DE PASSAGEM...

sábado, 8 de maio de 2010

Marrocos 2010 - Parte-2

08-05-2010 - OUARZAZATE / AGDZ / ZAGORA / MHAMID - 265 (1.959) KMS
Mhamid.
Uma opinião? Se soubesse, não tinha vindo até aqui.
Comparado com Merzouga em 2009, não tem nada a ver.
Á chegada, fomos literalmente “perseguidos” por um jeep que deviam querer impingir-nos qualquer coisa...
Aproveitei uma altura em que pararam á nossa frente, e sairam do jeep, para fazer uma volta de 180º e passar uma tangente a um deles....Remédio santo, nunca mais os vi.
Aqui no Camping Hamada du Draa, tentei que nos arranjassem uma tajine para o jantar...Hoje, e apesar de terem restaurante, não podia ser porque vinha um grupo grande para jantar, servido nas mesas do jardimo qual seria sopa e carne assada na brasa com verduras...Preço? 150Dh....obrigadinho, mas fica para outro local...como diria o outro “tajines há muitos, seus palermas...”
Para ir até ás dunas ámanhã...só em jeep, 2 horitas e 1.500Dh pelos dois....Só de me lembrar que em Merzouga, por metade desse preço, andámos por lá o dobro do tempo, inclusivé visitando nómadas, tribo de sudaneses, trilhos do Dakar, cooperativas, etc. etc....
Quanto á internet, realmente há wi-fi gratuito....na recepção e de fraco sinal.
Ainda deu para meter 2 fotos referentes ao texto de ontem, e....STOP....estou de férias, e stressar por causa da net, NÃO, OBRIGADO.
Moral da história, em vez de ficarmos por aqui ámanhã, arrancaremos a caminho de Tata.
Pelo meio ficou o Col de Azgur, com imagens impressionantes do que a natureza nos pode apresentarAgdzonde não faltavam as Tajinese o seu souk, onde aproveitámos para comprar fruta e legumese mais á frente, Zagora, cidade bem grande e limpae que, por curiosidade ou milagre...NÃO ANDA EM OBRAS...é que por aqui, este ano, tal como em 2009, existem obras em quase tudo o que é vila ou cidade..
Amanhã, no regresso, Zagora voltará a ser ponto de passagem e até lá será esta a estrada..."bem larga", como podem ver...Para almoçar, muito tivémos que procurar até encontrar uma sombritaO sol escaldava, o tempo estava abafado e não dava jeito nenhum almoçar parados ao sol e a berma do lado oposto, foi o que se conseguiu arranjar.
Depois, foi o chegar a Mhamid e dar de caras com o cenário "encantador" com que inicei esta mensagem.

07-05-2010 - TIZMOUTINE / OUARZAZATE - 186 (1.694) kms
Tal como previsto, viémos até Ouarzazate, e aqui estamos no Camping Municipal, na companhia do Capitão Haddock e sua esposa, Fernanda.

Até já aproveitei para colocar no blog, uma 1ª parte das férias.
Saída do acolhedor camping de TizmoutinePassagem por El-Keláa M'Gouna, terra das rosas, com as suas festas a principiarem precisamente hoje, obrigando inclusivé a desvios de trânsito por caminhos de terra, e com paragem obrigatória para reabastecimento de gasoleo, e de produtos á base de rosas.
De Tânger até El.Kelaá, 961 kms percorridos e consumo médio de 8,66 Lt/100...não é mau.
Almoço tipicamente português (espero que o Alentejo ainda não se tenha tornado independente...), sopa de cação, feita propositadamente para congelar e ser consumida neste nosso almoço, antecedida de uma salada de tomate e pimento assado, e bem regada com o branquinho do meu amigo Vitor de Alijó...
No final, não podia faltar o moscatel da mesma precedência....Ah pois é, quem vai para o mar, avia-se em terra...(eu, que até nem fui marinheiro...) e eu fiz a minha parte, vim bem abastecido.
Entretanto, uma sala de informática,bem á portuguesa, e com as velas anti-insectos, pois começámos a ser atacados.
E as AC's da Cimeira Tuga, prontas para mais uma noite de sossego

2 comentários:

João Morgado disse...

Pois... Sopa de cação e se os meus poderes de adivinho não falham, houve também umas linguas de porco e não me diga que o porco também era alentejano.
Boa continuação

Xana & Hugo disse...

Já vi fotos no blog do HAddock da almoçarada :) continuaçao de boas férias.

Beijocas