29-05-2010 – ALDEIA DA ESTRELA / MONSARAZ / CASA – 238 (5.345) kms
Acordar, abrir a janela da AC e dar com aquele enorme e calmo lençol de água espelhada, foi a maneira de começar o ultimo dia de viagem
Passeio a pé até perto do local onde já tinhamos dormido em Abril 2009, mas ao qual agora não há acesso, pois entretanto o nivel das águas subiu e bem.Acordar, abrir a janela da AC e dar com aquele enorme e calmo lençol de água espelhada, foi a maneira de começar o ultimo dia de viagem
De seguida rumar até Monsaraz para ali almoçar enquanto apreciávamos a beleza do Alqueva Depois, bem, depois foi o final da viagem até casa, com a agradavel surpresa do encontro casual com os nossos amigos e companheiros Nuno Pires e Susana, os quais vinham de carro e nos avistaram perto de Montemor.
Estivémos bem mais de uma hora na conversa e a ver fotos das férias, e, verdade seja dita...já tinhamos saudades de conversar em português com alguém...
Chegada a casa com 5.345 kms percorridos, sem qualquer problema, seja com a viatura ou com "estranhos".
E quando assim é...que venha a próxima grande viagem....em 2011.
Quanto a Marrocos, até um dia, pois, daqui a uns anitos, havemos de lá voltar.
28-05-2010 – MARTIL / TANGER / TANGER MED / ALGECIRAS / ALDEIA DA ESTRELA – 568 (5.107) kms
Dia do regresso a terras lusitanas.
Inicio de viagem ao longo da costa mediterrânea, entre Martil e Ceuta, a que eu chamaria Marrocos europeu.
De seguida, e porque havia de tratar dos formalismos para entrar em Ceuta, e depois idem, idem, para voltar a sair, limitámo-nos a ver o enclave espanhol "ao longe".
Seguiu-se a viagem até Tanger, para, como não podia deixar de ser, atestar o depósito, e apanhar o ferry para Algeciras...
Pois, só que...desde o dia 17, as ligações com Algeciras, já não são feitas através daquele porto, mas sim de um novo, chamado Tanger Med, onde yinhamos passado cerca de 40 kms antes...Enfim, toca de voltar até lá e apanhar o ferry, que agora demora menos cerca de meia hora, isto é, a travessia passa a ser de 55 a 60 minutos.
Mas, e voltando ao abastecimento de gasóleo, lá bati o meu record...1.068 kms com 82,72 Lt, o que dá uma média de 7,745 Lt/100...e com aquelas belas estradas nos dias 23 e 24...
Um alerta a quem fôr a Marrocos e entrar por Tanger, agora Tanger Med: não vão com o depósito de combustivel muito em baixo, a contar com uma bomba á saída do porto...
Nós, não vimos qualquer bomba entre Tanger Med e Tanger, e são mais de 40 kms que, apesar das belas paisagens, são de subidas e descidas acentuadas.
Passagem por Sevilha com paragem no Carrefour, para fazer mais abastecimentos para casa, e chegada já perto da 1 da manhã á Aldeia da Estrela, juntinho ao grande lago do Alqueva.
27-05-2010 – MARTIL / CABO NEGRO / MARTIL – 39 (4.539) kms
Dia muito idêntico ao de ontem. De manhã praia e mais praia. De tarde volta a pé por Martil, e depois saída com a AC até Cabo Negro com passagem pelo Marjane para umas compras já com destino a casa. Eis um video da praia de Martil, que nos dias aqui passados, mais parece uma piscina gigante, tal é a ausência de ondulação.
26-05-2010 – MARTIL / MARTIL – 0 (4.500) kms
Sem história...praia de manhã e de tarde. Muito, mas mesmo muito agradavel esta praia. Andam a fazer limpeza do areal, já que a época balnear se aproxima. Ponto alto do dia, o jantar...Uma tripinha de arroz que tinha vindo de casa e ainda andava aqui meio perdida
25-05-2010 – CHEFCHAOUEN / MARTIL – 84 (4.500) kms
Eram 9 da manhã, quando iniciámos a descida até Chefchaouen, para visitar a antiga medina. Descida a escadariaque nos conduz directamente á medina, logo ali se começa a vaguear por entre aquelas ruelas e os seus inumeros tons de azul. É deslumbrante, e a curiosidade de sair das ruelas principais e entrar em pátios e caminhos sem saída, valeram bem a pena, e permitiram que se fizessem fotos lindissimas. Apenas alguns exemplos...E tantas mais...Até parece ainda existirem vestigios portugueses...Para além de inumeros fornos comunitários A pouco e pouco, as lojinhas iam abrindo, o movimento começava a crescer, e a conclusão óbvia de que tinha sido boa opção ter ido cedinho visitar aquele mundo.
Depois, a parte mais penosa...o voltar a subir a escadaria até ao parque, onde o almoço nos esperavaDe tarde, vinda para Martil, e que bom foi ter feito esta opção.
A 200 m do Camping Alboustane (N 35º 37,727’ W 05º 16,618´), uma praia espectacular, já em pleno Mediterrâneo, água com temperatura razoavel, limpeza da areia acima da média marroquina, e, quando as obras de remodelação paisagistica estiverem concluidas, fica dotada de um amplo e longo passeio, o qual, certamente, ficará a abarrotar de gente pela noite.
Dadas as condições aqui encontradas, decisão já tomada...só sairemos daqui 6ª feira de manhã, rumo a Tanger (com passagem por Ceuta), e para fazer a travessia ao fim do dia.
Ahhhhh, e aqui há Wi-Fi, se bem que só junto á recepção, mas isso fica para ámanhã. Portanto, pela frente, temos 2 dias para umas belas banhocas e trabalhar para o bronze. E ao jantar....lá se acabou também o verdinho. Agora restam as bejecas, e muitas...
A 200 m do Camping Alboustane (N 35º 37,727’ W 05º 16,618´), uma praia espectacular, já em pleno Mediterrâneo, água com temperatura razoavel, limpeza da areia acima da média marroquina, e, quando as obras de remodelação paisagistica estiverem concluidas, fica dotada de um amplo e longo passeio, o qual, certamente, ficará a abarrotar de gente pela noite.
Dadas as condições aqui encontradas, decisão já tomada...só sairemos daqui 6ª feira de manhã, rumo a Tanger (com passagem por Ceuta), e para fazer a travessia ao fim do dia.
Ahhhhh, e aqui há Wi-Fi, se bem que só junto á recepção, mas isso fica para ámanhã. Portanto, pela frente, temos 2 dias para umas belas banhocas e trabalhar para o bronze. E ao jantar....lá se acabou também o verdinho. Agora restam as bejecas, e muitas...
24-05-2010 – MOULEY BOUSSELHAM / CHEFCHAOUEN – 173 (4.416) kms
A noite foi curta... Havia que dar uso á cana de pesca, e ver o que se conseguiria encontrar na lagoa.
Com o isco que me arranjaram, e já de noite, lá fui pescar á bóia e sem anzóis apropriados, ainda consegui fazer o gosto ao dedo, e apanhei 7 sarguitos... Foi um entretém até acabar com o isco, o que aconteceu já perto das 3 e meia da manhã.
Ao pé de mim, também esteve o gerente do camping, a pescar ao fundo e, que eu tivesse contado, a deixar lá ficar 3 chumbadas e mais tarde o guarda, que ainda apanhou uma solha.
E agora, cá estamos na cidade azul, precisamente no parque onde, em 2009, dormimos a nossa primeira noite em solo marroquino.
Continua a não ter local para despejar as águas sujas, e quanto á cassete, é mesmo nas casas de banho. Vale pelo sossego e ar bem puro do alto da montanha.
Curioso que, ao perguntar pelo local de despejo das águas cinzentas, foi-me sugerido....”lá ao fundo do parque...”.
Óbviamente, tive de dizer ao segurança, que eu não fazia coisas dessas.
Mais uma aventura de doidos, foi a minha opção de fazer a P4208 em direção a Arbaoua...TERRIVEL. Principalmente porque lá pelo meio, em Lalla Minouna, se é que se pode chamar povoação áquilo, segui pela direita, por esta rua...Que nos levaria a esta bela "estrada"Até que alguém me disse que por ali, e lá mais para a frente, não conseguiria passar.
Realmente, o gps dava-me indicação que eu seguia a 250 m da estrada própriamente dita, mas como, neste caso, não mandou voltar para traz, eu lá ia seguindo.
Toca de encontrar um buraco da agulha para fazer inversão de marcha, e vir á dita rotunda retomar o caminho correcto, se bem que em miseravel estado.
Depois foi tempo de tentar encontrar o El rei D.Sebastião, que terá desaparecido numa manhã de nevoeiro aqui em Alcacer Quibir Não o encontrei, mas poderá estar escondido na mesquitaOu, quem sabe, dentro da torre deste relógioDepois de muito hesitar, perguntei a dois policias, o estado dos 100 kms da R410 entre Ksar el Kebir e Chefchaouen, tendo sido informado que estava boa...ora bem, como aqui é Marrocos, “boa” devia querer dizer que não tinha muitos buracos...Isto vai-se aprendendo umas coisas...
E realmente assim foi, aqui e ali com alguns buracos, estragulamentos motivados por deslizamentos, deformações enormes no pavimento, etc, etc, mas deu para andar bem. Os ultimos 60 kilómetros são tipo estrada de montanha, com uma subida interminavel e uma descida bem acentuada aqui em direção á cidade azul.
Pelo caminho mais umas dezenas de crianças com direito a “brindes”, e alguns a ficarem “doidos” com os bonésAhhhh, e continua-se a ver muitas camisolas 7’s e 9’s com o nome do madeirense...cá p’ra mim, isto é uma pragaA cerca de 45 kms daqui, em plena subida, e no meio do nada, demos com isto no meio da estradaConfesso que até pensei tratar-se de uma tartaruguinha feita em madeira, mas não era. Pobre bichinho, tão pequenina, hibernada, e ali em cima do alcatrão.
Lá a tirámos e meti-a em cima da terra da berma...já que não me deixaram levá-la para Camarate...
Ao jantar, foi a vez de se acabar o nectar tinto...mas a fonte ainda não secou. Vantagem de ter uma boa arrecadação na AC e vir abastecido.
O problema com a máquina fotográfica mantém-se. Hoje ainda peguei em ferramentas para a abrir, mas logo a co-piloto saiu-se com: “olha que tens Chefchaouen para fotografar”....Bolas que falta de confiança.
Vamos ver o que se consegue fazer amanhã de manhã na nossa visita á antiga medina, mas penso que só em agente oficial é que talvez possa ter “arranjo”. Depois de almoço, e porque há dias disponiveis, seguiremos em direção a Martil, local que estava fora do nosso roteiro, tal como Ceuta, onde pensamos passar lá para 4ª ou 5ª feira.
E agora, 22 horas, tempo de dormir, porque, ou muito me engano, ou, tal como no ano passado, deveremos ser acordados lá para as 4 da manhã com o alto som vindo da mesquita...Aqui levantam-se cedo para rezar.
Com o isco que me arranjaram, e já de noite, lá fui pescar á bóia e sem anzóis apropriados, ainda consegui fazer o gosto ao dedo, e apanhei 7 sarguitos... Foi um entretém até acabar com o isco, o que aconteceu já perto das 3 e meia da manhã.
Ao pé de mim, também esteve o gerente do camping, a pescar ao fundo e, que eu tivesse contado, a deixar lá ficar 3 chumbadas e mais tarde o guarda, que ainda apanhou uma solha.
E agora, cá estamos na cidade azul, precisamente no parque onde, em 2009, dormimos a nossa primeira noite em solo marroquino.
Continua a não ter local para despejar as águas sujas, e quanto á cassete, é mesmo nas casas de banho. Vale pelo sossego e ar bem puro do alto da montanha.
Curioso que, ao perguntar pelo local de despejo das águas cinzentas, foi-me sugerido....”lá ao fundo do parque...”.
Óbviamente, tive de dizer ao segurança, que eu não fazia coisas dessas.
Mais uma aventura de doidos, foi a minha opção de fazer a P4208 em direção a Arbaoua...TERRIVEL. Principalmente porque lá pelo meio, em Lalla Minouna, se é que se pode chamar povoação áquilo, segui pela direita, por esta rua...Que nos levaria a esta bela "estrada"Até que alguém me disse que por ali, e lá mais para a frente, não conseguiria passar.
Realmente, o gps dava-me indicação que eu seguia a 250 m da estrada própriamente dita, mas como, neste caso, não mandou voltar para traz, eu lá ia seguindo.
Toca de encontrar um buraco da agulha para fazer inversão de marcha, e vir á dita rotunda retomar o caminho correcto, se bem que em miseravel estado.
Depois foi tempo de tentar encontrar o El rei D.Sebastião, que terá desaparecido numa manhã de nevoeiro aqui em Alcacer Quibir Não o encontrei, mas poderá estar escondido na mesquitaOu, quem sabe, dentro da torre deste relógioDepois de muito hesitar, perguntei a dois policias, o estado dos 100 kms da R410 entre Ksar el Kebir e Chefchaouen, tendo sido informado que estava boa...ora bem, como aqui é Marrocos, “boa” devia querer dizer que não tinha muitos buracos...Isto vai-se aprendendo umas coisas...
E realmente assim foi, aqui e ali com alguns buracos, estragulamentos motivados por deslizamentos, deformações enormes no pavimento, etc, etc, mas deu para andar bem. Os ultimos 60 kilómetros são tipo estrada de montanha, com uma subida interminavel e uma descida bem acentuada aqui em direção á cidade azul.
Pelo caminho mais umas dezenas de crianças com direito a “brindes”, e alguns a ficarem “doidos” com os bonésAhhhh, e continua-se a ver muitas camisolas 7’s e 9’s com o nome do madeirense...cá p’ra mim, isto é uma pragaA cerca de 45 kms daqui, em plena subida, e no meio do nada, demos com isto no meio da estradaConfesso que até pensei tratar-se de uma tartaruguinha feita em madeira, mas não era. Pobre bichinho, tão pequenina, hibernada, e ali em cima do alcatrão.
Lá a tirámos e meti-a em cima da terra da berma...já que não me deixaram levá-la para Camarate...
Ao jantar, foi a vez de se acabar o nectar tinto...mas a fonte ainda não secou. Vantagem de ter uma boa arrecadação na AC e vir abastecido.
O problema com a máquina fotográfica mantém-se. Hoje ainda peguei em ferramentas para a abrir, mas logo a co-piloto saiu-se com: “olha que tens Chefchaouen para fotografar”....Bolas que falta de confiança.
Vamos ver o que se consegue fazer amanhã de manhã na nossa visita á antiga medina, mas penso que só em agente oficial é que talvez possa ter “arranjo”. Depois de almoço, e porque há dias disponiveis, seguiremos em direção a Martil, local que estava fora do nosso roteiro, tal como Ceuta, onde pensamos passar lá para 4ª ou 5ª feira.
E agora, 22 horas, tempo de dormir, porque, ou muito me engano, ou, tal como no ano passado, deveremos ser acordados lá para as 4 da manhã com o alto som vindo da mesquita...Aqui levantam-se cedo para rezar.
23-05-2010 – MOHAMMEDIA / KÉNITRA / MOULAY BOUSSELHAM – 196 (4.243) kms
Primeiro: ninguém se meta pela estrada Kénitra / Moulay Bousselham, e muito menos se acredite na conversa dos policias.
Perguntei a um como estavam as estradas P4201 P4214, e disse-me que “em obras nos primeiros 2º Kms mas depois os outros 65....estavam bons. Pois é...foram só 3 horas para fazer os 90 kms, qual deles o pior...é mesmo para evitar, e, neste caso, mesmo sendo eu um autocaravanista anti-autoestradas, recorrer á existente, pois pela nacional existente, deve ser cerca do dobro da distância.
Cá para mim, o chá que estava junto á viatura policialDevia estar estragado.
Antes de Kénitra, foi tempo de percorrer estradas já conhecidas de 2009, e rever a bonita zona de Temara, e Rabat, com uma completa revolução de trânsito, em virtude da construção de uma nova ponte e a preparação do espectáculo de hoje do Julio Iglesias, com entradas a 600 Dh.
Em Kénitra, aproveitámos ter visto uma churrascaria, e lá vai disto...toca de ir comprar um “frango completo” por 80 Dh. Porque “completo”? Porque entendi que completo, seria inteiro...E era, mas, com a companhia de batata frita, arroz, 3 molhos diferentes e 4 pães marroquinos....
Quando vimos aquilo tudo em cima do balcão, íamos tendo um ataque cardiaco. De referir o excelente aspecto do estabelecimento, e aliás, só não optámos por almoçar ali mesmo, pois a AC estava mal estacionada, e podia haver crise.
Claro que, uns quilómetros mais á frente, e depois da brilhante informação do policia, arranjámos um local para almoçar, e não resisti a fazer uma foto...Durante o almoço íamos vendo passar gente, sabe-se lá a caminho de onde, e entre essas pessoas, chamámos 2 miudos para lhes entregar qualquer coisapois a viagem aproxima-se do fim, e o stock vindo de casa ainda não acabou. O que acabou hoje, e precisamente ao almoço, foi o néctar branco...deste já não há mais. Chegados ao nosso já conhecido parque municipal em Moulay Bousselham, logo tratei de arranjar um entretém para a noite...
Agora é hora de janta, e depois vou dar de comer aos peixinhos.
Perguntei a um como estavam as estradas P4201 P4214, e disse-me que “em obras nos primeiros 2º Kms mas depois os outros 65....estavam bons. Pois é...foram só 3 horas para fazer os 90 kms, qual deles o pior...é mesmo para evitar, e, neste caso, mesmo sendo eu um autocaravanista anti-autoestradas, recorrer á existente, pois pela nacional existente, deve ser cerca do dobro da distância.
Cá para mim, o chá que estava junto á viatura policialDevia estar estragado.
Antes de Kénitra, foi tempo de percorrer estradas já conhecidas de 2009, e rever a bonita zona de Temara, e Rabat, com uma completa revolução de trânsito, em virtude da construção de uma nova ponte e a preparação do espectáculo de hoje do Julio Iglesias, com entradas a 600 Dh.
Em Kénitra, aproveitámos ter visto uma churrascaria, e lá vai disto...toca de ir comprar um “frango completo” por 80 Dh. Porque “completo”? Porque entendi que completo, seria inteiro...E era, mas, com a companhia de batata frita, arroz, 3 molhos diferentes e 4 pães marroquinos....
Quando vimos aquilo tudo em cima do balcão, íamos tendo um ataque cardiaco. De referir o excelente aspecto do estabelecimento, e aliás, só não optámos por almoçar ali mesmo, pois a AC estava mal estacionada, e podia haver crise.
Claro que, uns quilómetros mais á frente, e depois da brilhante informação do policia, arranjámos um local para almoçar, e não resisti a fazer uma foto...Durante o almoço íamos vendo passar gente, sabe-se lá a caminho de onde, e entre essas pessoas, chamámos 2 miudos para lhes entregar qualquer coisapois a viagem aproxima-se do fim, e o stock vindo de casa ainda não acabou. O que acabou hoje, e precisamente ao almoço, foi o néctar branco...deste já não há mais. Chegados ao nosso já conhecido parque municipal em Moulay Bousselham, logo tratei de arranjar um entretém para a noite...
