DE PASSAGEM...

sábado, 5 de maio de 2012

Dias 27 e 28 - Pelos Fiordes, até ao Sol da meia-noite...

Dia 27 – 03/05/2012 – Karlstad (S) / Kongsberg (N) – 364/6.934 km
A calma que este lago Vanern nos transmite é algo que não dá para descrever.
Foram duas noites de silêncio absoluto e bem retemperadoras.
Ainda ontem á noite, já depois de ter posto a publicação do blog em dia, resolvia ir até á beira da água, ali mesmo a escassos 10 metros da Tuguinha.
Com alguma dificuldade, lá conseguis ouvir um ou outro pato a chapinhar na agua, bem como alguns peixes a “brincar” áquela hora da noite.... J
Já em viagem, mais alguns registos fotograficos da Suécia...
Antes de deixarmos a Suecia, tive de atestar....obviamente.
Já sabia o que me esperava do lado de cá...e bate mesmo certo.
Acho que é desta que vou ter de meter gasoleo a 2 euros por litro....sem comentários.
Ainda tinha esperanças que tal não viesse a acontecer, mas agora já me mentalizei que vai mesmo doer.
Quanto a consumos e afins...e ao fim de  6.695 kms de viagem, vou com uma média de consumo de 8,538 lt/100.
Oxalá que a vá mantendo, ou quem sabe até melhorá-la...pois o bolso bem que agradece.
Entrada na Noruega com 6,701 percorridos, isto é, cerca de um terço do previsto...
Ainda estou para saber, como é que me irá parar a casa a nota de pagamento de uma portagem, no valor de 25 coroas,e onde não havia nem portageiro nem pagamentos em numerário...apenas leitura automatica.
Disseram-me que quando lá passasse, que não me preocupasse, que depois o valor ia chegar a casa...ok, vou esperar...sentado :)
Dirigimo-nos ao local previsto para pernoitar, e pudémos confirmar tudo o que de positivo já tinha lido sobre o mesmo, nomeadamente a zona envolvente, e onde tive oportunidade de falar com 2 policias que andavam numa ronda e ouvido a confirmação de autorazação de pernoita e segurança.
Como não estava por lá mais nenhuma AC, e porque ainda era cedo, fizémos ums visita ao lago (mais um....) e resolvemos pegar na Tuguinha para descer até á cidade.
Após algumas voltas, e quando nos preparávamos para voltar ao parque, mudança de planos e toca a rumar até Kongsberg, onde tinha indicação da existência de uma ASP.
Realmente existe, até tem 2 torneiras, mas quando fui perguntar á simpatica e bem loirinha funcionária da bomba de gasolina, qual era a de agua potavel, logo me informou de que eram ambas improprias para beber, e me levou até junto de outra torneira, essa sim de agua potavel.
Porque a zona era ruidosa, viémos em busca de local mais sossegado, tendo optado por este (N 59º41’15’’ E 09º38’03’’), num parque de estacionamento junto a uma empresa de venda e aluguer de AC’s...
Ainda por cima...uma internet caída do céu J
E do céu, também já começou a cair chuva, nada que as nuvens aqui na Noruega não estivessem a ameaçar desde o final da tarde.
Amanhã de manhã, toca de ir ao banco para arranjar coroas norueguesas, pois quando cheguei a Oslo, já os bancos estavam fechados.
Com tudo isto, já estamos com 6 dias de avanço em relação ao inicialmente previsto, e a manter-se esta situação, parece que o plano B após Aushwitz, ainda vai ser posto em pratica...isto é, passagem por Bratislava e visita a Viena.


Dia 28 – 04/05/2012 – Kongsberg (N) / Valle (N) – 226/7.160 km
Quem diria que uma noite de chuva, prolongada até meio da manhã, acabaria num dia de sol esplendido, a dar ainda mais brilho a muitas e maravilhosas paisagens.
Pala manhã, e ainda em Kongsberg, algumas fotos da queda de água e da cascata...
Depois, com um céu muito cinzento e alguma chuva pelo meio, uma sucessão incrivel de lagos e mais lagos, rios e mais rios...
De entre muitos relatos de viagens por estas paragens, houve um, de companheiros franceses, que se referiam a esta travessia com comentários muito positivos sobre a beleza da mesma, pelo que, na minha preparação, desde logo foi incluida.
Seliord, Dalen e Borsae Kroa, foram alguns dos locais atravessados, sempre com Estrada de piso excelente, se bem que seja considerada de montanha.
Por vezes somos transportados para os Pirinéus...é mesmo verdade, há paisagens similares e até os acessos a  Dalen, fazem lembrar os sucessivos cotovelos de muitas montanhas do Tour...espectacular mesmo.
Ao longo do dia, cruzámo-nos com 5 ou 6 AC’s, pelo que poderei concluir que, efectivamente, não é um trajecto muito usual.
Todavia, e depois de o ter feito, assino por baixo tudo o que os tais franceses diziam sobre ele...para quem gosta da natureza, é fabuloso.
Em Hedall, a igreja em madeira, que infelizmente só reabre ao publico em Junho...
e o já habitual cemitério em anexo
Espigueiros para todos os gostos...
Até que começou a aparecer a neve...primeiro ao longe
E depois, já com muito sol, cada vez mais perto...até o Luck resolveu andar a correr e saltar, sem medos nem frios
Seguiram-se cerca de 100 kilometros nos quais a neve foi nossa companhia, incluindo alguns lagos ainda gelados.
Mais uma vez, as palavras não conseguem expressar o que vimos hoje, por isso aqui ficam algumas fotos
Muitos dos lagos e rios tem água com uma tonalidade meio acastanhada, mas sem cheiros...talvez o motivo esteja na côr dos solos, pois ela é cristalina
Este sinal “diz” tudo...
Tinha previsto ficar em Borsae Kroa, mas havia muita neve no parque e ainda era cedo, pelo que, com paragens constantes para fotos, lá viémos até Valle, um local super-acolhedor, que tem uma ASP, embora só funcione na época alta.
Estamos junto ás instalações da policia, (N59º12’43’’ E 07º31’57’’), com a curiosidade de que, aos dias de semana....só há policia até ás 15 horas J
Pode-se pernoitar em todo o perimetro da vila, e para cereja em cima do bolo...mais uma internet livre por aqui.
Curiosa a maneira como os telhados são protegidos
Bem...e ao jantar, lá foi iniciado o ataque ao congelador J

4 comentários:

Maria Melo disse...

Gostei muito das suas descrições e as fotos são soberbas. Teve a sorte de ver aquela neve toda, que até o Luck aproveitou.
Continuação de boa viagem.
Maria Melo

david estrela disse...

olá manuel !
ainda vais ter muito para ''pedalar'' até chegares ao c.n.
p.s o miniatura ainda não morreu de frio??????
um abraço
david+marilia

Cremilde Zuzarte disse...

Olá boa noite ou talvez bom dia!!!!! Continuação de boa viagem. Sigo atentemente a vossa viagem e quem sabe, talvez algum dia, me possa servir de guia. Um abraço para os dois

luis, linda e companhia disse...

Então Amigos pelo que vejo esta tudo a correr bem, que é o principal.As fotos apresentadas mostram o encanto que esse pais deve ser, espectáculo. Tudo a andar na maior, curtem. Um abraço