DE PASSAGEM...

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dias 33 a 35 - Pelos Fiordes, até ao Sol da meia-noite...

Dia 33 – 09/05/2012 – Bergen (N) / Flam (N) – 186/8.197 km
Antes que surgisse algum problema, a hora de despertar estava marcada para as 7...mas a partir das 6,30h já se começou a ouvir imensos carros a estacionar perto de nós.
Fazia confusão, pois toda a gente fechava as viaturas e arrancava directos a uma rua...precisamente oposta ao edificio da universidade.
Não resisti a tentar saber como funcionava o parque e afinal o parque era exclusivo para os funcionários do hospital...ali perto, mas fora do nosso raio de visibilidade.
Acabámos por rumar até ao centro da cidade, estacionando num parque pago, que a muito custo lá conseguimos encontrar, junto a um ancoradouro, e onde, por uma hora, lá voaram 30 Kr...
Espero que os nosso governantes não venham copiar esta ideia J
O tempo, além de cinzento, ainda resolveu começar a oferecer chuva, pelo que, a opção de uma hora de estacionamento foi mesmo para ir visitar a emblemática zona de Bergen, de seu nome Bryggen
Visita feita e fotos possiveis, tempo de rumar a Flam,
com paragem para almoçar em Gudvangen, junto ao local de partidas e chegadas dos ferries.
Chegada a Flam, após mais 43!!!!!!! tuneis hoje atravessados, com destaque para os 11,4 kms do penultimo do dia.
Dado que a visita a Bergen, ficou reduzida a uma hora, acabámos por alterar os planos e vir até aqui, fazendo a viagem no comboio hoje e deixando para amanhã de manhã o passeio de barco no Sognefjord e no seu braço Naeroyfjord, desde 2005 classificado como patrimonio mundial da humanidadae, da Unesco.
A Bia tinha pavor a tuneis e alturas....tinha, digo bem, depois do que já aqui apanhou, esses pavores já eram J
Quanto á viagem de comboio Flam-Myrdal, em boa verdade, os quase 50 euros por pessoa, para fazer 20 kms de viagem (e outros tantos de regresso), com uma percentagem tão elevada de tuneis, torna-se muito dispendioso.
Mas como muitas outras coisas...é uma vez na vida.
Ainda para agravar, na famosa cascata que existe numa das paragens, pouca água está a passar, pois estão a desviá-la para aproveitamento hidro-electrico...
Lá no alto, em Myrdal, com muita neve, frio e alguma chuva, apenas dava para ver os comboios da ligação Oslo-Bergen.
Enfim, o alerta aqui fica, salvaguardando que talvez possa ser mais agradavel lá para o verão...mas os tuneis certamente serão os mesmos.
E aqui estamos no parque de campismo (N60º51’49’’ E 07º06’35’’), mesmo junto á estação do já referido comboio, numa calmaria impressionante, sem vento nem o malvado satelite da tv, mas com um wi-fi bem razoavel, e que tentarei aproveitar para meter mais alguma coisa no blog.
Algo de estranho se passou hoje....
De manhã, em Bergen, foi assim...
E não é que mal cheguei a Flam, já estava assim...
JJJJJJJJJJ

Dia 34 – 10/05/2012 – Flam (N) / Lom (N) – 233/8.430 km
No final de um dia como o de hoje, por muitos adjectivos que possa utilizar, certamente não consigo descrever a beleza do Naeroyfjord.
Mais uma vez, fotos em vez de palavras...
Definitivamente, a paz e o silêncio que se conseguem viver naquele fiorde, transportam-nos para um paraiso imaginário, de onde não apetece sair.
Após o passeio até Gudvangen, onde ontem haviamos estado a almoçar, o regresso até Flam, foi feito de autocarro.
Á chegada, aproveitámos para ir visitar o bem conseguido Museu Ferroviario de Flam, que certamente faria as delicias do nosso amigo Luis Coutinho J
Após o almoço, saida em direção a Aurland e subida até ao miradouro de Stegastein
Seguiu-se a passagem pelo tunel de Laerdals, com os seus 24,5 km, que o tornam apenas e tão só, o maior da europa
E hoje, no ferry entre Fodnes e Manheller, a Tuguinha tinha mais de 6m...e eu voltei a não ser “senior” L
De seguida, em direção a Fortun, para vir pernoitar a Lom.
Quando se faz a preparação de uma viagem, há sempre coisas que depois não batem certo...umas para pior, outras para melhor.
No dia de hoje, e no que diz respeito ao Sognefjell (Rota turistica nº 6), nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar o cenário que vim encontrar.
Quase 30 quilometros a circular entre muros de neve, sendo que em alguns locais, a altura era superior ao dobro da Tuguinha.
A cota máxima desta estrada é de 1.434 metros, isto é, bem menos que a nossa Serra da Estrela, mas face á elevada latitude a que se anda por aqui, o espectaculo foi este...
Chegados a Lom, estamos a pernoitar no camping local (N 61º50’21’’ E 08º34’10’’), o qual está encerrado, mas de portas abertas...isto é, como a época a sério ainda não começou, só se interessam pelos alojamentos que aqui têm, e as AC’s podem ir estacionando gratuitamente, ao que me disseram, até final do mês

Dia 35 – 11/05/2012 – Lom (N) /  Bryksdal (N) – 177/8.607 km
Dia de chuva.
Incessantemente, e desde que nos levantámos ás 8h, o raio da chuva ainda não parou.
Pouco ou nada para dizer.
Terminou esta noite a primeira garrafa de gaz, a qual espero enchê-la na próxima 3ª feira, em Steinkjer, logo acima de Trondheim.
Lom, é um povoação com casas todas em preto ou castanho bem escuro, talvez para permitir uma maior absorção do pouco calor que por aqui possa haver, pois 90%  da area do concelho, encontra-se acima dos 900 metros de altitude.
Ás tantas, lá começou de novo a aparecer a neve, e o seu branco era de tal modo forte, que tivémos de passar aos oculos de sol para nos protegermos...acreditem que já me doía a vista a conduzir, talvez também fruto do “massacre” de ontem.
Já passava do meio dia, quando fomos obrigados a parar á entrada de um tunel, devido a obras, sendo que a reabertura seria passado 1h10m....Então nada melhor do que almoçar na neve.
E não é qure o Luck tomou o gosto á neve?
Enquanto eu tive de sair para ir á arrecadação e ficar salpicado pelos pequenos flocos que iam caindo, o raio do “puto” só queria era janela, feliz e contente
Isso mesmo, quando ali chegámos, já há largos quilometros que a chuva tinha passado a ligeiros flocos de neve.
Á chegada aqui a Bryksdal, fomos de imediato ao parque de estacionamento mais perto do inicio do trilho pedonal que nos conduz ao glaciar, mas porque o tempo estava mau e até estamos adiantados em relação á nossa calendarização da viagem, resolvemos pernoitar por estas paragens e a subida fica para amanhã.
Assim, viémos até um camping com um aspecto muito acolhedor, a 10 kms do referido  parque, e, porque a “season” só começa a meio de Junho, o simpatico dono da infraestrutura disse logo que, não fazendo falta serviços e sendo só para dormir, nada teria a pagar.
Ok....que aborreciemento J
Ainda para mais, disponibilizou-me logo a passwoard do wi-fi, e que estivéssemos á vontade.
Pronto, uma maneira agradavel de acabar um dia bem cinzento.
Entretanto, e para juntar á chuva, começou a levantar-se um vento bem desagradavel.
De referir que a paisagem, vista aqui da Tuguinha, é excelente, com o glaciar Bryksdal, lá ao fundo, á espera da nossa visita de amanhã, haja chuva ou não.
Uma hora de subida até lá, por caminhos bem mais agradaveis do que os do Pulpit Rock.

3 comentários:

João Morgado disse...

Excelentes fotos que apenas nos dão uma ideia da maravilha que deve ser o real. E aquela altura de neve a ladear a estrada, calculo que nunca chega a derreter na totalidade. E ver a alegria do Luck à janela?!
Continuação de boa viagem e divirtam-se.
Um abraço

david estrela disse...

boas fotos,sempre quero ver quando a co-piloto não estiver presente.....
nós fizemos parte desse caminho , bonito na realidade , mas seguimos ainda mais para o interior até OTTA .
continuação de boa viagem e goza bastante
um abraço
david+marilia

Anónimo disse...

Boa tarde, companheiro Manuel Vitorino (MAJV), Sou o F.Ramos, zona Santiago do Cacém, registado no CCP, tenho acompanhado no Blog a vossa viagem e a dos David e Marília (que conheço pessoalmente).
Obrigado pela partilha de informações e fotos que parecem de roteiros turísticos, feitos por profissionais.
Que a vossa viagem continue a ser, melhor do que a idealizaram.
Abraço
Fernando Ramos