Agora é hora de janta, e depois vou dar de comer aos peixinhos.
22-05-2010 – MOHAMMEDIA / CASABLANCA / MOHAMMEDIA – 93 (4.047) kms
Objectivo cumprido, que é como quem diz, visitámos a Mesquita Hassan II, a tal que tem o minarete mais alto do mundo, com 200 m, e capacidade para 25.000 pessoas no seu interior, para além duma praça exterior que permite mais 80.000 É imponente, espectacular, e valeu bem a pena os bilhetes que, para nós estrangeiros eram de 120 Dh. Se fossemos marroquinos era de 60 Dh. Para quem não fiquem duvidas, aqui deixo foto do preçário...E que tal, como medida de combate ao déficite, o Sr. Engº José Sócrates arranjar uma maneira de decretar que as entradas em museus e afins, para os estrangeiros, seja do dobro do preço praticado para os da casa? Pelo menos aplicar isso aos marroquinos... Mas voltando á mesquita, é verdadeiramente espectacular, e uma referência muito especial para a nossa guia, de nome AfifaSimpatiquissima.
Terminada a visita, regresso á AC, estacionada mesmo junto á mesquita, e por 20 Dh, que, por não me ter sido entregue qualquer recibo, nem sei quem teria ficado com eles... Pelo caminho, reparámos que, mesmo ali ao pé, no recinto da Feira Internacional decorria o 7º Salão Automovel, do qual, e por curiosidade, já tinhamos visto imagens na TV cá do sitio.
Assim, depois do almoço rápido no nosso hotel, lá fomos ver as máquinas voadoras Até aqui...
Até á Castrol ele faz publicidade...espero que ao menos tenha o motor afinado para a África do Sul.
De regresso ao camping, lá tivémos de voltar a atravessar o caos de trânsito de Casablanca...ainda gostava de saber o código de estrada cá deste sitio...penso que só deve ter um artigo: “SALVE-SE QUEM, E COMO, QUISER”.
Á chegada ao camping, e porque ainda era cedo, hora para um banhinho de sol no areal da “praia” e tempo de conhecer dois elementos do forum do “lemarocencampingcar”, Aliplage, filho do proprietário do camping, por sinal familia bem simpática e acolhedora, e um francês Patclau29, que, convidei para um moscatel, mas não apareceu....mais sobrou.
Ao jantar, voltámos ao sargo assado na brasa, pois havia um, já arranjadinho e no congelador, desde Plage Blanche.
Espero que esta noite seja tão calma como a de ontem....realmente este camping é optimo, e, entre todos os que conhecemos em Marrocos, é, de longe, aquele que mais sombras tem. Recomenda-se.
Objectivo cumprido, que é como quem diz, visitámos a Mesquita Hassan II, a tal que tem o minarete mais alto do mundo, com 200 m, e capacidade para 25.000 pessoas no seu interior, para além duma praça exterior que permite mais 80.000 É imponente, espectacular, e valeu bem a pena os bilhetes que, para nós estrangeiros eram de 120 Dh. Se fossemos marroquinos era de 60 Dh. Para quem não fiquem duvidas, aqui deixo foto do preçário...E que tal, como medida de combate ao déficite, o Sr. Engº José Sócrates arranjar uma maneira de decretar que as entradas em museus e afins, para os estrangeiros, seja do dobro do preço praticado para os da casa? Pelo menos aplicar isso aos marroquinos... Mas voltando á mesquita, é verdadeiramente espectacular, e uma referência muito especial para a nossa guia, de nome AfifaSimpatiquissima.
Terminada a visita, regresso á AC, estacionada mesmo junto á mesquita, e por 20 Dh, que, por não me ter sido entregue qualquer recibo, nem sei quem teria ficado com eles... Pelo caminho, reparámos que, mesmo ali ao pé, no recinto da Feira Internacional decorria o 7º Salão Automovel, do qual, e por curiosidade, já tinhamos visto imagens na TV cá do sitio.
Assim, depois do almoço rápido no nosso hotel, lá fomos ver as máquinas voadoras Até aqui...
Até á Castrol ele faz publicidade...espero que ao menos tenha o motor afinado para a África do Sul.
De regresso ao camping, lá tivémos de voltar a atravessar o caos de trânsito de Casablanca...ainda gostava de saber o código de estrada cá deste sitio...penso que só deve ter um artigo: “SALVE-SE QUEM, E COMO, QUISER”.
Á chegada ao camping, e porque ainda era cedo, hora para um banhinho de sol no areal da “praia” e tempo de conhecer dois elementos do forum do “lemarocencampingcar”, Aliplage, filho do proprietário do camping, por sinal familia bem simpática e acolhedora, e um francês Patclau29, que, convidei para um moscatel, mas não apareceu....mais sobrou.
Ao jantar, voltámos ao sargo assado na brasa, pois havia um, já arranjadinho e no congelador, desde Plage Blanche.
Espero que esta noite seja tão calma como a de ontem....realmente este camping é optimo, e, entre todos os que conhecemos em Marrocos, é, de longe, aquele que mais sombras tem. Recomenda-se.
21-05-2010 – MARRAKECH / MOHAMMEDIA– 261 (3.954) kms
Dia sem grande história. Antes da saída do camping, uma ultima ida até á piscinaOnde até os passarinhos aproveitam para se refrescare mais algumas fotos daquele que deverá ser um dos melhores espaços de acolhimento de autocaravanistas, o qual começa logo á chegada, com a simpatiquissima recepcionista FannyDepois, iniciar a viagem rumo ao camping Ocen Blue em Mohammedia (N 33º 44,212’ – W 07º 19,412’), situado cerca de 45 kms a norte de Casablanca, mas é o que há de mais perto dessa grande cidade.
Pelo caminho, a curiosidade de, pela primeira vez, termos visto combóios por estas bandas, pois a via férrea, tem muitos kilómetros paralelos á estrada que une as duas grandes cidades, que são Marraquech e Casablanca.
Ao final da tarde, e ao ver as fotos do dia, algo de menos agradavel...a máquina, nas fotos de hoje, resolveu começar a introduzir umas manchas. Espero que tenha sido apenas impurezas na objectiva, a qual, entretanto, já foi objecto de limpeza.
Uma noticia agradavel, é o facto de haver wi-fi aqui no camping, embora, no local onde estamos estacionados, o sinal seja bem fraco.
De qualquer modo, também não irá servir para muito, pois irei juntar alguns dias até publicar novamente alguma coisa no blog.
Este camping, está localizado mesmo junto a uma “praia”....e escrevo a palavra “praia” entre aspas, pois apenas poderá ser considerada como tal, quando está maré alta, já que imediatamente a seguir ao areal, existe uma enorme extensão de rochas...
Mas, pelo breve passeio que lá fizémos hoje, até é bastante agradavel.
Pelo caminho, a curiosidade de, pela primeira vez, termos visto combóios por estas bandas, pois a via férrea, tem muitos kilómetros paralelos á estrada que une as duas grandes cidades, que são Marraquech e Casablanca.
Ao final da tarde, e ao ver as fotos do dia, algo de menos agradavel...a máquina, nas fotos de hoje, resolveu começar a introduzir umas manchas. Espero que tenha sido apenas impurezas na objectiva, a qual, entretanto, já foi objecto de limpeza.
Uma noticia agradavel, é o facto de haver wi-fi aqui no camping, embora, no local onde estamos estacionados, o sinal seja bem fraco.
De qualquer modo, também não irá servir para muito, pois irei juntar alguns dias até publicar novamente alguma coisa no blog.
Este camping, está localizado mesmo junto a uma “praia”....e escrevo a palavra “praia” entre aspas, pois apenas poderá ser considerada como tal, quando está maré alta, já que imediatamente a seguir ao areal, existe uma enorme extensão de rochas...
Mas, pelo breve passeio que lá fizémos hoje, até é bastante agradavel.
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