

Sem comentários: